Mercúrio retrógrado em Aquário

O planeta Mercúrio é o planeta mais próximo do sol e, apesar de minúsculo, quando fica retrógrado pode impactar bastante a nossa vida. Ele entra em movimento retrógrado três ou quatro vezes por ano e permanece assim por cerca de 3 semanas.

Mas, afinal, o que é o movimento retrógrado?

É apenas uma percepção resultante da diferença de velocidades entre a Terra e Mercúrio. No momento em que a Terra ultrapassa Mercúrio, ao vermos esse planeta aqui da Terra, temos a impressão de que ele está andando para trás, mas na verdade é apenas uma percepção do nosso ponto de vista aqui da Terra. É a mesma coisa que acontece quando estamos em um carro e ultrapassamos outro carro, o que nos dá a impressão de que o outro carro andou para trás.

Mercúrio retrógrado é temido por muitos, pois na Astrologia é o planeta relacionado à comunicação e aos transportes, então podemos esperar alguns percalços e aborrecimentos relacionados a assuntos durante esse período.

Planeta Mercúrio no meio do Universo

Quando Mercúrio está retrógrado, as mensagens desaparecem, um simples pedido pode ser mal interpretado e mal entendido, as pessoas esquecem seus compromissos, perdem papéis e até os computadores e celulares ameaçam entrar em greve.

A primeira retrogradação de Mercúrio do ano de 2021 se inicia no dia 31 de janeiro e termina no dia 20 de fevereiro.

Esse trânsito nos convida a desacelerar (porque você está preso no trânsito), a ser flexível (porque seu compromisso acabou de ser cancelado) e a verificar os assuntos que você normalmente ignoraria.

Os planetas, quando estão em movimento retrógrado, convidam-nos a repensar, rever, reavaliar e ressignificar, pensando onde queremos chegar e para onde estamos levando a nossa vida. É um bom momento para pisar no freio, pois temos tendência a ficar mais introvertidos e mais sensíveis.

Abaixo seguem 10 dicas práticas do que evitar fazer para enfrentar a temporada de Mercúrio retrógrado com mais leveza:

1. Não faça grandes lançamentos de produtos ou projetos importantes

Mulher organizando um projeto em cima de uma mesa de madeira

2. Evite fazer compras de eletrônicos, carros, motos, (meios de transporte), casas e, principalmente, de itens que não tenham a possibilidade de troca

Caso não dê para adiar a compra, certifique-se do que realmente você está comprando, atente-se aos detalhes, ao prazo de troca, aos defeitos etc.

É importante também evitar gastos supérfluos e verificar as contas e as despesas para se preparar caso surjam gastos imprevistos.

3. Evite assinar contratos

Uma mão assinando um contrato sob uma mesa de madeira

Caso seja inevitável, leia e releia todas as cláusulas do contrato para ter certeza do que você está assinando e não dar espaço para falhas de interpretação. Se possível, peça ajuda para um advogado.

4. Planeje-se com antecedência para compromissos

Programe-se para sair de casa e, se possível, saia mais cedo, pois durante esse período acontecimentos inesperados podem ocorrer, como um engarrafamento que você não esperava, um carro quebrado na via, um acidente que dificulte a passagem etc.

5. Proteja seus aparelhos eletrônicos

Atenção redobrada ao uso eletroeletrônicos. Sempre tire da tomada, coloque capinha no celular, faça backup de arquivos.

É muito comum, durante o período de Mercúrio retrógrado, esses tipos de aparelhos falharem ou misteriosamente pararem de funcionar.

6. Evite fazer mudanças que são irreversíveis, como cirurgias eletivas, tatuagens, pintar o cabelo etc

Por causa de falhas de comunicação, você pede uma coisa e a pessoa faz outra. Caso não queira adiar, certifique-se de que o profissional entendeu perfeitamente como você quer e leve fotos de referência, se possível.

7. Comunique-se com clareza

Dois homens conversando

As falhas de comunicação são muito frequentes durante o período de Mercúrio retrógrado, por isso é necessário que tenhamos paciência e, se necessário, que repitamos mais vezes o que queremos, para ter certeza de que a pessoa entendeu.

8. Confira seus e-mails

Certifique-se de que sua mensagem foi enviada, porque às vezes você pode achar que enviou mas por algum motivo ficou presa na caixa de saída.

9. Revise o conteúdo de provas/testes

Uma mão segurando uma lapiseira em cima de um teste

Durante esse período, temos a tendência a ficar com a mente um pouco confusa e a termos dificuldade de nos concentrarmos ou entendermos alguma coisa, por isso revise bastante o conteúdo antes da prova e tente se concentrar ao máximo na hora de fazer um teste.

10. Ouça mais e fale menos

Em alguns momentos, o silêncio vale ouro, então, para evitar a má interpretação, evite entrar em conflitos. O momento pede introspecção e recolhimento.


Por fim, apesar de nenhum dos planetas realmente girar para trás, seu retorno aparente afeta sutilmente nossas reações, nossas percepções e nossas experiências de um modo geral, mas o impacto será sentido de forma diferente por cada um, por isso é importante sempre ver em qual signo Mercúrio estará quando iniciar sua retrogradação.

Como ele estará em Aquário a partir do dia 31/01, se você tem Aquário como seu signo solar, signo lunar ou signo ascendente, esse período terá um impacto maior para você do que para outros signos astrológicos.

Apesar de desafiador, é um período ótimo para pensarmos de maneira aquariana, ou seja, de forma original, criativa e sem preconceitos. Veja em qual área do seu mapa o signo de Aquário se encontra, então revise e reavalie de forma original e criativa os assuntos relativos àquela casa.

Texto por Iasmin Gimenes