O fim do ano chegou!

Por Shirley Aiko Fonseca
 
Mais um final de ano chegou voando… O que podemos fazer de diferente em 2016?
 
Além de comprar muitos presentes, preparar a ceia de Natal, viajar no Ano Novo e fazer todas as simpatias possíveis para um ótimo 2016, também podemos melhorar a nós mesmos como seres humanos. O Réveillon é uma data excelente para fazermos uma retrospectiva e análise de nós mesmos. Já reparou que algumas situações sempre se repetem ao longo da vida? Mesmo que mudemos de casa, cidade ou país, sempre aparecerá alguém parecido com aquela pessoa que nos incomoda, por exemplo. Tudo o que nos incomoda no externo, na verdade, é reflexo do que devemos mudar por dentro.
 
Então, a minha dica para o final de ano é a seguinte: reserve um dia antes do dia 31 de dezembro, pode ser qualquer dia no mês. Faça uma análise de si mesmo, sim, anote em um caderno ou agenda e dê notas para você mesmo.

- Como foram os meus sentimentos durante todo ano de 2015? Quanto senti de alegria, prazer, raiva, tristeza e entusiasmo? O quanto me amei? Como está minha autoestima?
- Como foram os meus pensamentos? Onde coloquei o meu foco? O que deu mais “IBOPE”? Gastei a minha energia pensando positivo ou a desperdicei com pensamentos negativos ou banais?
- Como foram as minhas atitudes? Quantas pessoas eu ajudei neste período? O quanto me ajudei ou quanto foi autossabotagem?  Usei o meu tempo de forma positiva?
- Como foram as minhas palavras durante todo o ano de 2015? Mais palavras positivas ou mais negativas? Fiquei contando problemas e me lamentando ou coloquei foco na solução? Quanto critiquei e o quanto ajudei com ideias positivas?
- E o meu lado espiritual, o que fiz em 2015 para melhorar como pessoa? Quanto fui grato ao Universo por tudo que tenho e por tudo que sou? Quanto li ou estudei que me ajudou a crescer e evoluir? 
 
Por meio dos itens citados anteriormente, faça uma retrospectiva. Quais foram os seus acertos? Quais foram os seus erros? O que aprendeu com eles? O que posso recriar e mudar para um 2015 melhor?

Reflita sobre tudo isso e boa sorte!

Confira também: