Atitudes para ter um 2021 melhor

“Ano novo, vida nova”. Isso serviu de bordão para muitas pessoas, mas depois de 2020 esse ditado nunca fez tanto sentido. Esse ano foi cheio de aprendizados porque a maior parte de nós se virou nos 30 para matar um leão por dia. Estamos saindo de 2020 e começando 2021 com a esperança da mudança, seja em relação a quem somos, com quem nos relacionamos ou como trabalhamos. Problemas no emprego, saúde física — e mental —, separações... que ano! Mas é errado dizer “não pode piorar”, afinal quem tem experiência no assunto sabe que SEMPRE dá para piorar. Hoje nós vamos falar sobre como melhorar as coisas. Confira agora 12 dicas para garantir que 2021 seja um ano muito melhor!

Não adie nada

Agenda aberta ao lado de um notebook

Nada de “deixa para depois”. Se você tem uma ideia, faça isso já! Se não for possível realizar na hora, anote a ideia, crie um lembrete no celular, mas não se esqueça! Além dessa ser uma das razões da procrastinação, você se torna menos produtivo e mais sedentário. Já dizia Pitty: “Não deixe nada para depois, não deixe o tempo passar. Não deixe nada para semana que vem porque semana que vem pode nem chegar”.

Defina suas prioridades

Ok, esse é o famoso “definir as metas de ano novo”. Diferentemente das últimas vezes, defina quais são as prioridades entre essas metas. Trace planos para fazer tudo o que você sonha tornar realidade. Não adianta nada escrever a meta e não ter ideia do que fazer ou de quais passos dar para realizá-la.

Saiba ajustar as velas

Mulher sentada em um gramado e olhando para cima sorrindo

Assim como é importante saber para onde ir, você precisa saber que nem sempre tudo sai como planejado. O barco pode furar, o estoque de alimentos pode não ser suficiente... Enfim, é preciso aprender a não se lamentar pelas coisas não estarem saindo como planejado e economizar tempo ajustando seus planos. Sempre existe um caminho! Se ainda não achou um, encontre o Tim Maia que habita em você! (Alô, descobridor dos sete mares?)

Aproveite seu tempo sozinho e com as pessoas que ama

Se teve uma coisa que 2020 nos ensinou é como a vida é breve. Aproveite este ano para dedicar seu tempo livre a si mesmo ou às pessoas que ama. Crie memórias e invista em novas experiências, afinal é impossível saber o que o amanhã nos reserva.

Não se deixe influenciar

Mulher deitada em flores de olhos fechados

Tenha suas próprias opiniões! Ou diga que não pode opinar, caso não esteja devidamente informado. O importante é não sair repetindo por aí o que os demais estão dizendo ou fazendo. Esse é o famoso “não seja Maria-vai-com-as-outras”, mas a verdade é que de tanto seguirmos os outros às vezes nos perdemos de nós mesmos, e isso não é nada bom...

Cuidado com o que diz

Por mais que muitas pessoas reclamem ao dizer que estamos na era do “mimimi”, a verdade é que nunca valorizamos tanto o olhar do outro quanto agora, ou pelo menos tentamos.

Você também pode gostar:

É essencial ter empatia, controlar o tom ao se expressar, escolher as melhores palavras... Enfim, essas atitudes não são “mimimi”, mas representam ter respeito com aqueles que convivem com você.

Aprenda a se defender

Homem usando óculos de sol na rua e sorrindo

Da mesma forma que tem gente que tem veneno no tom de voz, existem aquelas pessoas que não sabem se defender. Você não precisa seguir o conceito do “olho por olho, dente por dente”, mas se você for capaz de defender o que é melhor para você, se você for capaz de dizer “não” quando algo não te for benéfico, você com certeza sairá ganhando.

Perdoe quem tiver que perdoar, inclusive si mesmo

Essa é uma dica que deveria ser executada todos os dias, não apenas no Ano Novo. Perdoar faz bem ao coração. Guardar mágoa ou rancor é algo que te prende ao passado e te impede de seguir em frente. Assim, doe a melhor parte do seu coração e ganhe seu ticket para o futuro.

Pegue leve

Pessoa deitada em uma rede com as pernas cruzadas

Você se cobra tanto que às vezes acredita ser seu próprio agiota? Pois bem, apesar de ser cômico, isso não é algo que faz bem para a saúde. Neste novo ano, tente pegar mais leve consigo mesmo. Entenda que todo mundo tem um tempo diferente, seja para aprender algo novo ou para executar algumas tarefas. Ao respeitar sua individualidade, você estará cultivando amor-próprio!

Aprenda algo novo

Sentimo-nos produtivos quando fazemos nosso dia render ou quando fazemos algo diferente. Em 2021, tente aprender algo novo. Existem vários cursos online, caso sua agenda seja apertada. Não precisa aprender 1001 novas habilidades, mas, contanto que você chegue no fim do ano e possa dizer que pelo menos aprendeu uma coisa nova, você já não estará no vermelho.

Evite ser multitarefas, quando possível

Homem trabalhando em sua mesa com alguns computadores

Meditação faz bem para a saúde. Quando você medita, o conselho primordial é sempre focar na respiração e no agora. Dedicar-se ao que você está fazendo e ter sua atenção totalmente voltada a isso é como se fosse uma meditação. Além de te fazer bem, você faz bem para os outros, uma vez que seus filhos agradeceriam muito algumas horas completamente voltada a eles, sem nenhum celular por perto, por exemplo.

Aceite-se mais

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes. O Brasil é um país que se preocupa DEMAIS com a beleza exterior. Tanto homens quanto mulheres se veem obrigados a ir a uma academia, seguir dietas absurdas, colocar botox, clarear os dentes ou fazer mil e um procedimentos estéticos, a fim de se enquadrarem num padrão. Não entenda mal: tudo bem investir na sua aparência, contanto que seja algo que realmente te incomode. Mas mudar só porque todo mundo está seguindo esses padrões irreais (e muito caros)? Nananinanão. Aprenda a se amar e deixe de se comparar aos outros. Isso vai fazer bem tanto para sua autoestima e confiança quanto para a sua carteira.

O lado interessante — porém estressante — da vida é que não temos controle sobre tudo. Contudo temos controle sobre nós mesmos, nossas ações e nossas atitudes. É impossível garantir quantas coisas boas ou ruins 2021 trará, entretanto nós podemos garantir qual será nosso comportamento frente às situações difíceis e isso certamente nos ajudará a ter uma performance muito mais positiva neste ano que chegou!