Mercúrio em Capricórnio

Eles são mais fechados, muito preocupados com seu autodesenvolvimento e um tanto quanto tímidos. Estamos falando dos capricornianos, que também são amigos leais e confiáveis, aqueles com quem sempre podemos contar. Esses são apenas alguns traços da personalidade das pessoas que nasceram entre os dias 22 de dezembro e 20 de janeiro e que, portanto, têm Capricórnio como signo solar, signo esse regido pelo planeta Saturno e comandado pelo elemento Terra.

Todavia se você sabe um pouquinho que seja sobre astrologia ou se já teve contato com um Mapa Astral, sabe bem que o signo solar dá alguns indicativos mais generalizados da nossa personalidade e de quem somos, mas são os outros astros e os planetas os responsáveis por determinar as especificidades da nossa personalidade. Se você recebeu o seu Mapa Astral e descobriu que tem Mercúrio em Capricórnio, entenda agora mesmo o que isso significa, como te afeta e como se manifesta na sua vida amorosa.

O que Mercúrio representa no Mapa Astral?

Ilustração de planeta mercúrio com ilustração de mapa astral

Antes de entender o que a presença de Mercúrio no signo de Capricórnio significa, é preciso entender, de modo geral, o significado do planeta Mercúrio no Mapa Astral, porque cada astro e cada planeta determina o modo como nos comportamos em determinados setores da nossa vida, como explicado na introdução. O Sol, como exemplo, é quem dá a base de quem somos e dos contornos de nossa personalidade, por isso é que usamos o nosso signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, define o modo como lidamos com a comunicação, seja na escrita ou na fala, e também como fazemos para compreender, processar, armazenar e processar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Identifique cada detalhe do perfil do signo de Capricórnio

Mercúrio em Capricórnio no homem e na mulher

Ilustração de planeta mercúrio, símbolo de capricórnio e homem e mulher

É comum que as pessoas pensem que Mercúrio em Capricórnio afeta homens e mulheres de maneira diferente, mas a verdade é que a influência desse planeta sobre nossa vida independe de sexo e gênero. A mesma influência que o maior planeta do nosso Sistema Solar terá no conjunto de crenças, espiritualidade, planos, sonhos e conhecimento do homem, terá no da mulher, então não é preciso acreditar que o seu sexo muda alguma coisa no modo como esse planeta te afeta, como é o caso de Vênus e Marte, por exemplo, que mexem com homens e mulheres de maneira ligeiramente diferente.

O que significa Mercúrio em Capricórnio no Mapa Astral?

Ilustração de planeta mercúrio, mapa astral e símbolo de capricórnio

Afinal, qual é o significado de ter Mercúrio no signo de Capricórnio? Significa, resumidamente, que Mercúrio estava no signo de Capricórnio no exato momento do seu nascimento, o que faz com que esse signo específico afete todas as especificidades listadas nos itens anteriores, que detalham o modo como o maior planeta do nosso Sistema Solar afeta a nossa vida e a nossa personalidade. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Mercúrio em Capricórnio, entenda agora mesmo como isso afeta quem você é e quais serão os desafios que você enfrentará na sua caminhada por causa disso.

Mercúrio em Capricórnio: características

Ilustração de homem sentado com planeta mercúrio e símbolo de capricórnio

A pessoa que tem Mercúrio no signo de Capricórnio é, acima de tudo, uma mente bastante científica e lógica, além de ser extremamente responsável. Desde muito cedo, essa pessoa consegue medir muito bem as consequências de suas ações. E como também é dotada de bastante empatia, é capaz de calcular as consequências dos seus atos, a fim de tomar as melhores decisões sem prejudicar ninguém à sua volta.

Essa pessoa costuma ser metódica, então define os seus padrões a respeito de determinados temas, da maneira como se organiza e de sua rotina, e precisa que tudo isso seja seguido à risca, porque ela se sente muito mal e sem paz quando não consegue realizar os planejamentos que passou tanto tempo preparando. Ver seus planos feitos com tanto carinho frustrados é a pior coisa que pode acontecer para uma pessoa como essa.

Quanto à comunicação, são pessoas desconfiadas, que preferem falar menos e observar mais, já que temem o modo como vão ser interpretadas e também não gostam da sensação de que sua vida é um livro aberto. Elas preferem manter as coisas para si mesmas porque já perceberam que funciona assim e têm medo de que as outras pessoas a machuquem a partir do conhecimento de suas fraquezas. O problema é que isso pode fazer com que elas represem seus sentimentos dentro do peito, causando um acúmulo de situações e sensações ruins que, uma hora ou outra, explodem.

