Entenda o movimento retrógrado de Marte

Marte fica retrógrado a cada dois anos aproximadamente. Em 2016, estamos no período de vigor entre 18 de abril a 30 de junho e, em seguida, apenas teremos outra fase de marte retrógrado entre 27 de junho à 28 de agosto de 2018. Nestes intervalos de tempo, devemos ter alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à energia.

Um planeta retrógrado, falando de forma geral, significa que está em movimento contrário ou mais lento que o comum. Se olharmos este planeta aqui da Terra, teríamos a impressão de que ele está girando para trás, mas é apenas uma ilusão de ótica. E isto significa não necessariamente um retrocesso ou uma coisa ruim, mas que é preciso mais cautela e dedicação para passar por estes períodos.

Quando temos um planeta retrógrado em nosso mapa astral, significa que aquelas características para aquela determinada pessoa não serão tão evidentes e precisarão ser mais trabalhadas ao longo da vida. É realmente uma espécie de desafio, o seu grande desafio durante os anos.

Já se pensarmos no horóscopo e nos signos do zodíaco, conseguimos relacionar os períodos em que os planetas estarão retrógrados ao longo do ano, para reorganizarmos e redirecionarmos nossa energia da melhor forma, e sairmos destes ciclos da maneira mais ilesa possível. Apesar de ter características gerais, Marte retrógrado indica em cada signo uma energia ou forma diferente, de acordo com a energia e particularidades mais influentes e fortes de cada um dos signos do zodíaco. Falar de cada um é um assunto mais complexo, que deve levar em conta o mapa astral de cada indivíduo, inclusive em qual casa o retrógrado aparece.

Marte, em específico, é o planeta que demora mais tempo para entrar na fase de retrógrado, o que denota uma ocasião bem forte e especial, sendo considerada um tanto rara. Na época em que ele está retrógrado, é indicado fugir das brigas e de decisões importantes o máximo que conseguir.

Tenha em mente que Marte é o planeta da ação, ele mostra a forma como cada um de nós gasta a sua energia. Estando retrógrado, a orientação é que poupemos o máximo de energia possível para evitar problemas. A impulsividade também merece atenção. Evite qualquer tipo de conflito ou implantar projetos inacabados e, provavelmente, passará bem por este período.


Artigo escrito Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.