Dia de Reis

Na sua família, é comum que a decoração de Natal só seja guardada depois do Dia de Reis, em 6 de janeiro? Você sabe o que esta data simboliza, na tradição cristã? Aprenda tudo sobre esta data especial e entenda como comemorá-la!

Para o cristianismo, o Natal é uma data comemorativa que celebra o nascimento do Menino Jesus, em 25 de dezembro. Nascido da Virgem Maria, Jesus é um símbolo de amor, bondade, pureza e espiritualidade.

No entanto, o ritual de nascimento de Jesus não terminou no dia 25 de dezembro. Em 6 de janeiro do ano seguinte, ele recebeu a visita de três Reis Magos. Eles eram Melchior, Gaspar e Baltazar, convertidos em santos antes desse evento.

A visita dos Reis Magos teve como objetivo presentear o bebê recém-nascido, tendo sido esse fato que trouxe para o Natal a ideia de presentear outras pessoas nesta data. Para as pessoas que seguem à risca a tradição cristã, é só no Dia de Reis que a troca de presentes acontece.

Em Portugal, o Dia de Reis é celebrado com muito sabor. Bolos de Reis são produzidos e entregues com uma fava para as pessoas da família. Quem recebe essa fava, junto a um dos bolos, deve produzir a sobremesa no ano seguinte. Além disso, é comum que em 6 de janeiro as pessoas passem cantando de casa em casa, celebrando o Dia de Reis e saboreando doces preparados pelos anfitriões.

Na Espanha, esta data especial também inclui o bolo, mas tem algo a mais. As crianças devem colocar sapatos com capim dentro, nas janelas. E então os cavalos dos Reis Magos terão do que se alimentar quando passarem por lá. Como agradecimento, os Reis deixam doces dentro dos sapatos.

No Brasil, o Dia de Reis estava presente no calendário oficial do país, sendo considerado um dia santo. Porém, por ser uma data exclusivamente cristã, a comemoração deixou de integrar os feriados nacionais. Ainda assim, existem pessoas que reproduzem rituais e orações por este dia. Confira:

Como fazer a Oração da Salve Rainha

1) Oração aos Reis Magos

“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o Salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela Divina Estrela do Céu. Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar o Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade. E descobrindo o Menino Jesus para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos. (Em silêncio fazer o pedido). Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso Senhor Jesus Cristo, o Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

2) Simpatias para os Reis Magos

- Para trazer boas energias

No batente superior da porta de entrada da sua casa, escreva o nome dos três Reis Magos. Enquanto faz isso, você deve mentalizar as seguintes palavras: “Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa, protegendo todos os meus familiares, amém”.

- Para ter dinheiro o ano todo

Em 6 de janeiro, dentro de um saco vermelho, coloque uma romã. Ofereça esse presente aos Reis Magos e coloque-o atrás da porta de entrada da sua casa.

- Para pedir saúde, amor, paz e dinheiro

Abra uma romã e separe nove sementes. Enquanto faz isso, você deve proferir seus pedidos aos três Reis Magos. Guarde três destas sementes na carteira, engula outras três e jogue as últimas para trás, pedindo algo diferente.

Saiba quem foi São Cipriano

3) Bolo de Reis



Ingredientes

1 de xícara de chá de farinha de trigo

200 g de manteiga em temperatura ambiente

1 ½ xícara de chá de açúcar mascavo

4 ovos

1 xícara de chá de amêndoas

1 xícara de chá de frutas cristalizadas picadas

1 xícara de chá de uvas-passas pretas

1 colher de chá de canela em pó

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma, que tenha um furo no meio, com manteiga. Polvilhe farinha na forma e cubra toda a manteiga.

Pique as amêndoas e regue as uvas-passas com conhaque. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo. Misture o fermento, a canela e as amêndoas picadas.

Bata a manteiga até que ela fique cremosa para então acrescentar o açúcar e formar um creme. Acrescente os ovos e continue batendo.

Una a mistura dos ingredientes secos à mistura dos ingredientes úmidos, misturando a cada adição. Peneire as uvas-passas e as coloque na massa do bolo, junto com as frutas cristalizadas. Misture.

Coloque a massa na forma untada e asse por cerca de 35 minutos. Deixe esfriar por15 minutos e então pincele o conhaque nas uvas-passas. Decore como desejar.

Leia mais curiosidades sobre o Dia dos Reis