Mercúrio em Peixes

Eles vivem com a cabeça nas nuvens, são muito sonhadores e muito românticos. Esses são os piscianos, não tem como fingir que são nativos de outro signo, né? Além disso tudo, eles são bastante conhecidos por serem generosos e por terem esperança de um mundo e de uma sociedade melhor, mais colorida e, consequentemente, mais bonita. Esses são apenas alguns dos muitos traços que compõem a personalidade das pessoas que têm Peixes como signo solar e que, portanto, são regidas pelos planetas Netuno e Júpiter e pelo elemento Água.

Quem conhece um pouquinho sobre astrologia ou já leu um Mapa Astral, porém, sabe bem que o signo solar é um bom indicativo dos contornos gerais da nossa personalidade, mas são os outros astros, sobretudo os planetas, os responsáveis por determinar os traços de áreas mais específicas de nossas vidas. Se você fez o seu Mapa Astral e descobriu que tem Mercúrio em Peixes, entenda agora mesmo o que isso significa!

O que Mercúrio representa no Mapa Astral?

Ilustração de mercúrio com mapa astral

Antes de entender o que a presença de Mercúrio no signo de Peixes significa, é preciso entender, de modo geral, o significado do planeta Mercúrio no Mapa Astral, porque cada astro e cada planeta determina o modo como nos comportamos em determinados setores da nossa vida, como explicado na introdução. O Sol, por exemplo, é quem dá a base de quem somos e dos contornos de nossa personalidade, por isso é que usamos o nosso signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, define o modo como lidamos com a comunicação, seja na escrita ou na fala, e também como fazemos para compreender, processar e armazenar o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Entenda o que significa Mercúrio retrógrado

O que significa Mercúrio em Peixes no Mapa Astral?

Ilustração de constelação de peixes e planeta mercúrio

Afinal de contas, qual é o significado de ter Mercúrio no signo de Peixes? Significa, de maneira geral, que Mercúrio transitava o signo de Peixes no mesmo momento em que você veio ao mundo, o que faz com que esse signo influencie todas as especificidades com as quais esse planeta influencia a sua personalidade, que foram descritas anteriormente. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Mercúrio em Peixes, entenda como isso afeta a sua personalidade e o seu processo de autoconhecimento.

Mercúrio em Peixes: características

Ilustração de mercúrio, mulher em pé e símbolo de peixes

Esse posicionamento é um pouco complicado. Como já sabemos, Mercúrio é um planeta que diz respeito ao modo como absorvemos e lidamos com informação e com a maneira como nos comunicamos. Ou seja, tudo isso é muito racional. O “problema”, neste caso, é que tudo relacionado a Peixes é muito emocional e sentimental, então há um conflito natural: um setor que depende da racionalidade é regido por um signo comandado pela emoção.

Essas pessoas não são muito boas calculando o que vão fazer com o conhecimento que adquirem ou quais serão as consequências daquilo que dirão e como as pessoas reagirão a isso. Elas seguem o que muitas vezes chamam de intuição ou de sensibilidade, ou seja, se sentem que algo é o ideal, vão fazer isso. Mas o que é sentir? É impossível definir, porque cada um sente de um jeito, então é muito complicado tentar extrair alguma razão dessa pessoa, já que ela sempre vai seguir o caminho das emoções.

Um ponto positivo é que essa pessoa lida muito bem com culpas e arrependimentos. Como sente que está fazendo aquilo que sua intuição indicou que é melhor, essa pessoa não entende um erro como um erro, mas como uma lição que precisava ser aprendida, então ela foi conduzida até o erro por sua intuição, que “sabe” o que é melhor para ele. Ser bem-sucedido, estar certo e coisas assim não são muito importantes para essa pessoa. Ela prefere, no fim das contas, apenas se sentir bem.

Conheça o trânsito de Mercúrio nas casas astrológicas

Como não levam muito consideração a razão e a lógica, essas pessoas acabam mudando muito seus planos, que navegam ao sabor dos seus sentimentos. Se hoje ela se sente feliz, seus planos serão lindos; se amanhã acorda um tanto quanto depressiva, o futuro lhe parecerá um sem-fim de decepções. É difícil, portanto, para essa pessoa, traçar planos a longo prazo e trabalhar com planejamentos, porque o que sente pode mudar a qualquer momento, forçando mudanças de planos e redefinições de rota.

Por não ter muita racionalidade na hora de fazer suas escolhas e por estar à mercê de seus sentimentos, essa é uma pessoa que precisa bastante de amparo para que consiga tomar boas decisões, então ela sente uma necessidade grande de estar servida de bons amigos, que possam dar conselhos úteis e a ajudar a tomar as melhores decisões para sua vida. O problema é que essas pessoas podem se tornar, pouco a pouco, influenciáveis, tornando-se incapazes de tomar uma decisão plausível sem consultar seus “gurus”, o que mina sua independência e sua liberdade.

Mercúrio em Peixes no Mapa Astral: amor

Ilustração de peixes, planeta mercúrio e casal

Assim como em outros aspectos da vida, essa pessoa é muito emotiva na hora de se expressar em um relacionamento. Muitas vezes, o comportamento dela não fará sentido, então ela afirmará que isso está acontecendo porque estava fazendo o que sentiu que deveria fazer, não o que era certo, por exemplo. A pessoa que se dispõe a estar com ela, portanto, não pode esperar conversas e DRs com argumentos bem construídos e explicados. O diálogo sempre vai ser calcado na emoção e no sentimento, o que pode causar explosões e tristezas, por exemplo.

Mercúrio em Peixes na vida profissional

Ilustração de mercúrio, peixes e mulher trabalhando no notebook

Essas pessoas precisam sentir uma conexão emocional com suas carreiras, mas, mais do que isso, precisam se sentir conectadas emocionalmente às pessoas que fazem parte do seu ambiente de trabalho ou aos clientes. Para ela, nada faz sentido se ela não estiver se sentindo bem e disposta para trabalhar, então pode ser muito difícil manter estabilidade na vida profissional se houver muita instabilidade na vida emocional e sentimental.

Os desafios de Mercúrio em Peixes

Ilustração de mercúrio, peixes e alvo com flecha no meio

O principal desafio dessa pessoa é encontrar um equilíbrio entre razão e emoção no modo como se posiciona no mundo e, principalmente, na maneira como se comunica. Sim, seus sentimentos são importantes, mas a pessoa não está no seu corpo para sentir o que você está sentindo, então é importante que você encontre uma maneira de se fazer entender por ela, o que só é possível se houver racionalidade em seus argumentos. Aprender a fazer planos a longo prazo também é muito importante para essas pessoas, que costumam tomar decisões de última hora, sempre baseadas naquilo que dizem que “seu coração” ou “sua intuição” mandam, mas sabemos que ter planos para o futuro é muito importante para que escolhamos os caminhos que seguiremos no presente. Por fim, um terceiro desafio é não se deixar influenciar demais pelas pessoas que ajudam você a tomar boas decisões e a fazer as coisas de maneira racional e lógica. Ter ajuda e bons amigos com quem contar é ótimo, mas eles não podem viver sua vida por você, então considere a opinião deles, mas chegue à sua própria conclusão.

Atente-se às características de Mercúrio em Escorpião

Confira também: