Bambu da Sorte: O que é, significado e como cuidar

Bambu da sorte – prosperidade e bons fluidos dentro de casa

Proteção e boas energias nunca são demais. E se pudermos aliar equilíbrio e bem-estar à decoração e, de quebra, ainda trazer um pouco de verde pra dentro da nossa casa? Pois então a opção perfeita é o bambu da sorte. Além de ter uma aparência particularmente linda, essa planta é cheia de significados e é conhecida por ativar as energias e trazer bons fluidos.

Apesar do nome, ele não é exatamente um tipo de bambu. Apesar de ser muito parecido na estrutura, o bambu da sorte é da família das liláceas. Seu nome científico é Dracaena sanderiana e ele é típico das florestas tropicais asiáticas.

Por ser uma planta bem maleável, o bambu da sorte pode ser trançado e ganhar vários formatos, destacando ainda mais a sua beleza numa composição decorativa em qualquer cômodo da sua casa.

Plantas que equilibram chakras

Significado do bambu da sorte

O bambu da sorte não é só uma planta bonita. Ele é carregado de significados. É usado há milênios pelos orientais, em especial no feng shui – técnica chinesa de harmonização e de organização energéticas de ambientes –, que afirma que a planta atrai boas energias e sorte. Para que os efeitos positivos funcionem, o ideal é receber a planta de presente. Geralmente se presenteia alguém com o bambu da sorte em situações que marquem um novo começo (como a mudança de residência, o nascimento de um filho ou o primeiro ou um novo emprego, por exemplo).

O número de caules plantados também tem uma simbologia: dois caules – união, sorte no amor; três caules – longevidade, felicidade e prosperidade; cinco caules – energia mental, física, espiritual e emocional; seis caules – harmonia e grande fortuna na vida; sete caules – mais saúde; oito caules – sorte nos negócios e fertilidade; nove caules – grande sorte em todas as áreas da vida; dez caules – plenitude e perfeição; vinte e um caules – bênçãos divinas.

Dizem que é aconselhável evitar bambus da sorte com um ou quatro caules, pois são números relacionados com a morte.

Conheça as plantas que afastam maus espíritos

Como cuidar do bambu da sorte

Como o bambu da sorte não precisa de muita manutenção e pode viver facilmente dentro de casa, os cuidados com o cultivo são fáceis. Para garantir um bom tratamento, o primeiro cuidado que você deve ter é no momento da aquisição. Verifique se a muda apresenta uma cor uniforme (verde) e se não tem manchas nos caules.

Procure regar a muda com frequência, pois essa planta gosta de solo bem úmido. Mantenha-a longe da luminosidade intensa, pois o bambu da sorte não tolera bem a luz solar direta, portanto o ideal é manter a planta em meia-sombra ou sob sombra total. E não se esqueça de podar a planta regularmente (com o auxílio de uma pequena tesoura), quando as folhas começarem a crescer ou se estiverem danificadas. Tente deixar num formato que a favoreça esteticamente.

Bambu da sorte na água

Também é possível cultivar o bambu da sorte diretamente na água, seja em recipientes, seja em aquários, junto com os peixes (mais uma dica para incrementar ainda mais a decoração).

Caso cultive a planta em um recipiente, suas raízes devem ficar totalmente cobertas pela água (de preferência o mais alto possível, pois assim a planta se desenvolve melhor). Para uma melhor sustentação, recomenda-se o uso de seixos (pedrinhas), assim como manter o caule ereto.

Mas atenção: cultivar o bambu da sorte na água requer atenção redobrada. É importante trocar a água a cada dois ou três dias e lavar o recipiente e as pedrinhas usadas na composição do visual junto com a planta. E não se esqueça: tome cuidado para não viabilizar um criadouro de mosquitos da dengue, principalmente nas estações mais quentes.

Fases da Lua e o crescimento das plantas

Bambu da sorte – preço e onde encontrar

Hoje em dia não é difícil comprar mudas de bambu da sorte, graças à sua popularização. Você pode encontrar a planta em floriculturas, lojas de jardinagens, home centers (como Leroy Merlin e C&C).

O preço vai depender da quantidade de caules, do tipo de modelagem aplicada, entre outros fatores. Mas é possível encontrar mudas a partir de R$ 30 (se procurar bem, por exemplo, no Google Shopping, você pode até mesmo encontrar um preço mais barato. Só tenha certeza de que o anúncio se refere de fato ao bambu da sorte).

Por um valor relativamente acessível, facilidade de manutenção, beleza incontestável e tantos significados místicos, o bambu da sorte é, sem sombra de dúvidas, um excelente presente para amigos, familiares e pessoas de quem você goste. Aproveite para presentear de forma criativa!