Mercúrio em Gêmeos

Eles são surpreendentes, imprevisíveis e louco por novidades! É, não tem como não serem geminianos, né? Há quem diga também que eles têm o pavio bastante curto, que estouram com facilidade, mas que sempre estão com um sorriso no rosto e com vontade de se aventurar em algo novo e louco por aí. Essas são características da personalidade de quem nasceu entre 21 de maio e 21 de junho e, portanto, é do signo solar de Gêmeos, regido pelo planeta Mercúrio e que tem o Ar como elemento.

Saber o seu signo solar é importante, portanto, porque ele é quem nos dá indicativos de quais são os contornos mais gerais da nossa personalidade, mas são os planetas e a Lua os responsáveis por determinar os traços mais específicos de quem somos, o que contribui imensamente para o nosso processo de autoconhecimento. Se o seu Mapa Astral indicou que você tem Mercúrio em Gêmeos, entenda agora mesmo o que isso significa!

O que Mercúrio representa no Mapa Astral?

Ilustração de Mapa Astral com planeta mercúrio

Antes de entender o que a presença de Mercúrio no signo de Gêmeos significa, é preciso entender, de modo geral, o significado do planeta Mercúrio no Mapa Astral, porque cada astro e cada planeta determina o modo como nos comportamos em determinados setores da nossa vida, como explicado na introdução. O Sol, como exemplo, é quem dá a base de quem somos e dos contornos de nossa personalidade, por isso é que usamos o nosso signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, define o modo como lidamos com a comunicação, seja na escrita ou na fala, e também como fazemos para compreender, processar, armazenar e processar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Mercúrio em Gêmeos no homem e na mulher

Ilustração de homem e mulher com símbolo de gêmeos e planeta mercúrio

É comum que as pessoas pensem que Mercúrio em Gêmeos afeta homens e mulheres de maneira diferente, mas a verdade é que a influência desse planeta sobre nossa vida independente de sexo e gênero. A mesma influência que o maior planeta do nosso Sistema Solar terá no conjunto de crenças, espiritualidade, planos, sonhos e conhecimento do homem, terá no da mulher. Então não é preciso acreditar que o seu sexo muda alguma coisa o modo como esse planeta nos afeta, como é o caso de Vênus e Marte, por exemplo, que mexem com homens e mulheres de maneira ligeiramente diferente.

Entenda quais elementos caracterizam o perfil do signo de Gêmeos

O que significa Mercúrio em Gêmeos no Mapa Astral?

Ilustração de constelação de gêmeos com planeta mercúrio

Afinal de contas, o que significa ter Mercúrio no signo de Gêmeos no seu Mapa Astral? Resumidamente, significa que Mercúrio estava transitando o signo de Gêmeos no exato momento em que você nasceu, então são as características desse signo que ditarão as especificidades referentes ao maior planeta do nosso Sistema Solar. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Mercúrio em Gêmeos, entenda agora como isso afeta você e os traços da sua personalidade.

Mercúrio em Gêmeos: características

Ilustração de símbolo de gêmeos, com planeta mercúrio e homem minimalista

Mercúrio em Gêmeos é uma posição conhecida como domicílio, já que o planeta está posicionado num signo regido por ele, o que é muito benéfico para quem tem essa posição planetária em seu Mapa Astral. O mesmo se repete quando Mercúrio está posicionado em Virgem.

Mercúrio é um planeta conhecido por ser rápido, veloz e acelerado. Como está posicionado em seu domicílio, isso se amplifica. Essa velocidade se manifesta para a pessoa que tem Mercúrio em Gêmeos na rapidez com que essa pessoa absorve conhecimento e consegue se comunicar diante de novas informações. É uma pessoa que, por exemplo, consegue aprender novos idiomas ou assimilar conhecimento de uma área pela qual nunca havia se interessado anteriormente com rapidez e esperteza. Além disso, ela consegue lidar muito bem com situações inesperadas, principalmente com aquelas que exigem respostas e movimentos rápidos.

Um dos pontos relativamente negativos dessa posição é que essa pessoa costuma ser dispersa, já que, por ter o pensamento acelerado, ela dificilmente conclui os seus raciocínios e parte para uma próxima linha de pensamento antes de chegar ao fim daquela primeira que ela vinha desenvolvendo. É comum, por exemplo, a pessoa saber um pouco de francês, espanhol, italiano e alemão, mas não saber falar nenhuma delas fluentemente.

Explore o significado de Mercúrio em cada casa astrológica

O ponto positivo é que elas são aquelas pessoas conhecidas como multitarefas, que conseguem desempenhar vários papéis ao mesmo e se dedicar a mais de uma atividade simultaneamente, caso tenham foco e determinação. Se conseguirem se empenhar até o fim, conseguem fazer faculdade, trabalhar, manter uma vida social estável, um relacionamento amoroso, dar atenção a sua família e ainda cultivar hobbies que as façam realmente muito bem.

Outro possível ponto negativo é que elas podem passar a imagem de que são pessoas sem profundidade, já que sempre estão pulando de galho em galho, sem se importar em criar raízes, já que têm uma ânsia muito grande de aprender um pouco sobre tudo o mais rapidamente possível. Como ponto positivo a respeito desse assunto, essas pessoas costumam saber manter uma conversa sobre qualquer assunto, de política a Biologia marinha.

Algumas vezes, elas podem ser acusadas de hipócritas também, porque, por serem comunicativas, expressam aquilo que pensam e sentem em um momento, mas pouco tempo depois mudam de ideia com essa rapidez característica desse posicionamento, aí passam a se comportar de maneira oposta ao que pregavam anteriormente. Não devemos nos preocupar demais com a opinião que os outros têm sobre nós, mas é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, até para que nós mesmos saibamos quem somos – ou ao menos tenhamos essa impressão.

Mercúrio em Gêmeos no Mapa Astral: amor

Ilustração de casal com planeta mercúrio e símbolo de gêmeos

Para se relacionar com essa pessoa, o possível pretendente precisa estar ciente de que é muito difícil manter um fio de conversa coeso com ela, então precisa aceitar essa característica avoada e dispersa dela ou achar isso charmoso. Ela não faz por mal, apenas é assim por natureza. Além disso, o pretendente precisa entender que ela está constantemente mudando de ideia e de opinião, já que tem esse pensamento acelerado que a faz estar em constante reavaliação a respeito de tudo que pensa e acha sobre todas as coisas. Por fim, um ponto muito positivo é que, por ser multitarefa, essa pessoa nunca vai deixar seu parceiro de lado por causa de outras responsabilidades, porque sempre encontra um jeito de colocá-lo como prioridade, mesmo em meio a outras prioridades.

Mercúrio em Gêmeos na vida profissional

Ilustração de planeta mercúrio, símbolo de gêmeos e homem trabalhando

A característica de multitarefa é a que mais ajuda essa pessoa na vida profissional, porque ela é capaz de se envolver em vários projetos ao mesmo tempo e mesmo de realizar mais de uma tarefa simultaneamente. Outro ponto positivo é que ela processa informações muito rapidamente e consegue tomar decisões sob pressão de maneira muito adequada e coesa. Um ponto negativo é que o papo de ser multitarefa pode criar uma bola de neve enorme de tarefas nunca finalizadas, prejudicando bastante o andamento da equipe. Além disso, a dispersão pode atrapalhar o andamento das tarefas que lhe são atribuídas.

Aprenda a ler seu Mapa Astral completo para uma análise detalhada de si

Os desafios de Mercúrio em Gêmeos

Ilustração de planeta mercúrio, símbolo de gêmeos e alvo com flecha no meio

O principal desafio dessa pessoa é não se tornar uma pessoa rasa, que sabe mínimas coisinhas sobre tudo, mas que, no fundo, não sabe nada sobre nada. É como quando a gente acha que consegue dar atenção a todos os amigos, ao parceiro e à família, mas se esquece do aniversário dos amigos, daquele problema que o parceiro vem enfrentando e sobre o qual comenta todos os dias e de uma ajuda que o pai, a mãe ou um irmão pediu. Desenvolver foco e concentração é essencial para essa pessoa, que pode se ver perdida na vida se não o fizer. Fugir da hipocrisia é outro objetivo. Então, em vez de sair falando o que pensa sem nem mesmo pensar se é aquilo mesmo que pensa, procure refletir mais e chegar a uma conclusão. Mudar de ideia é normal e é parte de vida, mas mudar de ideia toda hora é bem estranho e faz com que você passe uma imagem de pessoa falsa. Por fim, tente concluir a tarefa que se propõe a fazer antes de partir para a outra. Começou a estudar um idioma? Estude bastante antes de desistir e começar a estudar outro. Começou a planejar a viagem dos seus sonhos? Leve isso a sério, em vez de desistir 6 meses depois porque quer fazer outra viagem.


Leia também: Aprofunde-se sobre o aspecto astrológico de Mercúrio em Gêmeos

Confira também: