Mercúrio em Câncer

Sentir-se seguro é prerrogativa muito importante para que um canceriano possa dizer que é feliz na vida. Essa necessidade de se sentir protegido é, portanto, uma das principais características desse signo. Apego, cuidado e sensibilidade também são alguns traços das pessoas que nasceram entre 21 de junho e 22 de julho e que, por isso, têm Câncer como signo solar, o que significa que o Sol estava no signo de Câncer no momento em que essas pessoas nasceram.

Entretanto, se você sabe um pouquinho sobre astrologia ou se já teve contato com um Mapa Astral, sabe bem que o signo solar dá alguns indicativos mais gerais sobre a nossa personalidade e sobre quem somos, mas são os outros astros e os planetas os responsáveis por determinar as especificidades da nossa personalidade. Se você recebeu o seu Mapa Astral e descobriu que tem Mercúrio em Câncer, entenda o que isso significa, como afeta o seu coração e como se manifesta na sua vida amorosa.

O que Mercúrio representa no Mapa Astral?

Ilustração de Mercúrio em Câncer

Antes de entender o que a presença de Mercúrio no signo de Câncer significa, é preciso entender, de modo geral, o significado do planeta Mercúrio no Mapa Astral, porque cada astro e cada planeta determina o modo como nos comportamos em determinados setores da nossa vida, como explicado na introdução. O Sol, como exemplo, é quem dá a base de quem somos e dos contornos de nossa personalidade, por isso é que usamos o nosso signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, define o modo como lidamos com a comunicação, seja na escrita ou na fala, e também como fazemos para compreender, armazenar e processar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Conheça todas as características do perfil do signo de Câncer

Mercúrio em Câncer no homem e na mulher

Ilustração de homem e mulher, planeta mercúrio e símbolo de câncer

É comum que as pessoas pensem que Mercúrio em Câncer afeta homens e mulheres de maneira diferente, mas a verdade é que a influência desse planeta sobre nossa vida independe de sexo e gênero. A mesma influência que o maior planeta do nosso Sistema Solar terá no conjunto de crenças, espiritualidade, planos, sonhos e conhecimento do homem, terá no da mulher, então não é preciso acreditar que o seu sexo muda alguma coisa no modo como esse planeta nos afeta, como é o caso de Vênus e Marte, por exemplo, que mexem com homens e mulheres de maneira ligeiramente diferente.

O que significa Mercúrio em Câncer no Mapa Astral?

Ilustração de mercúrio com símbolo de câncer e mapa astral

O que significa ter Mercúrio no signo de Câncer no seu Mapa Astral, afinal de contas? Resumidamente, significa que Mercúrio estava transitando o signo de Câncer no exato momento em que você nasceu, então são as características desse signo que ditarão as especificidades referentes ao maior planeta do nosso Sistema Solar. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Mercúrio em Câncer, entenda agora como isso afeta você e os traços da sua personalidade.

Aprenda cada detalhe do seu mapa astral e se conheça melhor

Mercúrio em Câncer retrógrado

Ilustração de símbolo de câncer e planeta mercúrio

Antes mesmo de falar sobre Mercúrio retrógrado, especificamente em Câncer, é importante explicar o que é o movimento retrógrado de um planeta. Segundo a astrologia, há certos períodos em que os planetas se movem de maneira diferente no céu. É como se os seus ciclos se alterassem e eles se movessem de maneiras mais lentas, como se estivessem se movendo para trás, daí vem o nome "movimento retrógrado", derivado de retroceder, sinônimo de "voltar".

Na época em que um planeta está retrógrado, é importante nos atentarmos à influência dele em nossas vidas. No caso de Mercúrio, por exemplo, que rege nossa comunicação, nosso falar e o modo como lidamos com o conhecimento que temos, é preciso estar muito atento à maneira como nos expressamos e às informações que recolhemos em nosso interior.

Quanto a ter nascido numa época em que determinado planeta estava retrógrado, isso não significa nada especial, nem para o bem nem para o mal. Ou seja, se você veio ao mundo com Mercúrio em Câncer retrógrado, isso não muda absolutamente nada no fato de que a influência de Mercúrio em sua vida será regida por Câncer. Assim como qualquer outra pessoa, você será afetado pelo movimento retrógrado dos planetas, mas nunca de maneira desigual ou especial.

Mercúrio em Câncer: características

Ilustração de planeta mercúrio, símbolo de câncer e mulher minimalista

Este é um posicionamento complicado, porque Mercúrio representa, em certa medida, a razão, enquanto Câncer é um signo reconhecidamente emotivo. Para a pessoa com essa posição planetária, portanto, é um pouco difícil equilibrar a balança ao pesar razão e emoção para tomar uma decisão e – mais importante ainda – para comunicar a decisão tomada. Ela tende a priorizar suas emoções, então age de maneira impulsiva e frequentemente inconsequente, desconsiderando aquilo que seria melhor ou lhe traria mais benefícios.

Essas pessoas são, portanto, mais sensíveis e intuitivas, o que fica bem claro no modo como se comunicam. Elas não são muito boas enfileirando argumentos para apresentar uma conclusão que amarre todos os pontos apresentados, construindo uma tese ou uma linha de raciocínio que faça sentido, porque elas se comunicam de maneira apaixonada, falando mais sobre o que sentem e sobre o que o motivo da conversa causa nelas do que sobre o que pensam a respeito daquilo.

Entenda a influência de Mercúrio nas casas astrológicas

Geralmente, essa pessoa acredita muito na existência da intuição e, portanto, dá muita importância para essa tal intuição. Muitas vezes, ao tomar uma decisão aparentemente sem sentido para quem faz parte da sua vida, ela vai se justificar dizendo que fez o que sua intuição mandou, aquilo que sentiu que seria correto fazer (não que pensou que seria ideal). É preciso entender até que ponto essa intuição existe e até que ponto ela é um pretexto para tomar atitudes inconsequentes.

Quando precisa conversar a respeito de uma relação, por exemplo, seja um relacionamento amoroso, uma amizade ou uma relação familiar, essa pessoa não consegue simplificar as coisas, ir direto ao ponto. Frequentemente, ela é acusada de ser dramática e de fazer tempestade num copo d’água diante de um pequeno problema, porque ela trata tudo, mesmo um mínimo detalhe, com bastante profundidade.

Essas pessoas não costumam ser muito pacientes também. Como comunicam aquilo que estão sentindo, mesmo que de maneira confusa, no momento em que estão sentindo, além de tomarem decisões de forma impulsiva e inconsequente, elas tendem a exigir o mesmo de quem faz parte de suas vidas, Mas muitas vezes os outros têm um tempo diferente, então precisam pensar mais, refletir e chegar a alguma conclusão mais baseada na razão do que num sentir mais violento e apaixonado.

Mercúrio em Câncer no Mapa Astral: amor

Ilustração de casal com simbolo de câncer e planeta mercurio

Quem estiver interessado numa pessoa com Mercúrio no signo de Câncer precisa entender que ela é 100% emoção, então não adianta tentar argumentar de maneira racional e objetiva com ela, porque a conversa sempre vai pender para um lado mais sentimental e intuitivo. Portanto, pessoas que sentem mais necessidade de reflexão e de lógica em cada decisão de um relacionamento podem não se dar muito bem com essas pessoas. Além disso, essas pessoas não costumam fazer jogos ou ficar de cara feia. Elas são bastante francas com aquilo que sentem e costumam comunicar esses sentimentos no momento em que sentem, então quem não gosta de ter pequenas DR's para consertar problemas pode se sentir incomodado com tantas conversas para solucionar problemas e situações menores.

Mercúrio em Câncer na vida profissional

Ilustração de planeta mercúrio, símbolo de câncer e enfermeira cadeirante trabalhando

Posições que exijam pensamentos e decisões estratégicas não se encaixam muito bem à personalidade dessa pessoa, porque ela prefere empregos nos quais possa se manifestar de maneira mais impulsiva e responder de maneira mais prática do que teórica, seguindo seus instintos, sua intuição e os seus sentimentos. Como sofrem um pouquinho com ansiedade, essas pessoas não lidam muito bem com funções que exijam paciência e planejamento a longo prazo, já que gostam de ver os resultados daquilo a que estão se dedicando o mais rapidamente possível.

Os desafios de Mercúrio em Câncer

Ilustração de alvo com duas flechas, signo de câncer e planeta mercúrio

O principal desafio dessa pessoa é conseguir equilibrar a balança entre razão e emoção, porque ser inconsequente e impulsivo o tempo todo gera um caminho cheio de acidentes de percurso e é um grande sinal de maturidade. Conforme for envelhecendo, essa pessoa precisa encontrar um jeito de considerar mais a razão na hora de tomar as suas decisões. Além disso, essa pessoa precisa encontrar uma maneira de se comunicar de forma mais objetiva, quando for necessário. Algumas conversas permitem certa profundidade e mais problematizações, mas alguns problemas podem (e devem) ser resolvidos de maneira mais prática, perdendo menos tempo, menos energia e fazendo menos drama a respeito de pequenos obstáculos. Por fim, é preciso desenvolver a paciência, porque muitos frutos só podem ser colhidos se tivermos a paciência de plantar a árvore, cultivá-la e vê-la crescer até que os deliciosos frutos finalmente estejam prontos para serem degustados. O mesmo serve para a comunicação: ser sincero e franco a respeito de seus sentimentos é bom, mas será que você precisa fazer isso toda hora? Será que às vezes não é melhor guardar algumas coisas para você e resolver internamente, em vez de sempre expor todo mundo ao seu problema ou a comentários que você poderia muito bem ter guardado para si mesmo?

Mercúrio em Gêmeos: veja quais são as principais características

Confira também: