Dia Universal do Teatro

Já imaginou como seria a nossa vida sem a presença da arte e todos os seus componentes? Tudo ficaria cinza e sem graça; os dias seriam longos e as noites seriam entediantes.

Isso porque a maioria de nossos hobbies desapareceria. Ir ao cinema, por exemplo, não seria uma opção, afinal de contas, filmes não seriam produzidos. O mesmo aconteceria com o bom e velho teatro. Apreciar tudo aquilo que um museu tem a nos oferecer seria outra tarefa impossível, assim como comparecer a shows, ler livros e inúmeras outras atividades.

Mesmo que a gente não perceba, a arte está constantemente ao nosso redor: ela pode ser percebida em panfletos, em outdoors e até mesmo nos memes bobos que nós adoramos compartilhar nas redes sociais.

É por isso mesmo que é de extrema importância dar valor à arte em todas as formas que ela nos é oferecida. Hoje em dia, oferecemos maior destaque aos métodos mais tecnológicos: os serviços de streaming e os filmes que possuem maior CGI (Imagens Geradas por Computador, os famosos efeitos especiais), por exemplo, vêm dominando a mente das pessoas. E embora eles revolucionem esse meio e mereçam atenção, não podemos deixar de lado às raízes da arte.

Conheça os melhores circos do mundo

O teatro, por exemplo, foi um dos primeiros métodos utilizados para se contar histórias. Em uma época em que nem todas as pessoas eram alfabetizadas ou tinham acesso a livros e a cultura em geral, essas apresentações popularizaram a arte, ofereceram entretenimento para todas as camadas sociais e se tornaram muito importantes para a sociedade!

Por esse motivo, o teatro é altamente apreciado até os dias de hoje. Apesar de ter passado por certas modificações, sua alma e suas tradições continuam as mesmas. Sendo assim, o Dia Universal do Teatro foi criado e estabelecido em 21 de março.

Quer saber mais sobre essa data? O Horóscopo Virtual preparou um artigo especial sobre esse assunto. Confira!

A história do teatro

De acordo com historiadores, o teatro surgiu na Grécia, no século VI a.C. Foi lá, inclusive, que as famosas máscaras do drama foram criadas. Entretanto naquela época, as coisas eram feitas de maneira um pouco diferente, e é claro, rústica e amadora.

As pessoas que participavam dessas produções procuravam retratar acontecimentos do cotidiano para que pessoas de todas as camadas sociais pudessem se entreter, afinal de contas, nem todas eram alfabetizadas e tinham acesso a livros e outras formas de arte.

Mesmo que de forma um pouco mais dramática ou cômica, eles não se atreviam a criar histórias fictícias ou representar uma outra pessoa. Tudo era feito de maneira relativamente realista: até mesmo animais subiam ao palco, por exemplo.

Isso mudou, contudo por conta de uma situação bastante inusitada! Era comum que diversas festas fossem realizadas em homenagem ao deus Dionísio, conhecido por ser o deus do vinho, da diversão e do teatro. Em uma dessas comemorações, Téspis, o primeiro ator do teatro ocidental, subiu em um tablado e disse: “Eu sou Dionísio”.

Aprenda a ter criatividade

A reação inicial de todas as pessoas foi o espanto. Como alguém se atrevia a dizer que era um deus, afinal de contas? Passado o choque, contudo elas se entretiveram com esse acontecimento. Foi a partir daí, então que os atores de fato surgiram e passaram à interpretar diferentes tipos de personagens em suas peças.

Depois disso, o teatro se tornou um verdadeiro acontecimento na Grécia Antiga. Ele passou a ser muito mais bem pensado. Havia agora a preocupação com o cenário, com os figurantes, com o local em que as peças seriam apresentadas e até mesmo com as músicas que seriam tocadas pela orquestra.

Espaços destinados justamente a essa atividade foram criados, com arquibancadas que todas as pessoas poderiam ocupar, e um palco bastante generoso para os artistas.

A importância do teatro

Felizmente essa tradição tão única e original se tornou famosa no mundo inteiro.

Mesmo depois de tantos anos, o teatro continua a ser uma das principais formas de arte e, até hoje, possui um caráter social, afinal as peças abordam diferentes tipos de assuntos, inclusive aqueles que devem ser debatidos pela sociedade.

Sendo assim, podemos dizer que o teatro é de extrema importância para a população em geral. Além de oferecer entretenimento, ele também nos ajuda a praticar o pensamento crítico e estimula a conversa acerca de diferentes tipos de temas pertinentes à sociedade.

Isso inclusive pode acontecer tanto de maneira direta, quanto de forma indireta; tudo depende do público e da forma com que ele assimila as informações oferecidas pelo teatro.

Mude sua vida num click

No primeiro caso, dizemos respeito aqueles indivíduos que vão assistir a uma peça tendo em mente que irão procurar saber mais sobre aquele tema.

Em contrapartida, também existem pessoas, por exemplo, que vão ao teatro e não pensam, de maneira ativa, sobre o assunto em questão. Entretanto elas absorvem aquele conteúdo e o reproduzem para aqueles que estão em seu círculo pessoal.

De uma forma ou de outra, o teatro estimula o nosso intelecto ao mesmo tempo em que nos relaxa e nos oferece uma fuga do nosso cotidiano e de nossas responsabilidades.
 

O Dia Universal do Teatro

Como podemos perceber, o teatro é uma forma de arte extremamente importante para a sociedade. Entretanto ele passou a ser pouco apreciado pela sociedade moderna.

De acordo com dados disponibilizados em 2010 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 50% dos brasileiros nunca foi à uma apresentação de teatro. Embora isso se deva, em parte, aos altos valores de um ingresso, esse acontecimento também se deve pela falta de apreciação a essa arte.

Hoje em dia, as pessoas preferem ir ao cinema ou simplesmente assistirem a um filme no conforto de suas casas. O teatro, mesmo sendo impressionante, se tornou obsoleto em meio à tantas tecnologias. Por esse motivo, a criação de uma data que discuta justamente esse tipo de apresentação se tornou necessária.

Confira as coisas que você precisa fazer sozinho pelo menos uma vez

Nesse cenário, o Dia Universal do Teatro surgiu. Comemorada em 21 de março, essa data tem como principal objetivo não somente falar sobre os benefícios dessa arte, mas também homenagear todos aqueles que fazem parte de sua produção. Isso inclui não somente os atores, mas também os diretores, produtores, figurinistas, coreógrafos e muitos outros profissionais que, às vezes, acabam sendo esquecidos por ficarem atrás das cortinas.

Não sabemos exatamente por que o dia 21 de março foi o escolhido para se comemorar o teatro. Entretanto Peter Brook, nascido nesse mesmo dia em 1925, é um dos mais respeitados diretores de teatro e cinema da atualidade! É ele, por exemplo, o responsável por adaptações como “O Senhor das Moscas”. Além disso Brook fundou, em Paris, nos anos 70, o Centro de Pesquisa Teatral, o qual dirige até hoje. Será que ele é o responsável por dar origem a essa importante data?

Mesmo sem saber a resposta, não se esqueça então de prestar aquela homenagem especial à todas as pessoas que atuam em alguma área do teatro nesse dia tão importante para eles! Aproveite também para, quem sabe, ir a uma peça especial prestigiar esse impressionante trabalho.