Como usar as fases da Lua para cuidar bem do seu cabelo

A Lua influencia nossas vidas muito mais do que o famoso “corte o cabelo apenas na lua crescente”. A Lua influencia a agricultura, navegações e até as marés! Agora, a partir do fato de que nosso corpo é composto por volta de 60% de água, é natural de se esperar que a Lua também afete nossas vidas. Durante a lua cheia, por exemplo, alguns de nós ficam mais ousados, outros irritados e outros sensíveis. Durante a lua nova, muitos de nós acreditam que é o momento ideal para iniciar um projeto, afinal: lua nova, vida nova! E, por mais que seja difícil dizer onde essas percepções ou crenças populares começaram, muitos de nós somos influenciados por elas. E é claro que o clássico “o que fazer com o cabelo, dependendo da fase lunar” não fica de fora. Sendo assim, confira agora qual é a melhor fase da Lua para realizar todos os planos que você tem para o seu cabelo.

Lua nova

Lua nova no céu estrelado com nuvens

Como dissemos anteriormente, a lua nova está ligada a novos começos, portanto esse momento é ideal para dar aquela renovada radical no visual. O corte nessa época deixa os fios mais macios, saudáveis e encoraja o crescimento de forma mais sedosa, forte e brilhante. E, por falar em força, essa é uma ótima fase para hidratações capilares para fortalecer, reparar e nutrir a juba. E, claro, por falar em renovada radical, não hesite em tingir, se essa for a sua vontade.

Veja as melhores coisas para fazer em cada fase da Lua

Essa fase tende a trazer excelentes resultados na cor do cabelo.

Lua crescente

Lua crescente no céu com algumas nuvens

Essa lua é ótima para colocar em prática as ideias que um dia planejou, e o melhor de tudo: sem remorso. Assim, essa época é ideal para cortar o cabelo daquele jeito ousado, já que o crescimento rápido dos fios está garantido.

Saiba como prosperar em cada fase lunar

Implantes, retirada de química e transições capilares são favorecidos durante essa fase, e procedimentos como tinturas ou progressivas não são recomendados, já que a tendência do cabelo cortado nessa época é crescer rápido e brilhoso. Quanto ao cronograma capilar, invista em tratamentos que visam o fortalecimento dos fios.

Lua cheia

Lua com nuvens em sua frente

A lua cheia é um período que traz muitas emoções à tona e experiências tanto boas quanto ruins. Essa lua retrata o preenchimento, tamanho, e o mesmo se pode dizer, quando o assunto é a cabeleira, pois o cabelo cortado nessa época tende a nascer mais grosso e volumoso. Assim, se é volume o que você quer, não hesite em renovar o visual.

Entenda como a Lua influencia no crescimento dos cabelos

Além disso, o cabelo costuma ficar mais resistente a produtos químicos, portanto, se tiver aquela travessura que quer aprontar no cabelo que você tem certeza que pode acabar danificando um pouco os fios, talvez esse seja o melhor momento para colocar essa travessura em prática. Afinal, essa lua também potencializa a absorção das máscaras de hidratação e nutrição, dessa forma você pode revitalizar seu cabelo, mesmo após tê-lo danificado, seja por tintura ou outra razão. 

Lua minguante

Lua minguante no céu azul

A lua minguante traz um período de introspecção em que refletimos sobre o que nos serve e o que não nos serve mais. Assim, tente aproveitar essa época para fazer um tratamento detox no seu cabelo. E, se o seu intuito é voltar seu cabelo à sua cor natural, essa é a hora! Quanto ao corte, se você tem apresentado queda de cabelo ou está em busca de um corte menos volumoso ou não gostaria de cortar seu cabelo novamente tão cedo, esse é o momento ideal. Os cabelos fracos cortados nessa época darão espaço para o nascimento de um fio mais forte, e a lua minguará um pouco o frio, deixando-o mais leve e fino. Além disso, essa fase lunar não favorece um crescimento rápido, portanto é o momento ideal para cortar o cabelo que tem tintura, procedimento químico ou aqueles cortes curtinhos, que vivem precisando de um reajuste.

Divirta-se ao descobrir como é o cabelo de cada signo

Agora que você sabe que a fase da Lua é muito mais do que “cortar o cabelo apenas na fase crescente”, que tal dar uma renovada no visual, seguindo os conselhos lunares? No fim é aquela história: quando queremos paz, devemos seguir à luz. Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é seguir as recomendações da luz que a Lua reflete. Mais fácil, impossível!