A comida de Halloween de cada signo

As tradições são uma forma de fortalecer e até mesmo de difundir a cultura de um povo. É muito comum que aprendamos sobre as diversas culturas ao redor do mundo e ao longo da História. Mais comum ainda é absorvermos ou adaptarmos certas tradições que não são originais da nossa cultura. Esse é o caso do Halloween ou Dia das Bruxas. A festa, comemorada em 31 de outubro, surgiu nas Ilhas Britânicas.

Acredita-se que sua origem mais remota tenha sido nos festivais chamados Samhain, que marcavam a passagem de ano e o fim do verão. Essa celebração acontecia todo ano, no dia 1º de novembro, e tinha um valor místico para os celtas, que acreditavam que nessa data o mundo dos vivos se comunicava com o mundo dos mortos, os quais voltavam e visitavam suas casas. Para afastar as assombrações, que costumavam amaldiçoar a colheita e os animais, os celtas usavam objetos e símbolos, que hoje são típicos do Halloween:

- As cores laranja e preto: representam a tonalidade das folhas e os dias mais curtos – e consequentemente mais escuros –, característicos do outono.

- Máscaras e fantasias: segundo a crença celta, ajudavam a confundir os maus espíritos, fazendo com que eles não reconhecessem os humanos e vagassem sem assombrá-los.

- Morcegos: a fogueira feita durante os festivais atraía esses animais.

- Esqueletos e fantasmas: eram as formas que os mortos assumiam.

- Lanterna de abóbora: esse símbolo originalmente era um nabo, no qual os celtas colocavam uma vela para iluminar e afastar as assombrações. Esse objeto ganhou o apelido jack-o’-lantern e remonta ao folclore irlandês. Segundo a tradição, um rapaz chamado Jack havia feito alguns pactos com o Diabo, mas acabou por enganá-lo, exigindo que ele não guardasse sua alma. Quando Jack morreu, sua alma foi recusada pelo Céu por causa desse pacto. Mas também não encontrou abrigo no Inferno, já que o Diabo cumprira a promessa de não recebê-lo, e foi condenado a ficar vagando pelo limbo eternamente com uma queima de carvão, que lhe iluminaria o caminho. Jack então usou um nabo esculpido para manter a chama acesa, passando, assim, a vagar pela Terra.

A festa chegou aos Estados Unidos em meados do século 19, quando os irlandeses migraram em massa para o país. Inicialmente a celebração se restringia aos irlandeses, mas, no começo do século 20, foi assimilada em todo o solo estadunidense. A popularização no país acabou por levar a tradição para o resto do mundo.

Quando o décimo mês do ano se inicia, muita gente corre para as lojas de fantasias para criar um clima divertidamente horripilante, com direito a teia de aranha, caveira, vassoura de bruxa, esqueletos assustadores e outros monstros, além de muito preto, roxo e laranja. Sem falar nas comidas típicas e nas famosas guloseimas, tão esperadas pelas crianças que batem à nossa porta gritando “gostosuras ou travessuras” (uma tradução da expressão “Tricktreat”, que se originou na Grã-Bretanha, mas foi nos EUA que ficou popularizada).

Juntando astros e tradição

Por falar em gostosuras, decidimos aliar folclore e Astrologia e preparamos um cardápio especial com a comida de Halloween específica para cada nativo do Zodíaco. Confira aqui se o prato combina mesmo com o seu signo.

Áries

Maça em formatos de monstrinhos de Halloween

Do tipo que não tem medo de nada, o ariano é aquele nativo que mergulha de cabeça em qualquer desafio. E o que seria mais gostoso que um desafio gastronômico?

Conheça os significados das superstições de Halloween

Que tal experimentar tacos com cenoura ralada e azeitonas fatiadas? Montados de forma que as rodelas de azeitona se transformem em olhos horripilantes, são um prato cheio para assustar e divertir. Além do mais, é um prato superprático e rápido de preparar. E se tem algo que mais irrita um ariano é a demora e a complexidade para se fazer qualquer coisa.

Touro

Tortas de halloween decorativas com zumbi e minhocas

Comida é uma das especialidades desse nativo. Que taurino não gosta de uma boa comida, especialmente bem apresentável e com um certo toque de sofisticação?

Torta de chocolate, com cobertura de ganache, com teias de aranha desenhadas com glacê e uma aranha feita de brigadeiro, é uma excelente opção para quem gosta de comer, inclusive com os olhos.

Gêmeos

Pizza em formato de gato

Geminianos gostam mais da decoração e dos preparativos para a festa do que propriamente da comida. Mas não significa que não sejam bons de garfo quando a comida chega.

Como são pessoas muito divertidas, vão adorar minipizzas que parecem múmias. O charme desse petisco está na forma como o queijo é distribuído (simulando a atadura) e nas azeitonas imitando olhinhos. Não tem nada mais divertido.