Mercúrio e as casas astrológicas: entenda como ele atua em cada uma

Por serem desconfiadas, essas pessoas são bastante céticas, então é preciso que sejam convencidas com bastante calma a respeito de alguma novidade, porque elas têm um planejamento tão bem feito que, temem ser colocadas fora da rota que traçaram para si mesmas. As pessoas que convivem com elas precisam ter calma para fazer qualquer sugestão que fuja um pouquinho da vida que estão acostumadas a viver, senão uma ruptura pode ser causada, bagunçando a relação e fazendo com que elas fiquem ainda mais arredias.

Essa pessoa tem um pouco de dificuldade de lidar com fé e com espiritualidade, porque costuma agir como São Tomé, apóstolo de Cristo, aquele que pediu para ver as mãos de Jesus quando o Messias ressuscitou, só para garantir que era mesmo aquele que havia sido crucificado. Quem tem Mercúrio em Capricórnio, portanto, não aceita respostas do tipo “porque sim”. Elas querem entender direitinho porque as coisas são o que são.

Por fim, essa pessoa é muito preocupada, então a vida pode acabar se tornando um fardo um pouquinho pesado demais, caso elas não aprendam a deixar algumas coisas de lado para que seja possível viver uma vida mais leve e de bem consigo mesma.

Mercúrio em Capricórnio no Mapa Astral: amor

Ilustração de planeta mercúrio, casal de mãos dadas e símbolo de capricórnio

Por ser uma pessoa mais introspectiva, essa pessoa tende a se fechar para pretendentes mais extrovertidos. Já que adora um planejamento e uma reflexão a respeito do futuro, olha para frente e percebe que um relacionamento com alguém tão aberto não vai ser possível a longo prazo. Elas preferem estar cercadas de pessoas mais introvertidas também, que entendam seu jeito mais racional, sua necessidade de seguir um planejamento e de ter tudo explicadinho para que consigam encontrar a paz que tanto buscam. Se o pretendente desrespeitar ou não entender a necessidade que essa pessoa sente de seguir uma linha que traçou para a sua vida, o relacionamento, caso venha a acontecer, já começa em rota de colisão.

Faça seu mapa astral completo e se conheça melhor

Mercúrio em Capricórnio na vida profissional

Ilustração de pessoa trabalhando com planeta mercúrio e símbolo de capricórnio

Como sentem uma necessidade muito grande de seguir os planos que traçam para si mesmas, essas pessoas tendem a estar sempre reavaliando seus caminhos profissionais, para que consigam entender se estão onde planejavam estar inicialmente. Além disso, essas pessoas não se dão muito bem em profissões nas quais recebam ordens sem que essas ordens sejam explicadas e tenham uma razão de ser, já que tudo precisa fazer sentido e estar explicado para elas. Elas têm dificuldade de comunicação e dificuldade de serem mais abertas, o que pode causar alguma desarmonia e alguns problemas no ambiente de trabalho e com colegas e superiores.

Os desafios de Mercúrio em Capricórnio

Ilustração de planeta mercúrio, signo de capricórnio e alvo com flecha acertada no meio

O principal desafio dessa pessoa é entender que boa parte do mundo, da vida e de tudo o que acontece conosco, naturalmente carece de lógica. Então aquele que fica batendo cabeça em busca de respostas objetivas para problemas subjetivos pode acabar enlouquecendo ou se tornando uma pessoa extremamente angustiada. Outro desafio a ser superado é a tal inflexibilidade na hora de fazer e desenvolver os seus planos, porque a vida é imprevisível e muitas vezes nos atira numa direção aonde nunca imaginamos ir, então precisamos nos adaptar e replanejar os nossos rumos. Por fim, outra coisa muito importante a ser trabalhada é a dificuldade de se comunicar, porque quando seguramos por muito tempo aquilo que sentimos, somos injustos conosco, porque não damos importância àquilo que nos incomoda, mas também somos desonestos com as pessoas que amamos, que ficam no escuro, sem saber o que estamos sentindo de verdade.

Conheça também as principais características de Mercúrio em Gêmeos

Confira também: