As cores de 2021

Qual cor de roupa você usa num dia triste? Tons mais sombrios? E num dia feliz? Tons mais alegres? As cores têm uma influência muito grande em nossas vidas. Elas dizem muito sobre nosso humor, influenciam nosso comportamento como consumidores, podem curar (por meio da cromoterapia) e também ditam as regras da moda e do design. Acontece que o bordão “Ano novo, vida nova” também se aplica às cores! A cada ano, são escolhidas novas tonalidades nas passarelas, nos logotipos, e, muitas vezes, não reparamos o quanto estamos sendo levados nessa onda. E por mais que não tenhamos bola de cristal para prever o futuro, nós temos dados! E é isso que alguns institutos utilizaram para prever as cores que serão tendência em 2021! Preparado? Conheça agora com o Horóscopo Virtual! E no fim deste artigo, separamos dicas de como utilizar essas cores!

As cores segundo WGSN e Coloro

Camisetas verdes em cabides

A Worth Global Style Network, empresa inglesa responsável por analisar as tendências de consumo, fez uma parceria com a Coloro, consultoria especializada em cores, a fim de descobrir as tendências de cor para 2021. O resultado geral foram cores em tonalidades que remetem às mudanças que a tecnologia tem trazido para a nossa realidade.

• A.I Aqua 098 – 59 – 30

Essa cor foi inspirada pela tecnologia e pela inteligência artificial, que será ainda mais presente em 2021. Além disso, ela traz um caráter inovador e uma visão futurística e positiva. Esse tom de azul é tão diferente que não tem apenas um apelo comercial, mas também produz sensação de bem-estar e claridade da mente.

• Quiet Wave 072 – 69 – 24

Esse verde não é vibrante, pois sua intenção não é lembrar a natureza, mas a tecnologia. Essa tonalidade vem para trazer esperança e uma visão mais otimista e futurista nos dias que virão.

• Oxy Fire 015 – 50 – 36

Essa é a cor extrovertida da estação. Ela é ótima para revigorar, transmitir energia, poder e força de ação. Por ser uma mistura de vermelho e laranja, é comum que, dependendo da luz do ambiente, ela seja percebida de formas variadas.

• Lemon Sherbet 046 – 85 – 28

Amarelo costuma ser uma cor polêmica, por sua gama de tonalidades. Mas essa, em particular, transmite o bem-estar que lembra o amarelo do Sol e, graças à sua tonalidade um pouco puxada para o tom pastel, ela ainda produz um efeito calmante.

• Good gray 122–66–02

Essa cor é perfeita para trazer equilíbrio aos outros tons da paleta. Além disso, ela tem uma pegada mais minimalista quando usada sozinha. E ainda tem uma aura sustentável, lembrando a cor de quanto reciclamos muitos materiais ao mesmo tempo. Graças à sua saturação mediana e um leve tom de azul, essa é uma cor concisa e calmante.

Cores de 2021 segundo a Pantone

Plaquinhas de cores pantone em um gramado

A Pantone é outra empresa bastante renomada que presta consultoria sobre cores que são tendência, incluindo aconselhamento quanto à melhor cor para a identidade de uma empresa ou desenvolvimento de produto. Segundo os especialistas da Pantone, a proposta de algumas cores é inspirar a ingenuidade e a inovação, que sejam capazes de permitir uma maior liberdade de escolha e que sejam flexíveis aos variados estilos de vida diferentes que encontramos por aí. Esses foram alguns dos resultados:

Cores outono-inverno 2020/2021

Folhas de outono no chão

PANTONE 19-1662 Samba

Esse vermelho é sensual, tem uma energia otimista e promete trazer boas vibrações para qualquer casal!

PANTONE 16-1350 Amberglow

Um laranja radiante que lembra bastante o outono, Amberglow garante autoconfiança, liberdade de expressão e criatividade.

PANTONE 16-1328 Sandstone

Essa cor está bastante ligada à natureza e a decorações e lugares rústicos. Ela exala uma energia reconfortante e reflexiva.

PANTONE 19-4052 Classic Blue

Esse azul é provocante. Responsável por nos lembrar daquele céu infinito e noturno do fim do entardecer, ele nos faz perceber o quanto o mundo é grande e cheio de possibilidades.

PANTONE 13-0648 Green Sheen

Essa cor é otimista, mas, ao mesmo tempo, provocante e rebelde. Ideal para pessoas ou ambientes singulares.

PANTONE 16-1511 Rose Tan

Um rosa gentil, porém um tanto apático, ele nos passa a ideia de compostura, calma e leveza.

PANTONE 18-5338 Ultramarine Green

Essa cor é um verde-azulado bastante refrescante. Ele transmite autoconfiança e equilíbrio.

