Dicas para celebrar o Natal durante o isolamento social

A pandemia do novo coronavírus obrigou o mundo a realizar inúmeras mudanças na rotina. O uso de máscaras, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel quando estiver na rua e manter o distanciamento social são algumas das principais medidas que foram adotadas para se proteger de uma doença que pode ser fatal, além de ser altamente contagiosa.

Muitos acreditaram que até o final do ano já teríamos encontrado uma vacina contra o vírus, ou que tudo isso já teria passado. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. E agora precisamos adaptar também um dos momentos mais aguardados do ano: o Natal. Como essa data pode ser celebrada se não podemos reunir toda a família, ou se não podemos sair a qualquer hora do dia para comprar presentes, e temos que usar máscaras nessas ocasiões?

Antes que uma onda de pensamentos negativos tome conta de você, respire fundo e confira as dicas que preparamos para que o seu Natal seja incrível, apesar de tudo o que tem acontecido. Permita que a esperança seja a principal convidada dessa celebração do amor e da união entre as pessoas!

Dicas para presentes de Natal

Caixas de presentes com laços brancos e vermelhos.

Os presentes de Natal são uma parte importante dessa celebração, porque são responsáveis por demonstrar todo o afeto que sentimos por alguém. Não precisa ser algo de muito valor material, desde que tenha bastante valor emocional. Mas, sem poder sair de casa com tanta liberdade, precisando usar máscaras nos comércios, muitas pessoas não ficam tão animadas na hora de presentear quem amam.

Uma opção é fazer compras pelo correio e colocar o endereço da outra pessoa como destinatário. Assim, ela irá receber o presente que você escolheu mesmo que vocês não se encontrem. Mas há quem não goste muito de comprar alguma coisa sem ver pessoalmente, não é? Para isso, também há uma solução.

Seguir a ideia do faça você mesmo é praticamente um estilo de vida. A partir disso, conseguimos usar nossas mãos e materiais que já temos em casa para produzir algo totalmente personalizado e único, depositando amor e carinho em um presente que será inesquecível. Você pode até achar que não leva jeito para isso, mas assista a alguns tutoriais e você vai perceber que é mais fácil do que parece!

Se você quer um presente personalizado e não tem coragem de tentar produzi-lo, ou acredita que precisaria investir um tempo do qual você não dispõe, o ideal a fazer é procurar comerciantes da sua região. Com a quarentena, muitas pessoas passaram a se dedicar a atividades manuais, que podem render presentes únicos e cheios de afeto. Na maioria dos casos, você ainda pode acompanhar todo o processo de produção dessa peça especial!

Em um último caso, se o seu orçamento está realmente apertado e não consegue imaginar algum presente que a outra pessoa possa querer, escreva uma carta. Diga o quanto você gosta dessa pessoa, mostre que ela é importante na sua vida e encerre de forma otimista, para que ela abra um sorriso quando terminar de apreciar esse presente tão carinhoso e singelo. Nunca subestime o poder das palavras!

Dicas para decoração de Natal

Sala de estar com adereços natalinos.

Talvez você não esteja pensando em decorar a sua casa para o Natal, porque muitas pessoas da sua família não irão vê-la. Faz sentido pensar assim. Porém, se você vai celebrar essa data com quem mora com você, mesmo que sejam poucas pessoas, existe algo muito especial e simples que você pode produzir.

Na árvore de Natal, em vez de colocar os típicos adereços natalinos, vocês podem pendurar papéis com seus desejos escritos. Em um momento tão difícil como o que estamos enfrentando, é uma boa ideia mostrar ao Universo o que almejamos e o que queremos para o futuro. Escolha papéis coloridos e recheie sua árvore com pensamentos positivos e com seus melhores sentimentos.

Se a sua festa de Natal vai acontecer por meio de uma chamada de vídeo, as decorações também podem ser providenciadas, mesmo que seja só na região que irá aparecer na tela do computador ou do celular. Pegue um lençol, prenda-o na parede e coloque decorações natalinas ao seu redor. Use pisca-pisca, plumas coloridas, roupas de Papai Noel e crie um cantinho especial na sua casa.

Você também pode gostar:

Caso você tenha uma família com crianças pequenas, que ainda não entendem muito bem por que não podemos sair de casa ou visitar outros parentes, uma boa sugestão é criar um novo ambiente. Use cadeiras e lençóis na sala de estar para criar uma cabana improvisada. Coloque a árvore de Natal perto desse abrigo e fique ao lado delas esperando pela chegada do Papai Noel. Você pode até dizer que estão escondidos aguardando por ele! Será uma experiência divertida e leve para os pequenos!

Dicas para a ceia de Natal

Mesa de jantar arrumada e com adereços natalinos.

Normalmente, a ceia de Natal acontece com mais de cinco pessoas. Porém, se as pessoas mais próximas a você não chegam a essa quantidade, ainda há motivos para celebrar. Uma ceia de Natal em menores proporções servirá para ativar os ânimos da sua casa, para relaxar e para lembrar que ainda há motivos para sorrir.

Para fugir do tradicional, escolha o prato preferido de cada pessoa da sua casa e transforme a ceia em um cardápio eclético, que agrada a todo mundo. Não tenha medo de estar contra o que fazemos todos os anos, porque 2020 é um momento diferente em todos os sentidos. Ouse na hora da ceia e faça a alegria de quem mora com você!

Se você mora só, não deixe isso te abalar. Você ainda pode fazer uma ceia especial com seus amigos ou com seus familiares. Vocês só precisam combinar um cardápio para a grande noite e reproduzir os pratos, cada um na sua casa, em porções pequenas. Ou então, vocês podem comprar comida de algum restaurante. O que importa é levar os pratos para frente da câmera na hora que a chamada de vídeo começar!

Apesar da necessidade de manter o isolamento social, o Natal ainda é uma grande festa para celebrar a vida e os laços que construímos com quem mais amamos. Mostre para a sua família e para os seus amigos que ainda há motivos para celebrar e para torcer por dias melhores. Siga as dicas que preparamos e perceba como essa ocasião será especial, de um jeito diferente.