O forró de cada signo

O forró é um termo utilizado tanto para denominar uma festa popular brasileira nordestina como também para titular um ritmo musical. Inicialmente, a palavra originou-se de bailes do século XIX, chamados de “forrobodó”, que significam “arrasta-pé, alegria e farra”. Neles eram tocados vários estilos musicais do Nordeste, como baião, xote, xaxado quadrilha e coco. As festas aconteciam em chão de terra batida, por isso o termo “arrasta-pé”. Era preciso molhá-los e que as pessoas dançassem arrastando o pé no chão para que a poeira não subisse.

O chamado forró tradicional ou forró pé-de-serra surgiu na década de 40, tem como base instrumental a zabumba, sanfona e triângulo, e seu objetivo era de contar a história do sertão e do homem sertanejo. Ao longo do tempo, o ritmo se transformou, incorporando novos instrumentos e ganhando novos subgêneros musicais. O forró eletrônico ou estilizado nasceu na década de 90 e retirou de sua composição melódica a zabumba e a sanfona, acrescentando o sax, o teclado e o órgão eletrônico, e recebeu muitas críticas por ter transformado o forró raiz em um produto mercantil. Já o forró universitário foi criado nos anos 2000 e é influenciado pelo funk, reggae, pop, rock e samba. Além disso, utiliza-se de instrumentos como violão, percussão e contrabaixo.

Não importa o estilo de forró, sempre vai ter um que se encaixa perfeitamente com o seu perfil. Já parou para pensar qual é o forró que combina com você? Pois nós, do Horóscopo Virtual, sim! Preparamos uma lista de forrós que são a cara de cada signo. Confira com a gente!

Áries

Jonas Esticado — Investe em mim

Homem branco de cabelos curtos, braços cruzados e expressão sorridente.

Essa música de Jonas Esticado diz muito sobre o ariano. Sedutor nato, ele tem o poder do charme em suas mãos. É conhecido como um dos signos mais conquistadores do zodíaco e, através de um jeitinho todo especial, consegue alcançar aquilo que almeja.

“Investe em mim, aposta tudo em mim, eu prometo te fazer feliz.”

Touro

Tierry — Choque Térmico

Homem branco de cabelo curto e preto, com expressão serena.

O taurino tem os 5 sentidos apurados e extremamente sensíveis. É muito intenso em seus relacionamentos e não leva nada adiante se não houver amor. São pessoas de atitude, não gostam de ficar somente nas palavras. Assim como diz na música cantada por Tierry, “ou congela ou pega fogo”, não tem meio termo.

“Se for pra voltar de novo não tem morno, ou a gente congela ou pega fogo. Deixa o gelo da Europa pra outro dia, prefiro o seu calor da Bahia.”

Gêmeos

Wesley Safadão — Sonhei Que Tava Me Casando

Homem branco usando óculos de sol, sentado numa poltrona de avião.

O geminiano ama a liberdade e a juventude. Apesar de ser companheiro, adora uma festa e estar rodeado de pessoas legais. Seu nível de interesse em algo pode variar muito, então, para conseguir prender sua atenção tem de ser algo bem atraente.

Conheça qual é o signo de Ivete Sangalo

Além disso, é bem divertido e tem um bom humor fora do normal. Parece que essa música do Safadão descreve bem esse signo, dá uma olhada:

“Sonhei que tava me casando e acordei no desespero. Vida de casado é boa, só perde pra de solteiro.”

Câncer

Tierry — Acertou na Mosca

Homem branco usando óculos de sol.

Câncer é o signo mais romântico, doce e amoroso do zodíaco. Quem é desse signo é bem apegado a lembranças e memórias, além de fazer um vínculo sentimental com as pessoas. É regido pelas suas emoções e ama atenção, cuidados e mimos.

Veja o trechinho dessa música do Tierry e perceba como relata um canceriano:

“Acha mesmo que pra vida toda eu quero só você? Acertou na mosca, bebê! Pensa que vai ter de mão beijada o meu coração? Acertou na mosca mozão!”

Leão

Jerry Smith Feat. Wesley Safadão — Quem Tem o Dom

Homem branco de cabelo e barba pretos, com fumaça no rosto.

Os leoninos têm a autoestima bem elevada, são muito confiantes de si e adoram chamar a atenção. Amam a liberdade, estar no controle da situação e são extremamente fortes, raramente você os verá abalados. A extravagância faz parte da sua conduta, gostam de luxo e de se aparecer. Dá uma olhada se essa música não descreve um leonino melhor que o próprio leonino:

“Tentam me hackear, mas não tem jeito, é tudo fake. Com uma dose do meu beijo, eu mato a sua sede. Não tem no mercado outro igual, eu sou original!”

Virgem

Aviões do Forró — Tô Limpando Você da Minha Vida

Homem branco usando óculos de sol e camiseta preta, fotografando em frente ao espelho.

Metódico, o virginiano também é tímido, quieto e observador. É detalhista e está sempre em busca da perfeição. É bem resolvido perante o que deseja e, por conta disso, é capaz de eliminar qualquer coisa que esteja em seu caminho para alcançar aquilo que almeja.

Entenda sobre a origem da Festa Junina

Pega o paninho juntamente com detergente e faça como os Aviões do Forró: limpe alguém indesejado de sua vida!

“Quem me ver dançando assim, mão pra frente, gira gira. Eu tô limpando você da minha vida.”

Libra

Gabriel Diniz — Jenifer

Homem branco de cabelos e barba pretos, usando óculos de sol.

Grande paquerador, o libriano é charmoso, educado e atencioso. É cauteloso em suas escolhas e sempre está em busca do equilíbrio e da paz. A pessoa desse signo é de uma grande empatia, sabe dar um bom conselho e está sempre sendo cogitada pelos amigos por ser agradável. Olha só o trecho da música “Jenifer”, de Gabriel Diniz, e repare nessa resposta supereducada, típica de um libriano!

“Você não paga as minhas contas, já não é da sua conta o que é que eu tô fazendo aqui. Mas mesmo assim, vou te explicar.”

Escorpião

Xand Avião — Meu Fraco

Homem branco usando máscara num avião.

Quem é de escorpião tem uma personalidade forte. Além de intenso, é genioso e, às vezes, até um pouco teimoso, pois preza muito pelos seus ideais. É extremamente sensual, tem facilidade na hora da conquista, mas, em contrapartida, adora um desafio. O mistério e a coragem fazem parte da sua vida e o que chama a sua atenção são coisas que ninguém teve a perspicácia de enxergar. Observe a intensidade desse trecho da música “Meu Fraco”, de Xand Avião:

“Você não me faz bem, mas sabe tudo que eu gosto. Eu tento fugir, mas eu sempre volto.”

Sagitário

Os Barões da Pisadinha — Galera do Interior

Dois homens brancos com expressões sorridentes.

O sagitariano não despreza a sua liberdade. Ama se aventurar, adora uma bagunça e curtir a vida.

Descubra quais são os estilos musicais de cada signo

Apesar disso tudo, é bem disciplinado e organizado, sabendo o momento certo para cada coisa. É uma pessoa divertida e de uma alegria estonteante. Adora estar no meio dos amigos e pessoas que ama. “Galera do Interior”, dos Barões da Pisadinha, representa demais a alegria e a festividade de um sagitariano. Confira:

“Com a gente não tem besteira, a gente chama na pressão. Se tem forró de verdade, aumenta o som do paredão.”

Capricórnio

Marcia Fellipe — Mil Notas de 100

Mulher branca e loira de óculos de sol numa piscina.

Extremamente dedicado e focado, o capricorniano é uma pessoa determinada e, como diz Marcia Fellipe, “seu limite é o céu”! Tem um amadurecimento precoce e é bem criterioso em suas escolhas. É objetivo em tudo o que faz e amante do silêncio. Muita gente fala que eles são frios, mas quando pegam intimidade com alguém, são sérios e fiéis.

“Mil notas de cem para gastar, essa noite eu vou luxar. Hoje quero ostentar, de Louboutin, bolsa Chanel, diamante no anel. Meu limite é o céu!”

Aquário

Aldair Playboy e Marília Mendonça — Pode Me Bloquear

Homem negro de pele clara usando roupas pretas, com expressão sorridente.

De uma personalidade forte, quem é do signo de aquário pode se considerar alguém imprevisível. Não dá para criar expectativas, pois ele pode frustrá-las, tanto no lado positivo quanto no negativo. É uma pessoa divertida, companheira, mas também é bem racional e pode parecer um tanto geniosa. Além disso, são pessoas decididas, assim como na música de Aldair Playboy e Marília Mendonça, que diz:

“Pode me bloquear, só me procura quando resolver me amar, quando meu coração também quiser ficar.”

Peixes

Diga Sim Pra Mim — Desejo de Menina

Homem e mulher brancos abraçados de lado.

O pisciano é o amorzinho do zodíaco. É sensível, sonhador e muito carente. São pessoas intuitivas e enxergam as coisas além das entrelinhas. São humildes, empáticos e têm uma compaixão sem fim. Além disso, são supertalentosos, porém vivem no mundo da ilusão. Veja se essa música da banda Desejo de Menina não é a cara de um pisciano!

“Então case-se comigo numa noite de luar ou na manhã de um domingo à beira-mar, diga sim pra mim. Case-se comigo na igreja e no papel, vestido branco com buquê e lua de mel, diga sim pra mim!”

 

E aí, se identificou com a música? O forró, assim como todos os estilos musicais, é uma manifestação artística que carrega uma grande história cultural e que permanece com sua essência conservada até os dias de hoje. Além disso, esse ritmo não beneficia somente o ramo musical, passa pela indústria de instrumentos até a indústria de couro e tecidos. É mais do que uma canção, é um estilo de vida.