PANTONE 19-1337 Fired Brick

Esse tom marrom-avermelhado transmite força, resistência e seriedade.

PANTONE 14-1220 Peach Nougat

Essa cor pêssego é fofa e tem uma energia quente e bastante acolhedora.

PANTONE 19-2428 Magenta Purple

Essa cor é um magenta um tanto hipnotizante. Ele intriga e fascina só de olhar.

Cores primavera-verão 2021

Plaquinhas de cores pantone uma ao lado da outra

PANTONE 14-1050 - Marigold

Essa tonalidade laranja e dourada com um pouquinho de amarelo tem um tom quente, acolhedor e reconfortante.

PANTONE 15-4020 Cerulean

Esse azul é a cor do céu num dia bem claro, ele transmite calma, serenidade e clareza.

PANTONE 18-1248 Rust

Esse marrom tem um tom emblemático de outono, não muito usual numa paleta de primavera, mas ainda assim uma cor ligada à mãe natureza.

PANTONE 13-0647 Illuminating

Esse amarelo é alegre e amigável. Passa uma visão otimista e feliz de um dia ensolarado.

PANTONE 18-4140 French Blue

Esse azul penetrante traz elegância e classe em si, tendo seu próprio nome inspirado na França.

PANTONE 13-0117 Green Ash

Esse verde-menta acalma, refresca e traz uma aura mais positiva.

Você também pode gostar:


PANTONE 16-1529 Burnt Coral

Essa cor coral é convidativa e inspira paz e um convívio amigável.

PANTONE 16-5938 Mint

Esse tom propriamente menta refresca e restaura as energias, trazendo mais otimismo e esperança.

PANTONE 17-3628 Amethyst Orchid

Esse tom ametista lembra uma orquídea. Ele emana elegância, singularidade e confiança.

PANTONE 18-2043 Raspberry Sorbet

Essa cor lembra um sorvete de framboesa bastante refrescante. Sua tonalidade alegre refresca, energiza e revela amor.

Dicas de como utilizar as cores de 2021

Com certeza, você percebeu que toda cor promove ideias e sensações individuais, pois cada pessoa tem uma percepção de mundo diferente. Ao olhar cada uma dessas cores, é importante perceber como você se sente com relação a elas, para só então tomar uma decisão sobre como utilizá-las no seu dia a dia. Confira agora algumas ideias.

Roupas em uma cama com flores

• Roupas

Cores da moda vivem em alta, e, graças a esses institutos, você tem uma ideia do que estará bombando no ano que vem. Use essa informação para talvez renovar seu guarda roupa e mostrar ao mundo seu estilo e personalidade!

• Decoração

Decoração é algo muito particular. Você pode querer mudar sua roupa de cama, a capa da almofada ou talvez os quadros da sua casa. Com todas essas paletas de cores, você já pode ter uma ideia sobre quais obras e estilos se adaptam mais ao seu gosto!

• Pintura

Ainda que a cor branca seja um coringa quando se trata da pintura da nossa casa, você pode perceber que o tom A.I Aqua seria ótimo para o quarto de videogame, com todo o seu ar futurista. O tom Cerulean seria uma boa cor para manter a tranquilidade do quarto. Ou, talvez, você poderia usar a cor Peach Nougat na sala de estar, para melhorar o clima do convívio familiar. A escolha é sua!

• Energia

Aqui depende muito do que você pode adaptar no seu dia a dia, como você leu e já percebeu: cada cor te transmite uma emoção diferente. Use esse poder para influenciar seu humor no dia a dia: precisa de tranquilidade? Que tal mudar o papel de parede do seu computador ou celular para a imagem do céu? Precisa de esperança? Que tal tomar um chá de menta? Pode parecer estranho no começo, mas fazer essa associação com as cores e coisas do seu dia a dia pode ser uma mão na roda na hora de administrar sua energia!

• Desenvolvimento de marca ou produto

Aqui encontramos um conhecimento mais especifico e que precisa de um estudo mais profundo. Mas você pode muito bem usar essas cores da moda – principalmente as da paleta da Coloro com a WGSN, devido à sua abordagem ligada ao futuro – para administrar a identidade que deseja para sua marca ou produto. Quem sabe você não atrai uma energia ou um comportamento específico do cliente que for usar o seu serviço.

Curioso, não é mesmo? Agora que você conhece as tendências de cores e que o poder delas vai muito além do seu closet, que tal colocar estas ideias em prática e fazer de 2021 um ano muito mais colorido e consciente? Use as tonalidades com as quais mais se identifica e revele ao mundo todo o seu estilo e personalidade! A escolha é sempre sua.