Mercúrio em Sagitário

Bem-humorados, sempre buscando as coisas gostosas da vida e com um sorrisão no rosto! Esses são os sagitarianos, que costumam também ser bastante sonhadores e sempre caminham sem lenço nem documento pelo mundo, à procura de pessoas e de experiências novas, mas sem deixar de ser leal às coisas que já conseguiu conquistar. Essas características todas são associadas à pessoa que nasceu sob o signo solar de Sagitário, isto é, entre 22 de novembro e 21 de dezembro. Esse signo é regido pelo planeta Júpiter e pelo elemento Fogo.

No entanto se você souber alguma coisa sobre astrologia ou se já teve a oportunidade de ler um Mapa Astral sabe que o signo solar dá alguns indicativos mais gerais da nossa personalidade, mas são os planetas que determinam os contornos mais específicos da nossa personalidade. Se você tem em mãos o seu Mapa Astral e descobriu que tem Mercúrio em Sagitário, entenda agora mesmo o que isso significa e desvende os mistérios da sua vida amorosa!

O que Mercúrio representa no Mapa Astral?

Ilustração de mercúrio com estrelas em volta

Antes de entender o que a presença de Mercúrio no signo de Sagitário significa, é preciso entender, de modo geral, o significado do planeta Mercúrio no Mapa Astral, porque cada astro e cada planeta determina o modo como nos comportamos em determinados setores da nossa vida, como explicado na introdução. O Sol, como exemplo, é quem dá a base de quem somos e dos contornos de nossa personalidade, por isso é que usamos o nosso signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, define o modo como lidamos com a comunicação, seja na escrita ou na fala, e também a maneira como compreendemos, processamos e armazenamos o conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Mercúrio em Sagitário no homem e na mulher

Símbolo de sagitario, com ilustração minimalista de homem e mulher e planeta mercúrio

É comum que as pessoas pensem que Mercúrio em Sagitário afeta homens e mulheres de maneiras diferentes, mas a verdade é que a influência desse planeta sobre nossa vida independe de sexo e gênero. A mesma influência que Mercúrio terá no homem, terá na mulher, então não é preciso acreditar que o seu sexo muda alguma coisa no modo como esse planeta nos afeta, como é o caso de Vênus e Marte, por exemplo, que mexem com homens e mulheres de maneira ligeiramente diferente.

Saiba o que pode acontecer quando Mercúrio está retrógrado

O que significa Mercúrio em Sagitário no Mapa Astral?

Ilustração de constelação de Mercúrio na constelação de Sagitário

O que significa ter Mercúrio no signo de Sagitário no seu Mapa Astral, afinal de contas? Resumidamente, significa que Mercúrio estava transitando o signo de Sagitário no exato momento em que você nasceu, então são as características desse signo que ditarão as especificidades referentes a esse planeta em sua personalidade. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Mercúrio em Sagitário, entenda agora como isso afeta você e os traços da sua personalidade.

Mercúrio em Sagitário: características

Ilustração de sagitário, homem e planeta mercúrio

A pessoa que tem o planeta Mercúrio no signo de Sagitário tem um senso muito grande de buscar diferentes filosofias e tipos de espiritualidade para responder aquelas perguntas que a vida real e a racionalidade não conseguem responder. Ou seja, essa não é uma pessoa que tem muito interesse na vida cotidiana e nas coisas como elas são. Ela sempre quer mais, e esse desejo de querer mais normalmente só é saciado quando ela busca a espiritualidade e o misticismo em geral.

O interesse que essa pessoa tem por questões espirituais se reflete no modo como ela se comunica, então ela está frequentemente colocando seus conceitos filosóficos, espirituais e místicos naquilo que fala; suas conversas, portanto, não são nada óbvias e pessoas com quem ela possa conversar livremente e de maneira séria sobre esses temas a atraem muito. Profundidade é exigência em qualquer relação que essa pessoa tenha em sua vida.

Ainda que não tenha interesse em questões espirituais e místicas. prevalece a profundidade e a necessidade de conhecer que essa pessoa sente, então ela pode acabar direcionando isso para os estudos e para a vida acadêmica, por exemplo, caso não se sinta atraída pelos mistérios e os labirintos da espiritualidade. É possível também que, se seguir esse caminho, essa pessoa refute de maneira veemente qualquer vertente espiritual, então se torna atéia ou agnóstica convicta.

