Como cada signo lida com o romantismo

Em tempos de modernidade líquida, temática trabalhada e desenvolvida pelo sociólogo Zygmunt Bauman, os amores já não são mais feitos para durar. Onde tudo precisa ser visualmente bonito, mas pouco sentido, o romantismo perde a vez para um mundo muito mais carnal, superficial e raso.

Mas essa não é uma regra, não é possível banalizar as almas românticas, que existem e resistem diante de tanta liquidez. Esses conhecidos românticos são pessoas que conhecem a verdadeira importância e necessidade de expressão de afeto, vínculos afetivos profundos e conexões de alma.

Mas o que seria o romantismo? Atos de cavalheirismo? Demonstrações de amor através de cartas, poemas, telegramas? Será preciso voltar no tempo para descobrir a verdadeira essência dessa palavra atualmente tão pouco praticada? A resposta é não. Não é preciso muito para desenvolver e expressar o romantismo no cotidiano. É preciso simplesmente ser. Estar entregue e ativamente disposto a desenvolver esse lado dentro de si.

A primeira etapa fundamental para deixar o romantismo fazer parte da sua vida é simplesmente viver a espontaneidade do seu ser e dar voz aos sentimentos que surgem como um processo natural de gostar de alguém. A diferença é que, ao invés de reprimir esses sentimentos, rendendo-se ao raso, você deixa que o outro possa saber deles, permitindo-se a conexão. A forma como essa expressão acontecerá varia de indivíduo para indivíduo e da criatividade de cada um.

Ser romântico é demonstrar o que se sente, independentemente da forma como escolherá fazer isso. Não existem limites, tampouco há barreiras, é preciso somente ouvir o que o seu coração diz a você e a forma como ele decide colocar para fora tudo o que tem processado. A simplicidade anda de mãos dadas com o romantismo, pois é através dela que se torna possível o foco sobre o que realmente importa.

O romantismo pode estar presente tanto nas paixões mais impulsivas quanto nos amores mais duradouros. Mas, diante dos tempos atuais, em que muitas são as ferramentas de conquista e poucas são as dedicações diárias de afeto, o romantismo é normalmente utilizado para atrair a pessoa desejada através de promessas e juras sentimentais que esvaziam toda a essência desse movimento da alma.

Porém, tal como os sobreviventes citados acima, há aqueles raros e preenchidos seres que conseguem aplicar o romantismo dentro de um relacionamento, regando-o diariamente para que floresça ao invés de morrer sem água. Assim, tanto as paixões, conhecidas como a idealização que fazemos do outro (quando gostamos do outro pelo que ele nos oferece e nos faz sentir), quanto o amor, conhecido por ser um sentimento que nos faz amar alguém para além das aparências (respeitando a individualidade e a liberdade do outro), o romantismo pode ser expressado também através de reações comuns entre os signos dos homens e mulheres. Vamos lá:

Áries

Mulher segura um buquê de flores enquanto abraça homem.

Homem: Os arianos são do elemento fogo, e isso por si só já diz muito sobre paixão. Os homens, quando se dão conta de que estão gostando de alguém de verdade, quando já não conseguem ficar sem pensar na pessoa amada, são muito românticos. Não medem esforços pela pessoa amada, adoram mimos e presentes, além de sempre se esforçarem para que a pessoa amada se sinta assim, simplesmente amada.

Mulher: As arianas são mulheres muito intensas, quando se trata de paixões e amores. Muitas vezes acabam confundindo ambos os sentimentos precocemente por causa dessa intensidade. Porém, quando estão gostando de alguém, valorizam a pessoa amada progressivamente, trabalhando o próprio ego para que o relacionamento seja baseado em plena essência.

Touro

Homem e mulher dançando em um parque

Homem: Os taurinos são pessoas que demoram para desenvolver um sentimento profundo por outra pessoa, apesar de se apaixonarem facilmente. Quando esse sentimento é desenvolvido, pode-se esperar toda a lealdade e compromisso desse homem. Porém não espere muitas mudanças e inovações, os taurinos prezam pela estabilidade. Demonstram seu romantismo em momentos esporádicos.

Mulher: As taurinas são mulheres românticas, quando estão convictas de seus sentimentos. Caso contrário, são mais tímidas e reservadas. São bem seletivas e, quando escolhem finalmente seu parceiro(a), são dedicadas a fazer feliz a pessoa amada. São leais e companheiras.

Gêmeos

Dois pombos juntos em frente à Torre Eiffel

Homem: Os geminianos têm certa dificuldade com o romantismo, pois costumam utilizá-lo com paixões. É comum, inclusive, que esses homens tenham constantemente novas paixões. Porém, quando gostam de alguém de verdade, são bem companheiros e divertidos. Normalmente o romantismo é demonstrado através de atos de cumplicidade e diversão.

Mulher: As geminianas são mulheres confusas por natureza. Acabam conhecendo várias paixões antes de presenciar o amor verdadeiro; mas, se sentem que o encontraram, buscam se dedicar a esse novo sentimento. Porém o romantismo é expresso normalmente de um jeito mais despojado e amigável, nada muito elaborado.

Câncer

Homem segurando um buquê de flores

Homem: Os cancerianos são pessoas muito sensíveis e ligadas à família. Não são muito românticos; mas, quando decidem ser, planejam até os mínimos detalhes para surpreender a pessoa amada. São leais e muito companheiros, confiáveis.

Mulher: As cancerianas dão um show, quando o assunto é sensibilidade e expressão dos sentimentos. São pessoas delicadas, cautelosas e muito familiares. Utilizam-se do romantismo com certa frequência, principalmente de um jeito mais caseiro, estimulando momentos em casa com a pessoa amada.

