5 passos para mudarmos nossos hábitos

Mudar não é algo fácil. Seja por começar uma nova dieta, seja para tirar um comportamento nocivo de nossa vida, a mudança sempre vem com esforço e muita abdicação. Explicações para a mudança ser algo complicado em nossa vida não faltam. Seja por economia de energia de nosso organismo, seja por não termos energia constante (inclusive há um texto meu aqui no site sobre isso. Clique aqui), o fato é que toda mudança é sempre um desafio.

Neste texto, quero te ajudar a criar essa mudança de maneira mais fácil. Aqui explicarei em 5 passos como podemos realizar uma mudança de vida. Para começar uma nova rotina ou deixar de fazer algo, esse texto será o início para que você consiga isso.

Aquisição de um novo comportamento

Garota com pirulitos em formato de coração nos olhos

Primeiro precisamos entender que, quando desejamos mudar um comportamento, na verdade estamos adquirindo um novo. Por exemplo, se queremos deixar de comer doces, estamos almejando ter o hábito de nos alimentarmos de maneira mais saudável. Se queremos deixar de ser ociosos, estamos desejando, de fato, ter uma vida com mais exercícios físicos. Estamos sempre fazendo alguma ação e adquirindo um novo comportamento.

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Então ter em mente que isso requer um esforço de sua parte é a melhor forma de começar. De maneira geral, somos carregados por nossos impulsos e quase nunca temos a liberdade de agir sem segui-los. Uma forma de lidar com isso é meditar e aprender a não reagir diante desses impulsos. Em outro texto aqui no Horóscopo virtual, também falei sobre isso.

Ter claro o seu objetivo

Mulher acendendo cigarro vista de costas

Se você quer, por exemplo, deixar de fumar, precisa ter claro e visualizar eu objetivo com isso. Se é uma vida melhor e mais saudável, visualize isso em sua mente de forma clara. Veja seu objetivo com clareza e forme uma imagem em sua mente. Começar uma dieta apenas para se manter nos padrões sociais não é algo positivo. Isso lhe trará mais dor, pois os padrões de magreza socialmente exigidos sempre irão querer mais. Agora, se seu objetivo é para ficar mais saudável e estar bem consigo mesmo, é uma meta mais fácil de se atingir do que a aprovação de terceiros.

Saber que terá oscilação

Homem sentado meditando de olhos fechados

Somos seres que oscilam o tempo todo. Oscilamos tanto em pensamento e ações que é difícil exigir coerência das pessoas. Isso se dá porque temos uma liberdade natural em nossa mente. Se não tivéssemos essa liberdade, não poderíamos mudar de opinião ou visão nem ampliar nossa mente.

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A meditação nos ajuda a manter a energia constante. A não oscilar em nossa prática e a conseguir estabelecer novos comportamentos e ações. Termos consciência de que iremos oscilar na criação de um novo comportamento nos ajuda a não nos culparmos quando oscilarmos. A culpa não nos ajuda em nada. Precisamos, nesse momento, compreender que é importante intensificar nossas ações para que um novo comportamento surja.

O ambiente sempre influencia

Mulher em frete a janela com reflexo aparecendo no vidro e expressão seria

Não somos uma ilha. O ambiente sempre tem e terá influência sobre nossas ações e, até mesmo, pensamentos. Se desejamos mudar um comportamento – como, por exemplo, parar de comer doces –, podemos evitar o percurso que nos leva para a frente daquela padaria deliciosa que sempre nos faz comprar doces.

Se desejamos viver uma vida mais saudável, com exercícios e rotinas alimentares adequadas, podemos buscar nos relacionar com pessoas que estão na mesma busca. Praticar sozinho é sempre um desafio, mas se cercamos nosso ambiente com pessoas que também estão querendo o mesmo, nossa jornada se torna muito mais leve e fácil.

Precisamos não só gerar a mudança, como também criar o ambiente para ela. Da mesma forma que, para cultivar uma planta, precisamos cuidar do solo, cuidar do seu ambiente e relações irá ajudar você a cultivar o comportamento que deseja.

Micrometas

Alvo com dardo acertado no meio

Quando vamos preparar um alimento, subdividimos nossas ações. Separamos os ingredientes, cortamos os legumes, colocamos na panela e esperamos um tempo do cozimento. Da mesma forma, precisamos ter micrometas para podermos atingir nossos objetivos.

3 reflexões e 5 regras para alcança o que você deseja

Se queremos iniciar exercícios, é necessário criarmos pequenas metas a serem atingidas, avançando aos poucos. Em vez de nos exercitarmos todos os dias da semana, vamos fazendo 2 a 3 vezes na semana. Assim ampliamos isso aos poucos, dando tempo para que essa nova ação mature em nossa mente e em nosso corpo.

Este texto busca ser apenas um primeiro passo, uma ajuda para a mudança que você busca. Saiba que temos a mente livre e sempre podemos mudar. Primeiro, precisamos ter isso em mente. Exerça sua liberdade.