Câncer

Biscoitos de halloween em formato de abóbora, esqueleto e teia de aranha

Para este signo, importa muito que a comida traga alguma recordação, isto é, que ative sua memória afetiva. Comidas decoradas e coloridas podem despertar essa sensação.

Biscoitos amanteigados com decoração de Halloween são um grande acerto para quem é desse signo. Certamente esses biscoitos terão sido feitos com muito carinho, e os cancerianos vão se sentir abraçados com esse mimo.

Leão

Pizza com queijo em formato de fantasma

As pessoas deste signo adoram comidas “para os olhos”. Um cardápio bem requintado com uma apresentação impecável agrada em cheio a esses nativos. Transforme algum prato típico em algo mais elaborado, como uma boa massa com abóbora e algum queijo mais sofisticado.

Vai dar um certo trabalho, mas você vai iluminar a noite de um leonino. E isso é um grande feito.

Virgem

Pimentão com rostinhos de halloween

Virginianos gostam de tudo muito bem-feito e saudável. Tudo precisa estar cuidadosamente preparado, pois eles ficam atentos a tudo. Nem em uma festa conseguem relaxar.

Desvende 8 curiosidades sobre o Dia das Bruxas

Para esses nativos, uma boa ideia é cortar bananas e enfeitá-las com gotas de chocolate, imitando fantasminhas. Para acompanhar, experimente servir tangerinas com algum talo – elas ficam iguaizinhas às abóboras de Halloween. Saudável e sem erro.

Libra

Salsichas enroladas em uma massa com olhinhos

Librianos adoram comidas práticas e saborosas. Fast-food é uma tentação para esses nativos. Que tal transformar hambúrgueres em seres deliciosamente assustadores?

Você pode cortar queijo, fazendo carinhas assombradas, e decorar com muito sangue, ou melhor, ketchup, escorrendo pelo sanduíche e fazendo pocinhas no prato.

Escorpião

Tacos mexicanos em um prato

São os nativos que adoram a experiência de comer, mais do que a comida em si. Temperos picantes e muito capricho – essa é a receita ideal para o escorpiano, que é intenso e ama combinações de sabores. Comida mexicana é uma boa pedida.

Experimente preparar uma abóbora (no estilo jack-o’-lantern) “vomitando” guacamole. Além de conter ingredientes apimentados, que agradam o paladar do escorpiano, ainda é bem colorido.

Sagitário

Pimentão com rostinho decorativo de halloween

Sagitarianos adoram a magia e a aventura do desconhecido – ingredientes ideais para um prato de Halloween. Divertidos e animados por natureza, esses nativos vão adorar qualquer prato que represente todo o “horror” dessa festa.

Experimente olhos esbugalhados feitos com ovos. O pimentão amarelo entra na decoração fazendo as vezes da íris, e a azeitona preta imita a pupila. A parte assustadora fica a cargo do ketchup para o desenho das veias do olho. Sem dúvidas, vai ser uma verdadeira diversão para o sagitariano, que leva tudo sempre na boa e vai garantir uma festa pra lá de animada.

Capricórnio

Panquecas com formato de monstrinho

Este é mais um signo que adora praticidade. O capricorniano prefere os clássicos e não é muito adepto de inovações e invencionices. Então o básico já faz esse nativo feliz. Além disso ele também gosta de ativar a memória afetiva.

Pãezinhos recheados com queijo e presunto são uma ótima opção. Experimente cortá-los no formato de ossinhos para dar o toque assombroso. É prático e tradicional e tem gostinho de lanche da tarde. Não tem nada mais gostoso para um capricorniano.

Aquário

Lanches de monstrinho

O aquariano adora misturar sabores e cores. É aberto a todo tipo de experiência gastronômica e também adora colocar sua identidade nos pratos. Come de tudo um pouco. Mas os pratos rápidos e mais simples fazem o seu dia.

Que tal preparar um sanduíche de salsicha cortada em tiras. Na hora de montar, uma boa dica é colocar as salsichas um pouco para fora do pão, como se fossem vermes escapando. O toque final fica com o molho de tomate espalhado de forma a parecer sangue escorrendo. Será que dá medo ou fome?

Peixes

Biscoitos em formatos de fantasminha, abóbora e esqueleto

Piscianos adoram comidas que evoquem o lado afetivo. Comida é emoção, e emoção é o que norteia esses nativos. Para eles, vale mais um prato simples, porém feito com carinho, do que um prato sofisticado preparado de forma impessoal.

Uma dica para adoçar ainda mais o mundo dessas criaturas meigas é o brigadeiro com perninhas de aranha. Decorado com tiras de chocolate e os olhinhos feitos com marshmallow, esse doce fofamente assustador vai alegrar esse nativo, que enxerga tudo com o coração.

Saiba qual é o filme de Halloween perfeito para cada signo

Agora que você já tem uma dica sobre a comida de Halloween de cada signo, experimente entrar na brincadeira e prepare essas guloseimas assustadoramente deliciosas para a sua festa de Dia das Bruxas. Divirta-se!