Leão

Silhueta de um casal andando de bicicleta.

Homem: Os leoninos não são muito bons, quando o tema é expressão de sentimentos. Porém, quando gostam de alguém, gostam de verdade e fazem simplesmente tudo pela pessoa amada. Utilizam o romantismo em momentos especiais, para que ele não vire uma “constância” ou “rotina” e seja surpreendente sempre.
 

Você também pode gostar:

Mulher: As leoninas são mulheres muito decididas à pessoa amada. O tiro é certeiro, elas simplesmente sabem quando é amor e quando não é. Se seu coração for atingido, a pessoa amada ganha um papel prioritário em sua vida, sendo constantemente valorizada. Não são muito românticas, mas são bem assertivas, quando tentam ser.

Virgem

Duas mãos entrelaçadas usando anéis iguais.

Homem: Os virginianos são tímidos, mas sabem utilizar bem o romantismo. Adoram fazer surpresas, principalmente essas que tocam a alma e o coração da pessoa. Porém só são românticos quando têm certeza de que serão correspondidos, senão preferem não correr esse risco.

Mulher: As virginianas estudam bem suas opções, antes de entregarem seu coração a alguém. São precavidas e organizadas por natureza, estudam todas as suas possibilidades, vantagens e desvantagens, pois não querem ser feridas. Quando se sentem confiantes, são românticas e dedicadas ao(à) parceiro(a).

Libra

Homem e mulher se beijado em meio a ondas do mar.

Homem: Os librianos são pessoas sedutoras por natureza, adoram um bom e velho romance, fazendo uso dele tanto em paixões quanto em amores verdadeiros. Eles são elegantes e adoram um romantismo clássico, fazendo com que a pessoa amada se sinta muito especial e importante.

Mulher: As librianas são mulheres muito românticas e utilizam-se desse romantismo o tempo todo. Valorizam imensamente os detalhes e estão sempre expressando os seus sentimentos através de muita criatividade. Adoram surpreender a pessoa amada e deixá-la nas nuvens.

Escorpião

Homem segurando uma rosa na boca

Homem: Intensidade define os escorpianos. Tanto em paixões súbitas quanto em amores longos, os homens desse signo são grandes devotos do amor. Utilizam-se de inúmeras ferramentas de conquista com a pessoa amada, buscando constantemente suprir seus desejos mais profundos.

Mulher: As escorpianas são parceiras intensas, mas não muito românticas. Demonstram esse romantismo de forma mais prática que subjetiva. São dedicadas a quem amam e consideradas muito prestativas e solícitas, agradando sempre a pessoa que elas gostam, de inúmeras formas criativas.

Sagitário

Casal sentado no terraço de um prédio, à noite

Homem: Os sagitarianos não são necessariamente românticos com certa constância, mas o fazem através da expressão das suas emoções. São verdadeiros diante do que sentem; e, quando sentem, não utilizam forças para reprimir, mas expressam os seus mais profundos sentires.

Mulher: As sagitarianas demonstram seu romantismo com liberdade e leveza. Surpreendem a pessoa amada nos pequenos detalhes e expressões, a fim de valorizar a essência do que é construído ao invés dos elementos de expressão dessa essência. São parceiras e aventureiras.

Capricórnio

Mão segurando uma rosa

Homem: Os capricornianos dificilmente serão vistos como românticos, mas constantemente serão considerados “durões”. O que as pessoas não sabem é que esse é um signo que pode ser muito criativo, quando o assunto é amor de verdade. Quando um capricorniano decide mostrar a sua alma, a pessoa amada se delicia de inúmeras facetas desse amor.

Mulher: As capricornianas não têm boa relação com o romantismo, pois não são próximas dele. Costumam ser mais brutas e terrenas, quando o assunto é expressão dos sentimentos. Por isso, o fazem através de atitudes do dia a dia, que consideram relevantes.

Aquário

Homem e mulher se beijando em frente ao mar

Homem: Os aquarianos podem ser muito românticos, quando se sentem invadidos por um grande amor. São muito educados, comprometidos e dedicados. Demonstram seus sentimentos diariamente e são pessoas de grandes atitudes. Não escondem as suas emoções, pois consideram perda de tempo viver de aparências.

Mulher: As aquarianas são muito criativas, quando o assunto é romantismo, prezam por manter viva a chama do amor e da paixão. São divertidas, aventureiras e normalmente se tornam cúmplices e amigas de seus parceiros. Normalmente são românticas sobre planejamento, tentando fugir da rotina.

Peixes

Foto de um anel de diamantes sobre um buquê de rosas

Homens: Os piscianos são muito sentimentais, podendo muitas vezes ser iludidos. Sonhadores natos, quando se apaixonam por alguém ou amam alguém de verdade, a pessoa amada se transforma no mundo dessa pessoa, tornando-se um elemento fundamental de sua vida.

Mulheres: As piscianas são muito cuidadosas e românticas por natureza. Expressam seus sentimentos através de muita profundidade e delicadeza. Sabem exatamente como derreter o coração da pessoa amada, tocando em pontos bem percebidos por elas. Assim, fazem uso do romantismo com mestria e constância.

Cada indivíduo carrega um histórico pessoal de bagagens, que sofre influências de acordo com a vivência, o signo e características, algo muito singular. Mas algo é certo: o romantismo adentra a vida de todos os seres humanos em algum momento, independentemente de como essa pessoa decide fazer uso dele. E assim cada vida se descobre ao se relacionar com outra vida, viajando sobre os sentimentos existentes e entendendo que as pessoas carregam dentro do peito universos inteiros.