Exu Mirim: conheça melhor o Orixá e seus filhos

Segundo Rubens Saraceni, em sua obra "Orixá Exu Mirim - Fundamentação do Mistério na Umbanda", os seres conhecidos como Exus Mirins seriam seres encantados, ou seja, que nunca tiveram vida na Terra. Entretanto há relatos que dizem que esses Exus já foram encarnados e passaram por diversas provações.

Portanto é difícil estabelecer qual é a verdadeira origem dessa poderosa entidade, mas isso é o de menos, afinal Exu Mirim é dotado de grandes capacidades na hora de ajudar os seres humanos.

Esses Exus não são filhos de Exu e Pombagira, tampouco são realmente crianças. O que os faz ser chamados de Mirins é a baixa estatura e o comportamento brincalhão e traquina. Mas, no geral, eles podem ser vistos mais como adolescentes rebeldes.

Essa entidade está sempre disposta a auxiliar na hora de encontrar uma saída para as nossas questões, tentando mostrar que tanto o problema quanto a solução vêm de dentro de nós.

Conhecido por agir com base na justiça, Exu Mirim sempre dará para nós mais daquilo que damos aos outros. Por exemplo: se você planta o mal, o mal colherá. Se você planta o bem, o bem colherá.

Para os que buscam saber se são filhos de Exu Mirim, infelizmente não há informações sobre a possibilidade de esse Orixá ser pai de cabeça de alguns de nós.

História de Exu Mirim

Exu Mirim

O que é mais conhecido na Umbanda é que Exu Mirim nunca habitou este planeta, sendo assim não é um espírito humano.

Ele se encontra em um estágio da vida denominado Plano Encantado, que fica na sétima dimensão, à esquerda da nossa dimensão humana.

Portanto não há uma história que conte a origem dessa entidade.

Leia e desvende os mistérios de Exu

Características de Exu Mirim

Exu Mirim

Entre suas diversas características, a principal é a seguinte: essa entidade vem para nos ajudar a colocar tudo em ordem.

Ele vem neutralizando as más energias que nos rodeiam sem que percebamos, já que nem todo mal é visível para os seres encarnados.

Sua aparência é representada por um ser pequeno e traquina. Ele também é representado com chifres pequenos e em algumas estátuas aparece com uma cartola, algo bem comum na umbanda.

Como dito anteriormente, ele pode nos lembrar muito uma criança, devido ao seu pequeno tamanho. Mas, nesse caso, tamanho não é documento e você jamais desejará enfurecer um Exu Mirim, uma vez que ele é travesso e adora pregar peças, podendo causar uma grande confusão na vida daqueles que desejar atormentar.

Mesmo gostando de brincar com aqueles que o enfurecem, porém, o orixá Exu Mirim tem um grande carinho pela humanidade e adora nos ajudar em nossas causas complexas.

Sendo assim, para ter uma boa convivência com essas entidades, basta que você saiba respeitar sua presença e também esteja com o coração aberto para os ensinamentos que ele trouxer para você.

Nomes de Exu Mirim

Exu Mirim

Descubra tudo sobre Ogum, o orixá guerreiro

Assim como as demais linhas de umbanda, os Exus Mirins também são divididos em falanges, nomeados de acordo com suas áreas de atuação principais na vida dos seres humanos. Por isso eles podem se apresentar como:

  • Exu Mirim Caveirinha;

  • Exu Mirim Brasinha;

  • Exu Mirim Estradinha;

  • Exu Mirim Para-Raio.

Oferendas a Exu Mirim

Exu Mirim

Antes de tudo, é importante salientar que toda oferenda seja orientada por alguém responsável do candomblé ou da umbanda.

O Exu Mirim adora oferenda com doces e brinquedos, mas você também pode levar guaraná, morango, romã, maçã, cereja, acerola, pêssego, maracujá, goiaba vermelha, ameixa escura e manga.

Ele gosta de sabores cítricos e dá preferência ao álcool como bebida. Além disso, também gosta de flores e velas.

Como ele não vive segundo nossos padrões terrenos, os nossos valores são indiferentes, uma vez que não é, não foi e não será humano ou uma criança humana. Portanto ele pode, sim, fumar e beber bebidas alcoólicas, já que vem de outra realidade e outro mundo.

Oração ao Exu Mirim

Exu Mirim

1- "Exu Mirim, que, em nome de Olorum, vosso mistério descomplique nossa existência e nossa compreensão. Vossa atuação se faz necessária em nossa vida. Nossa vida se faz no equilíbrio da criação. O equilíbrio na simplicidade dos fatos naturais. A simplicidade nas soluções. As soluções nas lições da vida. As complicações e obstáculos, o caminho para o merecimento.

Portanto, amado Exu Mirim, descomplique-nos para que possamos, em nossa compreensão, achar nosso caminho de volta ao Pai mais facilmente. Amém".

2- "Exu Mirim, que, em nome de Olorum, vosso mistério descomplique a nossa existência e a nossa compreensão.

Vossa atuação se faz necessária em nossa vida. Nossa vida se faz no equilíbrio da criação e no equilíbrio da simplicidade dos fatos naturais. A simplicidade nas soluções. As soluções nas lições da vida. Nas complicações e nos obstáculos, o caminho para o merecimento.

Portanto, amado Exu Mirim, descomplique-nos para que possamos, em nossa compreensão, achar nosso caminho de volta ao Pai mais facilmente. Amém".

Conheça as características dos filhos de Iemanjá

Ponto de Exu Mirim

Exu Mirim

“Ele pulou brasa

Ele pulou a porteira

Ele pulou brasa

Ele pulou a porteira

Entenda como agradar cada orixá

 

Tacou fogo no paiol

Numa brincadeira

Tacou fogo no paiol

Numa brincadeira

 

É mirim

É mirim

É Exu Travesso X4”.

 

Por fim, por mais misterioso que esse Exu possa parecer, é possível compreender os mistérios que ele carrega consigo. Tudo o que você precisa fazer é dedicar-se à leitura e aos estudos dos fundamentos da umbanda.

Quem quer se aprofundar mais no assunto pode procurar o livro “Orixá Exu Mirim”, de Rubens Saraceni.

Leia também: Tarot dos Orixás

Equipe Horóscopo Virtual