O treinador de futebol de cada signo

Se antes eram chamados por muitos jornalistas de distribuidores de coletes, ou seja, aqueles que apenas escolhiam os jogadores que iam entrar em campo e, então, passavam a confiar que eles trariam resultados positivos, hoje os treinadores passaram por uma mudança grande de perfil e de atribuições.

Hoje boa parte dos treinadores é chamado de manager, aquele que cuida da parte tática e estratégica do time, mas que também pensa em treinamentos, em contratações e em planos de longo prazo para o clube. É consenso no futebol moderno que sem um treinador inteligente, atualizado, ousado e motivador não há como ser campeão.

Preparamos uma lista com um treinador de cada signo, mostrando que há casos de técnicos bem-sucedidos em todos os signos do Zodíaco. Confira o treinador relacionado ao seu signo e nos diga se aprova (ou não) a escolha e se ele se relaciona mesmo com as características do signo:

Áries — Marcelo Lippi

Homem branco de cabelos brancos usando vestimentas de frio.

Nome completo: Marcello Romeo Lippi

Data de nascimento: 12 de abril de 1948

Marcello Lippi é o treinador italiano responsável por dar ao seu país o tetracampeonato do mundo em 2016. Antes disso, Lippi já havia sido campeão italiano 5 vezes com a Juventus. Depois de vencer a Copa, trabalhou na China, no Guangzhou Evergrande, onde venceu 3 vezes a Superliga Chinesa.

As características de Lippi que mais o confirmam como ariano são sua impetuosidade e sua impulsividade, já que é comum vê-lo vermelho na beira do campo de tanto gritar com seus jogadores. Além disso, arianos são conhecidos pela ofensividade, que é marca registrada de Lippi. Apesar de o futebol italiano prezar a defesa, Lippi sabe muito bem ser agressivo sem desmontar seu esquema defensivo.

Touro — Diego Simeone

Homem branco de cabelos castanhos.

Nome completo: Diego Pablo Simeone

Data de nascimento: 28 de abril de 1970

Lenda do futebol argentino, Simeone iniciou sua carreira no Racing, em seu país natal, e venceu dois campeonatos argentinos, um pelo Estudiantes de La Plata, em 2006, e outro pelo River Plate, em 2006. Em 2011, voou para a Espanha para treinar o Atlético de Madrid, que, sob seu comando, voltou a disputar títulos contra o Real Madrid e o Barcelona. Pelo Atlético, Simeone tem um vice-campeonato da Champions League, dois títulos da Liga Europa e um título do campeonato espanhol.

Teimosia é palavra de ordem para os taurinos, o que tem muito a ver com Simeone, que vai com suas escolhas até as últimas consequências e constrói um trabalho de década no Atlético de Madrid. Lealdade é muito importante para os taurinos também, o que se confirma em Simeone, que jogou pelo Atlético entre 1994 e 1997 e entre 2003 e 2005, então apenas retornou à sua casa como treinador.

Gêmeos — Tite

Homem branco de cabelos ralos e branco, com o indicador apontado para frente.

Nome completo: Adenor Leonardo Bachi

Data de nascimento: 25 de maio de 1961

Em 2019, Tite atingiu um feito inédito na história: tornou-se o único treinador a ter conquistado a Copa América, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana na carreira. Antes de assumir a Seleção Brasileira, que comandou na Copa do Mundo de 2018, Tite venceu dois campeonatos brasileiros pelo Corinthians, além da Libertadores da América e do Mundial de Clubes também pelo clube paulista.

Bem-humorado, Tite segue essa característica inerente aos geminianos, já que, apesar do perfil sério e de fala mansa, está sempre fazendo piadas nas entrevistas coletivas e entre os jogadores. Além disso, Tite é bastante imprevisível, outro traço dos nativos de gêmeos, e isso se mostra especialmente nas convocações da Seleção Brasileira, quando ele surpreende todos com nomes que nem estavam sendo cogitados pela imprensa, positiva ou negativamente.

Câncer — Zinedine Zidane

Homem branco careca com olhar de admiração.

Nome completo: Zinédine Yazid Zidane

Data de nascimento: 23 de junho de 1972

Considerado um dos mais brilhantes jogadores de futebol da História, o francês Zinédine Zidane começou sua carreira com brilhantismo. Pelo Real Madrid, onde é considerado ídolo, venceu como treinador dois campeonatos espanhóis e três Champions League.

