Como a medicina alternativa pode curar as feridas emocionais

Feridas emocionais, algumas vezes, parecem mais difíceis de cicatrizar do que aquelas que são puramente físicas. E isso se dá por vários fatores, entre eles a falta de costume que ainda temos em nossa sociedade de tratar as sensações psicológicas que causam desconforto, tristeza, confusão mental ou qualquer outro tipo de transtorno que não seja físico. No entanto, é preciso ter consciência de que se cuidar é preciso, independente de qual seja a saída que você encontra para isso.

Uma boa indicação para a cura ou ao menos a manutenção e melhoria de problemas emocionais são alguns tratamentos da chamada medicina alternativa. Com este tipo de tratamento, não existe a necessidade de remédios, apenas de estímulos sensoriais.

Confira abaixo quais são as cinco modalidades mais indicados:

1- Acupuntura 

Mulher fazendo acupuntura

Através da aplicação de agulhas em locais específicos, a acupuntura visa reorganizar a energia vital, também conhecida como Chi, do corpo de cada um de nós.

Geralmente, é feita uma rápida consulta com o especialista que lhe perguntará quais suas principais queixas, depois é só relaxar enquanto as agulhas fazem todo o trabalho e causam seu efeito por volta de quinze minutos. As sessões podem ser semanais ou com um intervalo menor, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Em casos de estresse, depressão, compulsão alimentar e ansiedade, o tratamento surte uma melhora considerável através de sua técnica.

2- Reiki 

Pessoa com mãos ao redor de cabeça de paciente

É uma técnica que também visa a reorganização da energia do seu corpo, mas dessa vez, a realinha através dos chakras.

Você também pode gostar:

O terapeuta apenas aproxima a mão nos locais indicados e transfere a energia de um corpo para o outro, é normal que neste processo você sinta o local esquentar. Esta técnica é indicada para os mais diversos fins e não tem nenhuma espécie de efeito colateral.

3- Cinesiologia holística 

Terapeuta aplicando cinesiologia holística em criança

Através de análise da resistência muscular do paciente, a cinesiologia holística visa o reequilíbrio de nutrientes, hormônios e mediadores químicos como a adrenalina, a dopamina, o cortisol e a serotonina. Um dos principais benefícios desta técnica é também o autoconhecimento.

4- Massoterapia 

Pessoa aplicando massoterapia

Apesar de ser comumente procurada para alívio de dores musculares e ortopédicas, a massagem também pode ser altamente eficaz para problemas emocionais ou psíquicos. Isso porque o estímulo de pontos onde concentramos sentimentos negativos como o estresse pode liberar uma sensação de bem-estar que tanto precisamos. Também ajuda a reduzir os níveis de tensão e até mesmo de tristeza.

5- Emotional Freedom Techniques (EFT) 

Mulher tocando topo de sua cabeça

Esta terapia funciona de forma bem semelhante a acupuntura, mas sem o uso de agulhas. São pequenos “tapinhas” feitos em pontos específicos que visam reorganizar as energias necessárias.