O livro de poesia de cada signo

Já faz um bom tempo que a poesia parou de ser relacionada apenas com romantismo, histórias de amor e sofrimento. A poesia finalmente foi reconhecida como um gênero literário que pode atrair a atenção e agradar aos mais diferentes gostos e preferências, afinal ela pode se moldar de acordo com a temática que o autor gostaria de abordar e, dessa forma, ser tão misteriosa ou aventureira como qualquer livro em prosa.

A poesia, diferentemente da prosa, precisa ser lida com calma e cuidado. Apesar de ser curta, ela traz em seu conteúdo, em sua maioria breve, muitas informações entrelinhas, por isso precisa ser desbravada, desconstruída e lida com atenção para seu total entendimento. Porém até os mais apressados podem gostar de uma poesia se conseguirem descobrir o livro correto para seu perfil. E é nisso que essa pauta vai te ajudar! De acordo com o perfil de cada um dos nativos dos doze signos do nosso Zodíaco vamos indicar um livro de poesias certeiro para seu gosto. Vamos lá!

Áries

Arianos são intensos, imediatistas e não costumam ter "tempo a perder" com nada que for mediano ou raso demais. Gostam de temas que os indagam e fazem pensar, por isso uma ótima indicação é "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade, um lamento sobre a falta de atenção com o mundo ao redor.

Touro

Taurinos adoram pegar um bom livro e ficar em um lugar confortável desfrutando de sua companhia. Por serem do time do "devagar e sempre" estão entre os nativos que mais gostam de ler poesia. "A cor do invisível", do poeta gaúcho Mário Quintana, é uma ótima pedida para este nativo, pois reúne poemas de diversas fases do escritor, sempre com seu olhar único em relação ao cotidiano.

Gêmeos

Geminianos são comunicativos e estão sempre em busca dos últimos temas mais em alta na rodas de conversa. Por isso eles não ficam sem ler os livros mais comentados. "Outros jeitos de usar a boca", de Rupi Kaur, é uma ótima pedida para o geminiano. Além do motivo anteriormente citado, são poemas curtos e cheios de conteúdo, do jeito que precisam ser para prender a atenção deste nativo.

Conheça a saga de livros que é a cara de cada signo

Câncer

Cancerianos são sentimentais e apegados a tudo o que lembrar sua infância e sua família. Por causa disso, o livro "O invisível aos olhos", do poeta João Doederlein (também conhecido como @akapoeta), é uma ótima pedida. O livro de poemas é uma releitura do clássico “O pequeno príncipe”. Mais saudosista e sentimental impossível, não é?

Leão

Leoninos gostam de temas fortes, que chamam atenção para a beleza e a importância de ser humano. "Um útero é do tamanho de um punho", de Angélica Freitas, é uma ótima escolha para esse nativo. O tema central é a mulher, além do que se espera dela e é muito mais profundo do que a vendem.

Virgem

Virginianos são clássicos, metódicos e gostam de tudo o que tem grande qualidade. Por isso é que um livro de poemas de Cecília Meireles, sempre aclamada por crítica e público, é uma tentativa certeira de agradar um virginiano. “Cânticos” é um livro que reúne mais de vinte poemas da autora, além de trazer manuscritos que permitem que o leitor entenda seu processo de criação.

Libra

Librianos buscam justiça a todo instante em suas vidas, mas também são seduzidos por tudo o que é belo. Logo, um livro para este nativo precisa ser um convite aos olhos, além de linhas de palavras enfileiradas. Por isso é que a coletânea "Rua Aribau", de Alice Sant'Anna, é uma ótima pedida. Além dos poemas feitos por mulheres, também conta com ilustrações.

Aprofunde-se em si mesmo com livros que exploram o autoconhecimento

Escorpião

O clássico livro de poemas "Espumas Flutuantes", de Castro Alves, é uma ótima pedida para os escorpianos. Com seus poemas, o autor desbrava o amor com muita sensualidade e intensidade, características sempre presentes na personalidade de um escorpiano.

Sagitário

Sagitarianos são engraçados e estão sempre em busca de diversão, por isso gostam de livros que tenham bom humor e que os façam passar um momento agradável em suas páginas. "Poesia numa hora dessas?!", de Luis Fernando Veríssimo, é uma ótima pedida para esse nativo. Leve e divertido, tudo o que um sagitariano busca.

Capricórnio

Capricornianos, sempre tão fechados e sérios, tendem à melancolia. Adoram ler textos profundos e tristes, que os façam refletir sobre sua vida e o mundo ao seu redor. Clássico de Carlos Drummond de Andrade, "Receita de Ano Novo" é uma ótima indicação para esse nativo. O fim de ano é o momento em que mais se pensa sobre a vida, afinal.

Aquário

Aquarianos gostam de reinventar tudo o que for possível e odeiam tudo o que for tradicional. Buscam liberdade acima de tudo e gostam de experimentar coisas novas a todo momento. "Querem nos calar: poemas para serem lidos em volta alta", organizado por Mel Duarte, é um livro de poesia de mulheres de todas as regiões do Brasil. São poesias de batalha com temas fortes, como racismo, desigualdade social e feminismo.

Peixes

Piscianos são sensibilidade à flor da pele, transbordando pelos poros a todo instante. São nativos que estão sempre em busca de respostas e de entender o mundo ao seu redor. Por isso é que "O que o sol faz com as flores", de Rupi Kaur, é uma ótima pedida. O livro mostra toda a jornada das flores, fazendo um paralelo com nossa vida, ancestralidade e espiritualidade.

Quer saber qual livro combina com você? Faça o teste aqui e descubra!