Islândia constrói templo para deuses nórdicos

Se você quer um novo caso de amor em sua vida ou quer ir para a guerra, você reza para um mesmo deus? Essa é a principal diferença entre pagãos e cristãos. Os cristãos têm um deus único, como estamos acostumados, seja para qual for a reza que você queira fazer. Já os pagãos têm diversos deuses. Se eles querem sorte para a guerra, fazem um culto para o deus da guerra. Se eles querem sorte no amor, fazem oferendas para a deusa do amor e assim por diante. Ter vários deuses têm as suas vantagens e isso é o que os neopagãos têm descoberto cada vez mais.

Entre os séculos VIII e XII, o norte da Europa teve mudanças culturais que levaram os povos a trocarem os deuses pagãos pelo deus cristão. Desde então, se passaram mais de mil anos sem um templo novo dedicado aos deuses nórdicos. Até hoje.

Na Islândia existe o grupo neopagão (Asatruarfelagid ou Associação Ásatrú) e eles conseguiram arrecadar verba e também a autorização do governo para construir um templo dedicado aos deuses nórdicos. Nos últimos dez anos a organização triplicou o número de membros e hoje possui cerca de 2.400 pessoas que cultuam os deuses ancestrais daquela região. E agora eles poderão contar com um templo pagão. Isso nos mostra como as antigas religiões ainda estão vivas até hoje.

O templo será construído próximo à Reykjavik e será localizado em uma colina, com um domo de vidro para permitir a entrada da luz solar. Assim como os templos cristãos, esse templo também celebrará diversas ocasiões, como casamentos, funerais, batizados, entre outras atividades em grupos. A diferença é que será com a benção de outros deuses.

Esse templo é um marco na história, pois ele indica que, mesmo em uma época predominantemente cristã, ainda há espaço para outras crenças e religiões. Se o número de adeptos do neopaganismo tem crescido, um templo abrirá novas portas para que mais pessoas possam se interessar e conhecer os deuses pagãos. E, se eles estão presentes até hoje, é porque eles podem e devem ter um espaço para os seus seguidores. Odin deve estar comemorando em uma hora dessas. Que os deuses nos abençoem!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.