Aprenda a usar velas para o seu bem-estar

Velas são objetos misteriosos e, na antiguidade, eram utilizadas para iluminar os ambientes. Embora anos tenham se passado desde a invenção da energia elétrica, ela se torna cada vez mais presente e popular na vida de todos nós. E qual será o motivo disso? Curioso, não é?

Confira, agora, com o Horóscopo Virtual!

Criar atmosfera

Sala de estar com velas acesas.

Nunca subestime o poder de uma boa atmosfera, pois ela pode transformar todas as suas experiências. Não entendeu bem? Quando queremos criar um clima romântico, as velas são essenciais.

Saiba como desvendar o seu futuro com o uso das velas

Outro exemplo é quando queremos cantar os parabéns, momento em que sempre podemos usar uma vela para decorar o bolo! Parece bobo, mas as velas nos trazem conforto, pois estão muito ligadas às memórias positivas que colecionamos ao longo dos anos.

Trataka

Mão feminina em cima de vela acesa.

Conhecida na ioga por ser uma forma ancestral da meditação, a trataka traz a observação constante da chama. Essa prática promete induzir quem pratica a um estado meditativo, o qual eventualmente melhoraria a capacidade visual e eliminaria as toxinas do corpo.

Cromoterapia e decoração

Velas coloridas acesas.

A cromoterapia acredita que as ondas emitidas pelas cores atuam nas células do nosso corpo e que isso pode melhorar o equilíbrio entre o corpo e a mente. É importante, portanto, lembrar que cada cor promove uma função terapêutica diferente.

Conheça 5 terapias alternativas para atrair saúde e bem-estar

As velas coloridas são grandes recursos da cromoterapia quando esta está ligada à decoração do lar, pois podemos ter uma fonte de bem-estar constante no conforto de nossa casa! Vale ressaltar que a cromoterapia trabalha com as cores que a chama emana!

Feng Shui

Mesa branca com livro aberto, óculos e velas brancas acesas.

Ainda que o Feng Shui esteja ligado à decoração, ele trabalha com a vela de forma diferente.

Nessa filosofia, a vela está ligada ao elemento Fogo e, ao ser utilizada na decoração da casa, ela pode atrair reconhecimento, energia, ritmo, ação e realização de metas ou de sonhos.

Proteção

Coroa de galhos, adereços natalinos e vela branca acesa.

Quem nunca acendeu uma vela de citronela para se proteger dos mosquitos? Além de se livrar das possíveis mordidas, você poderá experimentar uma noite silenciosa que melhorará a qualidade do seu sono.

Massagem com vela

Mulher branca deitada numa maca de massagem, com vela branca acesa ao lado.

Essa técnica usa o líquido proveniente do derretimento das velas na massagem e os conceitos de hidratação dos óleos essenciais e da aromaterapia. Ela promete renovar as energias do corpo além de provocar sensações únicas em cada pessoa.

Promover a espiritualidade

Velas brancas e ramo de folhas no centro.

As velas fazem parte de muitos rituais espirituais e religiosos, pois elas melhoram a nossa conexão com nosso interior ou com o mundo espiritual, dependendo da finalidade, e geram uma sensação de bem-estar bastante particular.

Aromaterapia

Frascos com líquidos transparentes e flores brancas e rosas.

Por último, mas não menos importante, as velas aromáticas são muito usadas para despertar diversas sensações e emoções. A aromaterapia defende que certos cheiros despertam determinadas áreas do cérebro, o que ajuda a aliviar a ansiedade, a depressão, os sintomas de asma ou de resfriado, além de trazer muitos outros benefícios dependendo do aroma.

Aprenda a cultivar boas vibrações com a fitoenergética

Alguns exemplos são a vela de canela, cujo aroma estimula a atenção e é afrodisíaco; a vela de lavanda, que melhora nosso sistema imunológico e proporciona a sensação de relaxamento; a de laranja, que estimula a criatividade; e a de Aloe vera, que auxilia na meditação.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como as velas podem auxiliar o nosso bem-estar, que tal dar novos usos às suas além do fato de elas serem substitutas da lâmpada quando não houver energia elétrica? Use e abuse das velas, seja pela aparência, pelo cheiro ou pela finalidade, afinal elas podem trazer inúmeros benefícios para o seu bem-estar por um ótimo custo-benefício!