O prato nordestino de cada signo

A região com mais estados no país certamente é capaz de nos proporcionar a melhor experiência cultural, musical, turística e, claro, gastronômica. Sim, estamos falando do Nordeste, esse pedaço encantador do Brasil que, além de nos proporcionar as mais belas praias do litoral brasileiro, ainda nos envolve com sua culinária cheia de temperos, influências e muito, mas muito amor.

É uma variedade quase infinita de sabores, apreciados nacional e internacionalmente. Os pratos nordestinos são uma verdadeira experiência multissensorial: cores, cheiros e sabores que vão mexer com os nossos sentidos.

A culinária nordestina tem grandes influências africanas, indígenas e portuguesas – uma mistura que veio sendo refinada desde o período colonial. Seus temperos fortes e apimentados, a carne-seca, os peixes e frutos-do-mar são a sua marca registrada. Tem também tapioca, melado, frutas tropicais, canjica, cuscuz de milho, mingau de puba... é tanta variedade de sabores maravilhosos que precisaríamos de um artigo inteiro só para fazer essa lista.

Quem nunca provou do tabuleiro da baiana ou degustou o famoso bolo de rolo pernambucano? Quem nunca caiu nas graças do arroz de cuxá ou provou o arroz-doce nas festas juninas? Tem para todos os gostos, e cada pessoa já deve ter tido essa experiência maravilhosa de provar esses pratos maravilhosos sem nem mesmo precisar ter ido ao Nordeste – mas recomendamos fortemente que você vá provar esses quitutes diretamente da fonte!

Seja como for, existe um prato nordestino feito para você, e fomos buscar nos signos as características que podem ajudar nessa escolha. Vem viajar com a gente nessa experiência mais que deliciosa e descubra o prato nordestino de cada signo!

Áries – Buchada de bode

Buchada de bode.

Arianos combinam perfeitamente com qualquer prato típico nordestino, pois também são arretados e não têm medo de desafios. Comida apimentada, com caldos e molhos dos mais diversos fazem a cabeça deles.

Tome cuidado com os alimentos que podem fazer mal para os signos

Para esses nativos, a buchada de bode, típica do Sergipe, pode ser uma aventura e tanto! Feito com as vísceras do animal, tem um sabor marcante e ousado, assim como esse signo, que não tem medo de se jogar em nada, muito menos em pratos fortes e peculiares como esse.

Touro – Camarão com arroz de cuxá

Camarão com arroz de cuxá.

Nem precisa dizer que a gastronomia é a melhor experiência que um taurino pode ter na vida, não é? O signo, conhecido por sua paixão por comer – e, diga-se de passagem, comer bem –, poderia fazer uma lista de iguarias nordestinas que gostaria de degustar.

Mas um prato que pode agradar esse paladar sofisticado é o camarão. Uma boa dica de acompanhamento é o arroz de cuxá, típico do Maranhão. Esse molho à base de vinagreira, pimenta-de-cheiro, gergelim, camarão e farinha de mandioca secos é uma experiência divina!

Gêmeos – Tapioca

Tapiocas.

Geminianos adoram conhecer outras culturas e isso inclui conhecer a culinária típica de determinada região. No Nordeste, dada a farta variedade, vai ser literalmente um prato cheio para esses nativos, que vão adorar provar de tudo.

Para esse signo, um prato versátil tem muito valor. A tapioca é um desses pratos com o qual podemos fazer quase de tudo. Comum no Ceará e em Alagoas, a tapioca pode ter uma infinidade de recheios – tanto doces como salgados. Pode ser fruta, queijo, carne, apenas uma manteiguinha e até mesmo chocolate... não há limites para esse prato múltiplo.

Câncer – Maria-isabel

Maria-isabel.

Cancerianos gostam de levar a experiência afetiva para todos os campos de sua vida. Sendo assim, não é diferente na hora de comer. Para eles, a história de um prato, de preferência envolvendo família e sentimentos, conta muito na hora de escolher.

Para esses nativos, um prato que pode ser muito apreciado atende pelo nome de maria-isabel. Típico do Piauí, é composto basicamente por arroz e carne de sol, temperado com pimenta-do-reino.

A origem desse prato remonta a uma história interessante. Entre as famílias pobres e numerosas do interior do estado, a carne era consumida primeiramente pelos homens. Foi aí que uma mãe decidiu pegar um pedaço de carne, cortar em cubinhos e cozinhá-los com arroz, para alimentar toda a família. Ela, então, decidiu dar ao prato o nome de suas duas filhas. Uma história que encheria o coração de qualquer canceriano, não é?

Leão – Moqueca

Moqueca de peixe.

Leoninos gostam de apreciar tudo sob a ótica da “experiência”. Para eles, uma viagem não é uma mera ida a um lugar, assim como a degustação de um prato não se limita a comer o que há nele. Para eles, tudo precisa transmitir sensações e beleza.

Um prato que certamente renderá aquela foto para o Instagram é a moqueca. Muito conhecida na Bahia, a moqueca também é um prato consumido no Sergipe. Imagine aquela decoração: postas de peixe com camarão – podendo ter outros frutos-do-mar também – em uma panela de barro, regada a leite de coco e azeite de dendê. Além de delicioso, uma verdadeira obra de arte, digna de muitos likes.

Virgem – Arrumadinho

Arrumadinho nordestino.

Virginianos são conhecidos por sua grande tendência pela organização e por tudo bem certinho, quase chegando à perfeição. Na hora de comer, também gostam não só de um prato bem organizado, como também bem feito e cheios de sabor.

Prepare o café da manhã perfeito para o seu signo

Fazendo uma brincadeira com esse jeito organizado de ser do virginiano, um prato que poderia agradá-lo é arrumadinho. Surgido em Pernambuco, o prato é feito com charque, macaxeira, farofa, vinagrete e feijão-verde, tudo temperado com manteiga de garrafa. Esse nome é devido à forma como ele é arrumado no prato: todos os ingredientes arrumadinhos em fileira, cobertos com o vinagrete. Do jeito que esse nativo adora!

Libra – Baião de dois

Baião de dois.

Conhecido por valorizar tudo que é sofisticado, o libriano também leva esse bom gosto quando o assunto é culinária. Para ele, pratos badalados, bonitos e cheios de história são a aposta!

O baião de dois, surgido no Ceará, é um dos mais pratos nordestinos mais pedidos na região. Então é uma excelente opção para esse nativo. Arroz, feijão, queijo coalho e manteiga de garrafa: tem combinação melhor? E se juntarmos outras iguarias, como carne-seca ou linguiça, fica ainda mais perfeito!

Escorpião – Acarajé

Pessoa branca passando acarajé num molho.

Esses nativos têm a fama de serem “calientes”, e em termos de gastronomia, essa característica não passa despercebida. Quanto mais apimentado, melhor. Em todas as questões da vida, por sinal.

Um prato que agradaria em cheio aos escorpianos é o famoso acarajé. O mais conhecido prato da culinária baiana é feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal. É frito no consagrado azeite de dendê, podendo ser acompanhado com camarão, vatapá ou caruru. E quanto mais “quente” você pedir, mais pimenta ele terá. Totalmente ardente, assim como o signo.

Sagitário – Caranguejada

Caranguejada.

Sagitarianos amam experiências de todo tipo. Desbravar novas culturas, sair sem rumo experimentando tudo que a vida tem a oferecer... essa é a vida desses nativos.

Para eles, um prato que retrate a alegria de viver e o gosto pelas aventuras seria perfeito. Uma boa caranguejada com leite de coco, diretamente da Paraíba, é a pedida. Os temperos, mais suaves do que a maioria dos pratos nordestinos, incluem tomate, cebola, coentro, pimentão e colorau. Simples, mas saboroso. Assim como a vida é para o sagitariano.

Capricórnio – Carne de sol

Prato com carne de sol.

Capricornianos gostam de praticidade em tudo na vida. Não é que não gostem de ter trabalho, mas é que preferem as coisas mais “diretas e retas”. Com relação à comida, não são diferentes nesse pensamento: um prato que eles consigam identificar e que seja o mais trivial possível, mas sem abrir mão do sabor.

Para eles, a carne de sol é algo simples, mas que traduz perfeitamente a culinária nordestina: tem sabor marcante e é versátil. Um clássico acompanhamento é a mandioca (cozida, frita ou na forma de purê), tudo finalizado com manteiga de garrafa e queijo coalho. É um prato que nunca vai dar errado. Sucesso garantido.

Aquário – Paçoca de carne-seca

Farofa de carne-seca.

Aquarianos são abertos a todo tipo de experiência. Na gastronomia, eles sempre vão querer provar coisas novas e completamente diferentes. Não gostam do básico, querem sabores inexplorados ou, pelo menos, inexplicáveis.

A paçoca de carne-seca é uma boa pedida. Presente no Piauí e no Rio Grande do Norte, esse prato não tem a ver com a paçoca de amendoim, que é doce. Já começa aqui a ser diferente, ao gosto do aquariano. É preparada com carne-seca desfiada em farinha de mandioca branca. É um ótimo acompanhamento, inclusive para o baião de dois.

Peixes – Bolo de rolo

Bolo de rolo.

Para esse signo, resolvemos mencionar uma receita doce, que simboliza o jeito de ser dos piscianos, que são afeto disfarçado de gente. Eles são doces, amorosos e adoram experiências que mexam com os sentimentos de forma positiva, trazendo boas sensações.

O bolo de rolo, iguaria típica de Pernambuco, é um carinho em forma de comida. Considerado Patrimônio Imaterial do estado, esse bolo, que se assemelha ao rocambole, é feito com farinha, ovos, manteiga e açúcar. Sua massa bem fininha é recheada com goiabada e enrolada várias vezes. Para finalizar, é polvilhada com açúcar. Um bolo leve, bonito e que, quando colocamos na boca, nos leva a lugares emocionais incríveis.

Aprenda o que é Mindful Eating, um novo jeito de se alimentar

Então, gostou das nossas dicas para o prato nordestino de cada signo? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares, e apostem entre si se o prato combina realmente com as características astrológicas de cada um.

E se você quiser provar todas essas delícias, independentemente do seu signo, não se avexe! Pode cair nessa tentação. O Nordeste nos presenteia com belos pratos, lindas paisagens, gente acolhedora e a certeza de que o paraíso existe, sim. E está bem aqui no Brasil!

 
 

Confira também: