5 filmes sobre a jornada até a felicidade

Tolos são aqueles que acreditam que a felicidade está intrínseca em nossas vidas. Sábios são os que têm a consciência de que muitas vezes a felicidade é um sentimento caprichoso, que só dá o ar da sua graça quando é valorizada e buscada com intensidade. A felicidade banal, aquela do dia a dia, que se disfarça de alegria e de sorrisos sem compromisso, até pode ser facilmente conquistada, mas a felicidade maior que todos almejam pode ser difícil de se encontrar.

Em algumas vezes, precisamos de jornadas repletas de provações e desafios para finalmente conhecermos o gosto mágico que a felicidade intensa, daquela que vem acompanhada de paz e plenitude, representa em nossas vidas.

No cinema, alguns filmes retratam magicamente a busca por esse sentimento tão nobre e intenso. Cada um da sua maneira, os protagonistas saem em verdadeiras jornadas épicas para se conhecerem e descobrirem o que a felicidade pode trazer para as suas vidas. Caso você tenha se questionado nos últimos tempos de qual seria a melhor forma de encontrar a sua felicidade, recomendo fortemente que assista aos títulos abaixo. Lembre-se: é preciso se conhecer para saber o que buscará!

 

Na natureza selvagem

(Into the wild, 2007) 

Baseado no livro de Jon Krakauer, o filme conta a história real das viagens de Christopher McCandless pela América do Norte e Alaska. Ele precisou se embrenhar no meio da vida selvagem para encontrar a si mesmo, testar os seus limites e entender o poder das pequenas vitórias e prazeres. Aos 22 anos, o personagem entende que precisa se livrar de qualquer coisa material para entender o que significa realmente a felicidade e a paz que todos buscam.

Livre (Wild, 2014) 

Também baseado em um livro, esse filme conta a trajetória de Cheryl Strayed. Após algumas perdas traumáticas, como a morte de sua mãe e o fim de um casamento, ela se vê viciada em drogas e sem perspectiva alguma de voltar a ser feliz. É então que decide desafiar os seus limites e ir em uma trajetória em busca de autoconhecimento e da felicidade que lhe falta: decide fazer uma trilha de mais de mil milhas pela costa do Oceano Pacífico.

À procura da felicidade

(The Pursuit of Happyness, 2006) 

Com um nome extremamente propício a essa pauta, o filme narra a história de Chris Gardner, um pai de família que precisa aprender a driblar os problemas mundanos causados por dificuldades financeiras para que consiga sustentar a sua família. Diversas situações vão o colocando em uma perspectiva cada vez mais pessimista, porém ele não perde o otimismo e continua confiante de que vencerá e encontrará a felicidade suprema, pois é merecedor dela.

- A família Bélier

(La Famille Bélier, 2014) 

Um filme francês de uma sensibilidade ímpar! No início da trama, pode parecer uma comédia sem muito nexo, mas ao longo das cenas a história envolve o espectador e mostra para o que veio. Conta a história de Paula, a única capaz de falar e escutar em uma família com mais três pessoas. Por isso, ela é constantemente responsável pelos negócios e comunicação da família, mas surpreendentemente descobre na música, por meio do canto, a sua verdadeira paixão. Trava-se então uma verdadeira batalha entre a felicidade da família e a sua própria.

- A vida secreta de Walter Mitty

(The Secret Life of Walter Mitty, 2013) 

A típica história do profissional desvalorizado e sem perspectivas. No entanto uma reviravolta acontece e ele sai em uma verdadeira jornada sobre quem é, do que é capaz e, principalmente, do que consegue atrair para a sua vida. É a busca pela felicidade na maneira mais corriqueira e comum que já conhecemos. 

 

 

Equipe Horóscopo Virtual

Você pode gostar