Elegância é uma característica marcante nos cancerianos, e está presente na personalidade de Zidane, seja na maneira como atuava como jogador, como se veste como treinador e no modo comedido como fala em entrevistas. Além disso, os nativos de câncer valorizam muito as relações familiares e domésticas. Não há exemplo melhor disso do que mostrar que Zidane, ídolo como jogador no Real Madrid, está fazendo um belo trabalho como treinador no mesmo clube, mostrando que vê o clube madridista como sua casa.

Leão — Jorge Jesus

Homem branco de cabelos médios e grisalhos, com expressão sorridente.

Nome completo: Jorge Fernando Pinheiro de Jesus

Data de nascimento: 24 de julho de 1954

O homem que venceu quase tudo pelo Flamengo em 2019. Provavelmente é assim que Jorge Jesus ficará para a história. Pelo rubro-negro, Jesus venceu o campeonato brasileiro, a Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Tudo isso em menos de um ano. Em Portugal, já havia sido tricampeão nacional pelo Benfica, para onde voltou após seu trabalho no Mengão.

Leonino nato, Jorge Jesus está sempre no centro dos holofotes, seja por seu jeito explosivo e escandaloso na beira do campo, seja por causa dos bons resultados que entrega. Além disso, os nativos de leão são bastante comunicativos, o que fica ainda mais evidente no comportamento do português, sempre berrando na beira do campo e falando sem meias-palavras com seus atletas.

Virgem — Renato Portaluppi

Homem branco de cabelos curtos e grisalhos, usando terno preto.

Nome completo: Renato Portaluppi

Data de nascimento: 9 de setembro de 2020

Como atleta, Renato deu ao Grêmio, clube onde despontou, o primeiro título da Libertadores da América que o time venceu. Como treinador, 22 anos depois, conduziu a equipe ao tricampeonato da América. Além disso, tem no currículo duas Copas do Brasil, 3 campeonatos gaúchos e uma Recopa Sul-americana.

Você também pode gostar:

Virginianos são obstinados pelo sucesso e não têm vergonha nenhuma de gritar aos quatro ventos que eles nasceram para ser bem-sucedidos e receber bastante destaque, como é o caso de Renato Portaluppi, que está sempre dizendo como foi um grande jogador e como é um ótimo técnico.

Libra — Fábio Carille

Homem branco de cabelos curtos e grisalhos, segurando um celular preto em frente ao espelho.

Nome completo: Fábio Luiz Carille de Araújo

Data de nascimento: 26 de setembro de 1973

Fábio Carille foi uma das maiores surpresas da década no futebol brasileiro. Aproveitando-se da saída do técnico Tite, do Corinthians para a Seleção Brasileira, Carille assumiu o clube paulista e emendou três anos vitoriosos por lá, vencendo três campeonatos paulistas consecutivos e um campeonato brasileiro, em 2017.

Harmonia é um conceito muito importante para os nativos de libra, e está presente na metodologia de trabalho de Fábio Carille também, já que é um treinador que gosta de sistemas defensivos muito bem armados, provando que uma equipe harmoniosa começa lá de trás. Além disso, librianos costumam ter fala branda e dificilmente ficam alterados, outra característica de Fábio Carille.

Escorpião — Felipão

Homem branco careca com expressão séria.

Nome completo: Luiz Felipe Scolari

Data de nascimento: 9 de novembro de 1948

Popularmente conhecido como Felipão, Luiz Felipe Scolari é um dos treinadores brasileiros mais vitoriosos da história. Com a Seleção Brasileira, trouxe para nós o mítico pentacampeonato mundial. Tem ainda em sua carreira duas Copas Libertadores da América, 4 Copas do Brasil e 2 campeonatos brasileiros, 7 títulos no futebol chinês, dentre outras conquistas.

Escorpianos são conhecidos por serem extremamente determinados, e essa é uma característica de Felipão. Nunca avaliado como um treinador genial, Felipão se tornou vencedor na carreira apostando justamente em sua determinação e no trabalho duro. Românticos, os nativos de escorpião valorizam mais o passado do que o presente, como Felipão, que teve uma carreira vitoriosa no passado, mas não conseguiu conquistar grandes resultados atualmente.

Sagitário — Muricy Ramalho

Homem branco de cabelos ralos e grisalhos, com expressão sorridente.

Nome completo: Muricy Ramalho

Data de nascimento: 30 de novembro de 1955

Quase unanimidade nas listas de grandes treinadores do futebol brasileiro, Muricy Ramalho é muito querido por onde passou e tem um currículo bastante vitorioso: três campeonatos brasileiros consecutivos pelo São Paulo, um campeonato brasileiro pelo Fluminense, além de uma Copa Libertadores da América pelo Santos, a primeira depois da Era Pelé, nos anos 1960, dentre outros títulos.

Sagitarianos são conhecidos como pessoas muito amistosas, que cultivam amigos por onde passam, e é o caso de Muricy Ramalho, que é muitíssimo querido por quase todos os jogadores que treinou ao longo de sua carreira e é muito bem recebido e avaliado por torcedores de todos os clubes do Brasil, o que é raro no futebol nacional.

Capricórnio — Guardiola

Homem branco careca usando terno cinza.

Nome completo: Josep Guardiola i Sala

Data de nascimento: 18 de janeiro de 1971

Ídolo no Barcelona por mais de uma década como jogador, foi no clube catalão que Guardiola, considerado por muitos o maior treinador de futebol da história, começou sua carreira. Um dos mais bem-sucedidos do estilo de futebol tiki-taka, sistema de jogo que prioriza a posse da bola e passes curtos, Guardiola tem uma carreira vitoriosa, com 8 campeonatos nacionais (3 espanhóis, 3 alemães, 2 ingleses), 2 títulos da Champions League e 5 títulos de Copa (2 espanhóis, 2 alemães e 1 inglês).

Trabalhadores e obstinados, assim são os capricornianos. Esses dois estigmas colam muito bem em Guardiola, que sempre foi muito admirado como jogador, mas o é ainda mais como treinador. Além disso, os nativos de capricórnio são conhecidos por desfrutarem o trabalho, por realmente gostarem de trabalho duro, por isso o espanhol está sempre sorrindo por aí.

Aquário — José Mourinho

Homem branco de cabelos brancos sentado numa cadeira de escritório.

Nome completo: José Mário dos Santos Mourinho Félix

Data de nascimento: 26 de janeiro de 1963

The Special One, esse é o apelido que José Mourinho deu a si mesmo. Com carreira ascendente e meteórica, Mourinho despontou para o mundo com o Porto, de Portugal, em 2004, quando conduziu a equipe, que era fraca, se comparada a outros gigantes europeus, a um título da Champions League. Na carreira, tem outra Champions League, pela Inter de Milão, e 8 campeonatos nacionais (dois portugueses, três ingleses, dois italianos e um espanhol).

Apesar de ter entregado bons trabalhos até mesmo nos clubes onde não foi tão vitorioso, Mourinho sempre preza sua liberdade e independência, como bom aquariano que é, então sempre decide seu destino após cada temporada, muitas vezes abandonando um trabalho sólido para encarar o próximo desafio. E a busca por novos desafios também é característica dos nativos de aquário, né?

Peixes — Jorge Sampaoli

Homem branco e careca, com as mãos no bolso, num estádio de futebol.

Nome completo: Jorge Luis Sampaoli Moya

Data de nascimento: 13 de março de 1960

Conhecido por sua ofensividade e também pela maneira explosiva como se comporta à beira do campo durante os jogos, Jorge Sampaoli tem no currículo uma Copa América com a Seleção Chilena, além de ter conduzido Chile e Argentina em Copas do Mundo. Os outros títulos expressivos do treinador foram todos conquistados no clube chileno Universidad do Chile entre 2011 e 2012.

Diferentões! Muitos resumem os piscianos dessa maneira, e é assim que pode ser considerado Sampaoli, um treinador com os braços cheios de tatuagens, explosivo e conhecido por ter ideias muito exóticas e às vezes até extremas de futebol. Além disso, os nativos de peixes são idealizadores e românticos, como Sampaoli, adepto do mítico futebol arte.

 

E aí, o que achou do treinador associado ao seu signo? Achou uma boa escolha? Que outro técnico você gostaria de ver representando o signo do qual você é nativo? Conta pra gente!