O signo descendente na Astrologia

O Mapa Astral é um registro visual do céu no momento em que viemos ao mundo. Sua transcrição é como uma “impressão digital”, um manual da nossa personalidade, e nos revela todas as características que dizem quem somos, como nos comportamos e nos relacionamos com os outros.

Elaborar um Mapa Astral é um processo complexo, e são vários os fatores a serem considerados e calculados para que possamos determinar as nossas características mais marcantes. É um compilado de informações que são obtidas por meio de dados como data, hora e local de nascimento.

A maior parte do que buscamos a respeito de nosso signo quase sempre se relaciona com o Sol (nosso signo tradicional), o Ascendente e a Lua. Mas existem outros elementos igualmente importantes, que trarão uma análise mais detalhada a respeito da nossa individualidade, distanciando-nos das definições genéricas de todo signo.

Os pontos principais do Mapa Astral

Pessoa desenhando um Mapa Astral em uma folha

O Mapa Astral é subdividido em 12 partes – as chamadas casas. Cada casa representa um campo de experiência nas nossas vidas. Entre elas, existem quatro que têm maior expressividade no Mapa, pois exercem as maiores influências na nossa personalidade. São elas: Ascendente (Casa 1), Fundo do Céu (Casa 4), Descendente (Casa 7) e Meio do Céu (Casa 10).

Neste artigo, iremos abordar a influência e a importância da Casa 7, ou seja, o signo Descendente.

Relações interpessoais

Duas mulheres sentadas à mesa conversando

O Descendente diz respeito às nossas relações com os outros – parcerias, negócios, relacionamentos, casamentos, amizades e até mesmo inimizades.

Além disso, esse ângulo nos diz muito sobre a nossa relação emocional e afetiva e as nossas expectativas quanto a nossas vidas. Indica características com as quais ainda não estivemos em contato e, por isso, ainda não foram lapidadas ou sequer elaboradas.

Os principais problemas associados ao nosso Descendente estão sempre ligados com as nossas relações com as pessoas, o que inclui: instabilidade nas relações afetivas, expectativas exageradas sobre os outros, repetição de padrões na busca de pessoas com muitos problemas emocionais, brigas constantes e insatisfação dentro dos relacionamentos.

Como saber o Descendente

Ilustrações dos signos do Zodíaco sobre as mãos de uma pessoa

Sabemos que o Mapa Astral é dividido em 12 Casas, então imagine-o como um círculo, em que os quatro principais ângulos se formam como uma cruz, como pontos cardeais: o Norte (ou nadir) indica a Casa 4, ou o Fundo do Céu; o Sul (ou zênite) indica a Casa 10, o Meio do Céu; o Leste indica a Casa 1, ou o Ascendente; o Oeste indica a Casa 7, ou o Descendente.

Visualmente no Mapa, a Casa 7 sempre se encontra no ponto oposto à Casa 1, ou seja, a 180 graus desta. Calculando o Ascendente, fica mais fácil encontrar o seu ângulo oposto. Se você já sabe qual é o seu Ascendente, veja na lista a seguir qual é o seu Descendente e saiba mais sobre as características que regem a sua personalidade quando o assunto é a sua relação com os outros.

  • Ascendente: Áries – Descendente: Libra.

  • Ascendente: Touro – Descendente: Escorpião.

  • Ascendente: Gêmeos – Descendente: Sagitário.

  • Ascendente: Câncer – Descendente: Capricórnio.

  • Ascendente: Leão – Descendente: Aquário.

  • Ascendente: Virgem – Descendente: Peixes.

  • Ascendente: Libra – Descendente: Áries.

  • Ascendente: Escorpião – Descendente: Touro.

  • Ascendente: Sagitário – Descendente: Gêmeos.

  • Ascendente: Capricórnio – Descendente: Câncer.

  • Ascendente: Aquário – Descendente: Leão.

  • Ascendente: Peixes – Descendente: Virgem.

Principais características do Descendente

Áries

Ilustração do signo de Áries sobre o céu estrelado

Os nativos desse Descendente são intensos e entusiasmados no amor. Por terem o Ascendente em Libra, tendem a ser indecisos, o que faz com que busquem um contraponto nas suas relações. Ou seja, precisam estar ao lado de pessoas que sabem o que querem e se expressem com objetividade e clareza.

Touro

Ilustração do signo de Touro sobre o céu estrelado

O nativo da Casa 7 em Touro demonstra o desejo por estabilidade e certeza. Relações construtivas e que representem segurança são importantes para ele. Como tem o Ascendente em Escorpião, ele tende a ser um pouco reservado e por isso busca pessoas confiáveis e leais. Aliás, lealdade é também uma qualidade desse indivíduo, além de sensualidade. Mas também pode ser possessivo e com grande inclinação a cobrar muito do outro.

Gêmeos

Ilustração do signo de Gêmeos sobre o céu estrelado

Pessoas com Descendente em Gêmeos precisam relacionar-se com quem desperte sua curiosidade e demonstre inteligência e criatividade, especialmente para saber contornar a rotina (algo que elas detestam). Como seu Ascendente é Sagitário, a liberdade é algo que não pode lhes faltar. Por isso, é preciso saber como abordar essas pessoas.

Câncer

Ilustração do signo de Câncer sobre o céu estrelado

Quem nasceu sob o Descendente em Câncer tem uma grande necessidade de criar laços, especialmente familiares. Para essa pessoa, o respeito ao seu lado emocional é crucial para que ela possa se relacionar com os outros. Por ter o Ascendente em Capricórnio, é preciso que o outro lhe ofereça segurança e estabilidade, o que vem a calhar para quem precisa ter suas emoções validadas.

Leão

Ilustração do signo de Leão sobre o céu estrelado

O nativo desse Descendente gosta de se sentir notado, amado e valorizado. Quer ter a certeza de que é importante para quem está a sua volta. Por ter o Ascendente em Aquário, procura pessoas que o ajudem a lidar melhor com o seu problema em se expressar de forma mais individual.

Virgem

Ilustração do signo de Virgem sobre o céu estrelado

O indivíduo nascido sob esse Descendente precisa de relacionamentos corretos e dentro da “ordem” – ou seja, ele prefere conviver com pessoas éticas e de boa índole.

Você também pode gostar:

Para ele, o caráter é o que conta. Isso se deve ao fato de ter seu Ascendente em Peixes, o que faz com que se comporte de forma mais sonhadora, vendo um mundo mais “cor-de-rosa”. Por essa razão, precisa de uma visão mais analítica e crítica sobre o mundo e sua relação com ele.

Libra

Ilustração do signo de Libra sobre o céu estrelado

Quem tem o Descendente em Libra busca um equilíbrio nas relações, já que seu Ascendente em Áries contribui para construir uma personalidade forte e impetuosa. Há a necessidade de buscar uma calmaria em meio a toda essa turbulência, além da faculdade de pensar duas vezes antes de se jogar em algum relacionamento. Por essa razão, também busca pessoas com esse contraponto.

Escorpião

Ilustração do signo de Escorpião sobre o céu estrelado

Quem nasce sob esse Descendente tem uma sexualidade bastante aflorada, mas não significa que se entregue com facilidade. Pelo contrário, essa pessoa precisa de confiança. E, justamente por ter o Ascendente em Touro, sempre está em busca de estabilidade e constância.

Sagitário

Ilustração do signo de Sagitário sobre o céu estrelado

Os nascidos sob esse Descendente têm um senso de liberdade e querem manter isso nos seus relacionamentos. Sendo assim, precisam de alguém que estimule sua privacidade, seja bom companheiro e proporcione uma vida interessante. Como têm o Ascendente em Gêmeos, é patente essa necessidade de conexão intelectual e múltipla.

Capricórnio

Ilustração do signo de Capricórnio sobre o céu estrelado

Quem nasceu sob esse Descendente gosta de levar os relacionamentos a sério, precisa manter as coisas andando “em linha reta”. Relacionamentos precisam ser comprometidos. Como tem o Ascendente em Câncer, esse indivíduo vive com as emoções à flor da pele, portanto seu contraponto é alguém com bastante inteligência emocional e maturidade. É a pessoa que busca relações sólidas, confiáveis e duradouras.

Aquário

lustração do signo de Aquário sobre o céu estrelado

Quem tem esse Descendente não gosta de monotonia nas relações. A necessidade de um relacionamento pautado pela liberdade e confiança é expressiva. Não gosta de se relacionar com pessoas medianas, e isso se deve ao seu Ascendente, Leão. Portanto, o que enche seus olhos são pessoas ousadas, que mostrem a ela um mundo capaz de surpreendê-la.

Peixes

Ilustração do signo de Peixes sobre o céu estrelado

Nascidos sob esse Descendente buscam afeto e conexão. Seu Ascendente, Virgem, faz com que eles sejam mais metódicos e práticos, o que acende a necessidade de mais “poesia” nos relacionamentos. E por serem pessoas prestativas, buscam no outro a validação de sua importância. Dedicação, romantismo e afeto são sentimentos que os atraem.

Como pudemos perceber, há diversos aspectos sobre nossa personalidade que vão além do nosso signo solar, e é isso que torna a Astrologia uma ferramenta interessante para nos ajudar a aprimorar o nosso autoconhecimento e a forma como nos relacionamos com os outros.