O que fazer quando você está inseguro com sua carreira profissional

Você está se sentindo inseguro sobre a carreira que escolheu? Como você deve imaginar, essa situação é mais normal do que você possa imaginar. Primeiro porque temos que escolher nossa área de estudo muito jovens, sem realmente entender como o mercado funciona. Segundo porque, uma hora ou outra, nossos objetivos e interesses se modificam, e então sentimos a necessidade de migrar para uma nova área ou função. Caso você esteja se sentindo inseguro, confira agora 7 perguntas que você precisa fazer a si mesmo antes de decidir seu próximo passo na sua vida profissional.

• Eu vejo valor ou me sinto valorizado no meu atual trabalho?


Se a sua resposta é “sim”, você está no caminho certo. Caso tenha pensado por alguns segundos, sua resposta é “não”, e você precisa fazer algo sobre isso. Ou você tenta mudar a forma como sua empresa vem trabalhando, ou você tenta procurar por algo melhor.

Descubra como cada signo se comporta no trabalho

• Você está satisfeito com seu planejamento de carreira?
 

Não há perspectiva de crescimento para determinadas profissões. Contudo, se você anseia chegar em algum lugar e, por acaso não tem a chance de alcançar isso devido às suas perspectivas profissionais atuais, você tem algo a refletir.

• O que é sucesso para você?
 

Provavelmente essa é a pergunta mais difícil, mas é importante que você entenda o significado de sucesso para você, assim você pode procurar por empregos que se adequem às suas preferências. Enquanto algumas pessoas preferem um emprego flexível que lhes forneça mais tempo com suas famílias, outras pessoas preferem cargos mais ambiciosos para garantir uma melhor quantia de dinheiro no fim do mês.

Encontre o caminho do sucesso com orações. Confira!


• O que posso fazer para mudar minha carreira?
 

Se você perceber que realmente está infeliz, e que mudar de profissão é a sua melhor opção com todos seus prós, contras, benefícios e riscos, você precisa pensar no que pode fazer. Seja um novo curso, pedir transferência, fazer intercâmbio, ou ir em busca de novas áreas, a pesquisa depende toda de você.

• Tenho colegas de diferentes áreas que possam me aconselhar?
 

Ainda sobre a pesquisa, não tem forma melhor de descobrir sobre uma possível carreira do que perguntando a alguém que trabalha com isso todos os dias. Investigue seus contatos, e veja se alguém pode aconselhá-lo. Do contrário, você sempre pode pedir conselhos via LinkedIn.

Sentir-se inseguro quanto à sua profissão ou trabalho é uma situação que se repetirá incontáveis vezes durante sua vida profissional. Portanto, tente sempre refletir sobre essas perguntas, e o mais importante: coloque sua felicidade em primeiro lugar. Afinal, muitos de nós passamos mais tempo no trabalho do que fora dele. Por isso é melhor usar nosso precioso tempo com algo que valorizamos, não é mesmo?


Leia também: Conselhos da numerologia para alavancar sua vida profissional