Conheça a relação dos planetas com os 4 elementos

Tanto estudo, seja de qual tipo for, pode levar essa pessoa a cultivar certa arrogância intelectual que a levará a se considerar melhor do que as outras, aquelas que não sabem “as verdades” que ela sabe, então é muito importante estar atento para não sucumbir a essa ausência de humildade. É comum que alguém pós-graduado se julgue intelectualmente superior a um pedreiro, por exemplo, mas será que esse pós-graduado saberia erguer um muro com tanta habilidade? Há diferentes tipos de saberes e todos eles são válidos, portanto jamais pense que aquilo que você conhece te torna superior a alguém, porque a outra pessoa certamente sabe algo que você desconhece.

Essa arrogância intelectual pode ter outra consequência – esta tão ou mais grave do que a referida superioridade intelectual: o egocentrismo. Então essa pessoa pode se tornar aquela que está sempre falando (muito bem) de si mesma, sempre se elogiando e fazendo questão de ressaltar o quanto é inteligente. Emocionalmente, ela pode ter dificuldade de reconhecer os seus erros e as suas falhas, exagerando sempre em suas qualidades e naquilo em que tem sucesso.

Como conquistar alguém de Mercúrio em Sagitário

Ilustração de sagitário, planeta mercúrio e casal dançando

Como é uma pessoa que tem muito interesse na profundidade do estudo, seja lá qual seja o tema de seu interesse, essa pessoa tende a se interessar e se sentir atraída por pessoas que também busquem certa profundidade e um acentuado desejo de estudar e de conhecer cada vez mais a respeito de temas desconhecidos. Se pudesse escolher, essa pessoa selecionaria para ser seu parceiro alguém que fosse tão inteligente e dedicado ao conhecimento quanto ele julga ser, assim seriam dois intelectos em estado de igualdade e compartilhando cada vez mais conhecimento.

Mercúrio em Sagitário na vida profissional

Ilustração de planeta mercúrio, simbolo de sagitário e homem trabalhando como repórter

Como tem certo desprezo pela vida normal e cotidiana, essa pessoa encontra bastante satisfação em profissões que permitam que ela estude, pense e contribua com o mundo de maneira mais profunda. Carreiras relacionadas ao ensino, à filosofia, às artes e à espiritualidade são aquelas que mais combinam com essa pessoa, porque permitem que ela esteja sempre estudando e em busca de respostas maiores para as coisas da vida e vivendo uma rotina que não seja padronizada e corriqueira, que é aquilo que ela mais odeia.

Surpreenda-se ao descobrir o significado de cada planeta

Os desafios de Mercúrio em Sagitário

Ilustração de mercúrio, símbolo de sagitário e alvo com flecha no meio

O primeiro desafio dessa pessoa é ter os pés no chão pelo menos enquanto estiver interagindo com outras. Se o interesse dela é por vida alienígena, por exemplo, nem todo mundo estará interessado em falar a respeito disso o tempo todo, então não seja o chato caricato que é conhecido por todo mundo por bater naquela única tecla daquele único assunto. O segundo desafio é evitar a tal arrogância intelectual, e isso é feito quando a gente valoriza os tipos de inteligência que não temos: se você leva muito jeito pra matemática, isso te faz melhor do que quem pinta um quadro lindo? Se você pinta um quadro lindo, isso te faz melhor do que alguém bem-sucedido no mercado financeiro? Valorizando aquilo que você não é, você entende que não é nada demais, apesar de ter suas qualidades. Por fim, tomando os cuidados citados anteriormente, você evita sucumbir ao egocentrismo, porque quando entende que não é o gênio do milênio, e também passa a ter ciência de que as pessoas não têm tanto interesse assim em aplaudir você de maneira incessante, então aprende a colocar o seu conhecimento a serviço dos outros, não para se promover ou estar nos holofotes.


Leia também: Entenda o que significa ter Mercúrio em Gêmeos

Confira também: