O samba que combina com cada signo

O Brasil é conhecido por possuir uma mistura de comportamentos e hábitos externos – ou seja, que vem de fora do país – muito grande. É por meio dessas combinações tão excêntricas e diferentes, inclusive, que a nossa própria cultura surgiu e se tornou tão rica e completa.

Embora o nosso país seja famoso justamente por adotar diferentes tipos de costumes e transformá-los em algo tipicamente brasileiro, a verdade é que nós possuímos também diferentes tipos de hábitos que surgiram em nosso solo. Muitas vezes eles são deixados de lado e até mesmo esquecidos justamente por causa de outros comportamentos que se tornaram mais famosos, mas é sempre importante se lembrar de nossas raízes e valorizar aquilo que é verdadeiramente nosso.

O samba, por exemplo, é muito mais do que um estilo musical. Ele é, também, um símbolo de resistência, porque surgiu com os escravos que foram trazidos para o nosso país. Mesmo em uma terra completamente desconhecida, eles continuaram celebrando suas próprias cerimônias.

Qual é a sua marchinha de carnaval de acordo com o seu signo?

Por meio dos batuques que, aos poucos, foram incorporando outros elementos musicais, o tão famoso samba surgiu. Na época, contudo, esse estilo musical era mal visto. Por isso era restringido apenas aos negros. Com o tempo, contudo, a diversão contagiante de sua animada melodia se tornou popular em todo o Brasil; essa fama, entretanto, se iniciou no Rio de Janeiro.

Todavia é sempre importante se recordar dessa história para, assim, entender o papel do samba no cenário social e político. É por esse motivo, por exemplo, que no Carnaval as escolas de samba abordam diferentes tipos de problemáticas em seus desfiles!

Assim como tudo na vida, o Zodíaco também influencia o samba, porque diferentes artistas podem retratar inúmeros assuntos de diversas formas, e esse acontecimento se deve à astrologia! Com isso em mente, o Horóscopo Virtual criou esse artigo. Aqui você descobre como cada signo se comporta diante desse estilo musical e conhece também aquele samba que mais combina com cada um. Confira!

Áries – Deixa a vida me levar

Determinação é uma palavra que descreve bem todos os arianos, porque as pessoas regidas por esse signo adoram um bom desafio e nunca se desesperam em frente a eles, afinal de contas sabem que possuem o que é preciso para passar por cima deles. O samba que mais combina com o ariano, portanto, é “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho, pois reflete muito bem a forma como eles lidam com suas dificuldades.

“A coisa não sai do jeito que eu quero

Também não me desespero

O negócio é deixar rolar

Aos trancos e barrancos, lá vou eu!

E sou feliz e agradeço

Por tudo que Deus me deu”

Touro – Tô fazendo a minha parte

Apesar de o taurino ser bastante conhecido pelo seu amor à comida, a verdade é que as pessoas regidas por esse signo possuem outra paixão muito grande: o trabalho. O taurino valoriza muito todos os passos que precisa dar para alcançar os seus objetivos e deixa isso muito claro para todos ao seu redor! O samba “Tô fazendo a minha parte”, de Diogo Nogueira, traduz bastante esse sentimento de esforço e batalha do taurino.

“Tô saindo pra batalha

Pelo pão de cada dia

A fé que trago no peito

É a minha garantia

Deus me livre das maldades

Me guarde onde quer que eu vá

Tô fazendo a minha parte

Um dia eu chego lá”

Gêmeos – A amizade

Comunicativos e tagarelas, os geminianos fazem amizade por onde passam. Isso pode fazer com eles pareçam ser falsos ou duas caras, mas a verdade é que eles possuem a capacidade de se adaptar a diferentes tipos de ambientes e situações de maneira bastante sutil, o que faz com que eles sempre se destaquem e formem amizades para a vida toda. No samba “A amizade”, do grupo Fundo de Quintal, temos um vislumbre dessa relação tão especial para o geminiano!

“A amizade

Nem mesmo a força do tempo irá destruir

Somos verdade

Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir”

Câncer – Ex-amor

Sentimental e extremamente sensível, o canceriano leva as suas emoções muito a sério. Por isso sempre fala sobre o que está sentindo e o que aconteceu em sua vida. Em casos de términos de relacionamento, por exemplo, ele procura sempre colocar tudo para fora antes de seguir em frente. É por isso que o samba “Ex-amor”, de Martinho da Vila, combina perfeitamente com as pessoas regidas por esse signo, pois expressa todos os sentimentos de um indivíduo.

“Ex-amor,

Gostaria que tu soubesses

O quanto que eu sofri

Ao ter que me afastar de ti”

Saiba como os elementos astrológicos interferem no seu gosto musical

Leão – Sou o cara pra você

Confiante e extravagante, o leonino não somente adora ser o centro das atenções, mas sabe que também é o melhor em tudo o que faz, por isso ele não tem medo de dar a cara a tapa e sempre corre atrás daquilo que quer, e isso se aplica a todas as áreas da sua vida. Em “Sou o cara pra você”, samba do Thiaguinho, podemos ver um eu-lírico que claramente é regido por esse signo, afinal ele explica com todas as letras por que é perfeito e por que é sempre a melhor opção!

“Toda vez que te vejo eu te quero mais, mais, mais

Larga logo esse cara que ele não te satisfaz mais

Eu não sei por que você fica se enganando assim

Vê se para e repara que você nasceu pra mim!”

Virgem – Meu lugar

Com um senso de dever e organização muito grande, o virginiano sempre sabe o que deve fazer e aonde deve ir. Por esse motivo, a pessoa regida por esse signo raramente erra e se sente satisfeita com a sua vida na maior parte do tempo, porque ela tem em sua mente, de forma muito clara, o lugar ao qual pertence. Em “Meu lugar”, samba de Arlindo Cruz, podemos perceber essa sensação de paz, calma e pertencimento.

“O meu lugar

É cercado de luta e suor

Esperança num mundo melhor

E cerveja pra comemorar”

Libra – Conselho

Harmonizador, o libriano é conhecido como aquele amigo e familiar que está sempre colocando panos quentes nas discussões e evitando brigas muito sérias. Isso acontece porque ele quer sempre garantir o bem-estar de todos ao seu redor, por isso ele sempre acaba sendo o conselheiro de todos os grupos. O samba de Almir Guineto, “Conselho”, explica bastante a importância dessas recomendações e sugestões amigáveis para esse signo.

“Tem que lutar, não se abater

Só se entregar a quem te merecer

Não estou dando nem vendendo

É como o ditado diz:

O meu conselho é pra te ver feliz”

Escorpião – Vou festejar

O escorpiano é muito intenso, o que faz com que ele se envolva em algumas situações bastante difíceis em sua vida. Entretanto a pessoa regida por esse signo também é muito forte e sai por cima de todos os desafios que enfrenta. Além disso, o escorpiano gosta de deixar bem claro para todos os seus inimigos que, no final de tudo, ele ainda é vitorioso. Esse sentimento de vingança e justiça é explorado em “Vou festejar”, samba de Beth Carvalho.

“É o teu castigo

Brigou comigo sem ter por que

Eu vou festejar, vou festejar

O teu sofrer, o teu penar”

Sagitário – Liberdade, liberdade

Com um espírito aventureiro, o sagitariano é conhecido por burlar as regras sempre que acha necessário. Isso não quer dizer, contudo, que ele seja uma pessoa ruim, somente que a pessoa regida por esse signo está sempre procurando justiça e, é claro, um sentimento de liberdade muito claro e transformador. Em “Liberdade, liberdade”, Dominguinhos aborda justamente essa necessidade de independência e igualdade por meio de um samba contagiante!

“Liberdade, liberdade!

Abra as asas sobre nós

E que a voz da igualdade

Seja sempre a nossa voz.”

Capricórnio – Deixa eu te amar

Tímido e reservado, o capricorniano possui certa dificuldade de dar o primeiro passo em qualquer tipo de relação, por isso muitas vezes ganha o rótulo de “frio”. Diante dessa situação, ele sempre procura mostrar que, na verdade, é um eterno romântico e busca fazer isso por meio de palavras e de ações muito belas. Em “Deixa eu te amar”, samba de Agepê, vemos justamente uma declaração de amor ao estilo desse signo!

“Deixa eu te amar,

Faz de conta que sou o primeiro

Na beleza desse teu olhar

Eu quero estar o tempo inteiro.”

5 dicas para recuperar as energias depois do carnaval

Aquário – Maneiras

Apesar de sua personalidade doce e bastante encantadora, o aquariano também possui um lado mais difícil de lidar, porque a pessoa regida por esse signo odeia que os outros deem palpites em sua vida, o que faz com que eles fiquem na defensiva e se tornem até mesmo um pouco agressivos. Esse ataque à independência pode ser bastante percebido no samba “Maneiras”, de Zeca Pagodinho!

“Se eu quiser fumar, eu fumo

Se eu quiser beber, eu bebo

Eu pago tudo que eu consumo

Com o suor do meu emprego.”

Peixes – Sonho meu

Uma das principais características do pisciano é o fato de que ele está sempre com a cabeça nas nuvens. Esse seu modo sonhador se tornou a marca registrada de todos os indivíduos que são regidos por esse signo. Até mesmo uma música pode fazer com que eles comecem a imaginar diferentes tipos de cenários, algo que é explorado por Dona Ivone Lara no famoso samba “Sonho meu”.

“Sentido marcado

De mágoa de amor

O samba que mexe

O corpo da gente

E o vento vadio

Embalando a flor,

Sonho meu.”