O poder por trás do silêncio

O silêncio, provavelmente, é uma das coisas mais libertadoras da vida além de viajar. Quando vivemos em sociedade, a todo momento algo é exigido de nós, seja no trabalho, seja em nossas relações. Estamos sempre nos comunicando, ouvindo, processando informações do mundo exterior ou do nosso mundo interno. Só os ansiosos sabem o terror que é ter de estar em constante contato com as pessoas ao mesmo tempo em que não conseguem silenciar a própria mente. Entretanto, independentemente de sermos ansiosos ou não, todos nós sabemos o quão libertador é chegar à própria casa e ir ao banho ou aproveitar aqueles minutinhos antes de dormir, aproveitando o silêncio que reina no cômodo.

De certa forma, conectamo-nos com nós mesmos e nos sentimos minimamente em paz porque ali, naquele momento, nada é exigido de nós além do descanso. Todavia, por incrível que pareça, o silêncio oferece diversos outros benefícios além da paz interna. Confira a seguir tudo o que você precisa saber com o Horóscopo Virtual!

Benefícios físicos do silêncio

- Diminui a pressão sanguínea, o que pode ajudar a prevenir ataques cardíacos.

 - Melhora o sistema imunológico.

- Promove melhor funcionamento do cérebro.

- Diminui o estresse e a ansiedade.

- Promove a regulação dos hormônios.

Benefícios psicológicos do silêncio

Aumento da criatividade

Pessoa pintando flores sobre a mesa

Dois bons exemplos disso são Albert Einstein e Isaac Newton, pois ambos passaram a maior parte de suas vidas trabalhando sozinhos e conquistaram grandes feitos. Além disso, muitos outros psicanalistas já explicaram que nossa criatividade é mais explorada quando estamos sozinhos ou após um período de solitude.

Maior consciência de si e de onde se encontra

Estamos sempre cobertos de distrações e de barulhos. Contudo, quando ficamos em silêncio, prestamos mais atenção aos nossos corpos, à nossa respiração e aos nossos pensamentos. De repente, damo-nos conta de muitas coisas que antes não percebíamos exatamente por essa falta de contato.

Promove a reflexão

Por consequência de ter maior consciência de si mesmo, você pode se ver mais disposto à certas mudanças em sua vida. Seja iniciando uma nova relação, começando um novo projeto, ou até se aventurando numa nova carreira.

Promove a sensibilidade à vida

Só quem se dedica ao silêncio tem grandes reflexões sobre o quão misterioso é estar vivo. A falta de barulhos e esse contato consigo mesmo fazem com que seja percebido o fato de que a vida é misteriosa. Essa compreensão, por sua vez, provoca maior sensibilidade em relação à vida.

Promove a concentração

Barulhos distraem e, por mais que muitos gostem de trabalhar ouvindo música, a verdade é que, para certos tipos de trabalho, a empolgação pode atrapalhar e até contribuir para com a procrastinação.

Relaxa a mente

Homem sentado observando as montanhas

Exceto em dias ruins, em que o silêncio provavelmente fará sua cabeça se autoquestionar mil vezes mais, em dias comuns ficar em silêncio trará mais calma e serenidade à sua mente.

Melhora a produtividade

Tanto por se sentir mais criativo quanto por não ter ruídos tirando seu foco, o silêncio definitivamente alavanca a produtividade.

Promove a paciência

O silêncio acalma e, quando praticado diariamente, contribui para com uma personalidade mais pacífica. Em outras palavras, com o tempo, o seu nível de tolerância também aumenta e você se torna uma pessoa mais paciente e habilidosa para lidar com a frustração.

Como trazer o silêncio para sua rotina

Saia para uma caminhada

E, claro, sem fones de ouvido. Faça uma caminhada no meio da natureza onde só seja você e sua própria voz. Tudo bem chamar um amigo para ir com você, contanto que ambos respeitem o silêncio alheio.

Vá para cama mais cedo

Aqueles minutinhos antes de dormir são ótimos para silenciar e cultivar a introspeção.

Cultive o “só mais cinco minutinhos”

Caso não possa ir à cama mais cedo, use aquela súplica por mais cinco minutinhos para aproveitar a falta de sons pela manhã.

Faça exercícios de respiração

Exercícios de respiração são ótimos para concentrar e cultivar o silêncio na mente, principalmente quando acompanhados de algum mantra, o que evita o fato de a mente focar pensamentos aleatórios.

Medite

Mulher meditando na floresta

Sempre útil, a meditação é feita especialmente para promover esse contato, o qual só pode ser vivenciado por meio do ato de silenciar.

Por determinado período, desligue a TV ou o rádio

Não importa se estamos no carro ou em casa, pois sempre haverá algum barulho ao redor. Quando nos dermos conta e não fizermos muita questão, evite isso. Devemos nos permitir respirar um pouco por meio da verdadeira solitude.

Tenha um refúgio

Muitas pessoas não podem se dar ao luxo do silêncio, principalmente quando estão no trabalho. Caso esse seja o seu caso, tenha um refúgio, seja a cantina perto do trabalho, seja simplesmente o banheiro. Tenha um lugar onde você possa se refugiar quando o excesso de informação começar a exigir demais da sua cabeça.

Você também pode gostar:

Com certeza, você já sabia que o silêncio faz bem, mas, provavelmente, não sabia que proporcionava tantos benefícios! Ademais, há o fato das vezes em que sabemos que vamos falar algo indesejado a outra pessoa, mas ainda assim falamos, o que pode causar grandes problemas não só a nós mesmos quanto às pessoas que estão ao nosso redor. Esse é outro grande exemplo em que se silenciar deveria ser regra. Dessa forma, afastar-se de tumultos e de sons pode fazer proporcionar benefícios tanto emocional quanto fisicamente. Por isso tente separar alguns minutinhos do seu dia para cuidar de você com o simples ato de ficar em silêncio.

Use esse tempo como um uma pausa e como um filtro de todas as informações desnecessárias que você acaba processando sem necessidade. Todos merecem uma folga, principalmente o seu cérebro e os seus ouvidos!