É autoconfiança ou arrogância?

Algumas características da nossa personalidade podem ser bem diferentes, mas mesmo assim estarem muito próximas em definição e enquanto agimos. É o caso, por exemplo, da autoconfiança e da arrogância. São duas coisas distintas mas com as quais precisamos ter cuidado para não perder a mão e ter um excesso tão grande de autoconfiança que ela se transforme facilmente em arrogância sem que a gente se dê conta.

É extremamente necessário ter uma dose sustentável de autoconfiança, afinal é essa característica que costuma nos dar segurança para atingirmos nossos objetivos e para que consigamos desenvolver nossas tarefas e até mesmo conversas informais com sucesso. A autoconfiança nos faz ser alguém com mais probabilidade de se dar bem em assuntos profissionais e também nos pessoais, como ao começar um relacionamento amoroso, por exemplo.

Homem na academia mostrando seus músculos do bíceps

No entanto é preciso ficar atento e não perder a mão na dose desta autoconfiança. Em excesso, ela pode ser facilmente confundida e interpretada como arrogância, mesmo que este não seja o seu intuito. Por isso é preciso sempre pesar suas palavras e atitudes para não ser mal interpretado. Afinal, a arrogância é uma característica que deve ser evitada porque que ninguém gosta de ter que lidar com ela, não é mesmo? Uma pessoa arrogante perde todo seu crédito ao tentar se mostrar melhor do que os demais. Contar suas conquistas e se enaltecer nunca serão ações bem-vistas pelos outros, exceto por aqueles que querem também tirar vantagem disso, os famosos “puxa-sacos”.

Pra te ajudar a descobrir como você tem agido com as situações e as pessoas, elaboramos este teste simples e rápido. Com algumas perguntas você conseguirá refletir sobre suas atitudes e chegará ao resultado sabendo se é uma pessoa autoconfiante ou arrogante. É possível também que te falte a confiança necessária para chegar em seus objetivos. É por isso que o resultado deste teste pode ajudar a te guiar no caminho certo para o sucesso. Descubra agora mesmo e reflita sobre seu resultado!