Os autores de literatura infantil de cada signo

Ler é uma das atividades mais simples que existem. Entretanto isso não diminui o seu poder ou a sua importância na sociedade.

Pessoas que têm hábito de ler com frequência, por exemplo, também têm maior facilidade para escrever e para se comunicar verbalmente. Não só isso: elas também aprimoram o seu pensamento crítico e a sua capacidade de análise, algo que é muito importante em diferentes tipos de profissões e também em várias relações interpessoais.

O melhor de tudo é que todos esses benefícios – e muitos outros! – podem ser obtidos por meio de diferentes tipos de projetos. Não é preciso, por exemplo, consumir apenas produtos considerados “cults” para tal, porque todo e qualquer tipo de leitura é válida.

Nesse cenário, a literatura infantil ganha papel de destaque, porque estimula a leitura entre indivíduos mais novos, o que facilita a criação desse hábito na idade adulta. Ao mesmo tempo, instiga as crianças a serem curiosas e a procurarem cada vez mais diferentes fontes de informações.

Quantas pessoas, afinal de contas, não vemos falando que começaram a ler por meio dos gibis ou até mesmo por causa de livros ilustrados? Esses produtos podem parecer simples, mas possuem grande importância na sociedade, pois influenciam crianças a tornarem a leitura um hobby, não uma simples obrigação. É por esse motivo, inclusive, que foi criado o Dia Mundial do Livro Infantil, comemorado anualmente em 2 de abril, que visa estimular crianças a adquirirem esse hábito tão saudável e benéfico.

Pensando nisso, o Horóscopo Virtual criou este artigo. Aqui você conhece 12 escritores da literatura infantil que, por meio de seu trabalho, tornam a vida dessas crianças muito mais divertidas. Não só isso: você entenderá também como o seu signo se relaciona com o seu estilo de trabalho. Confira!

Signo de Áries – Monteiro Lobato

Nascido no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato é um dos escritores infantis mais populares do Brasil e da América Latina. Responsável pela criação do icônico “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, escreveu uma série de livros que faz parte desse universo e que posteriormente se transformou em uma série de TV. Como todo ariano, ele era muito divertido e adorava um desafio, por isso escrevia histórias que sempre superavam seus trabalhos anteriores.

Signo de Touro – Mariana Massarani

Ilustradora de mais de 200 livros infantis, Mariana Massarani, nascida no dia 22 de abril de 1963, já venceu o prêmio Jabuti de literatura duas vezes: em 1997 e em 2003. Taurina, preza muito o seu trabalho, por isso se tornou sócia de uma editora e ilustradora chamada “Capa Dura em Cingapura”. Seu portfólio, inclusive, é tão interessante que já foi exposto não somente no Brasil, mas também na Itália, na Alemanha, na Coreia do Sul e no Japão.

Signo de Gêmeos – Rick Riordan

Inteligente e engenhoso como todo geminiano, Rick Riordan, nascido no dia 5 de junho de 1964, utilizou personagens bastante conhecidos das mitologias grega e romana para criar a famosa série de livros chamada “Percy Jackson”. Extremamente popular entre o público infanto-juvenil, o autor continuou se aprofundando no universo por meio de outras sagas que foram criadas depois da finalização daquela que lhe trouxe tanto sucesso e reconhecimento.

Signo de Câncer – Jean de La Fontaine

É preciso ter muita sensibilidade para escrever fábulas infantis tocantes e interessantes o suficiente para que sobrevivam por centenas de anos e continuem sendo muito adoradas pelas crianças. Por isso não é surpresa nenhuma dizer que um canceriano foi responsável pela criação de obras populares quanto "A Cegonha e a Raposa", "A Lebre e a Tartaruga" e "A Raposa e a Uva", que surgiram da mente criativa de Jean de La Fontaine, francês que nasceu no dia 8 de julho de 1621.

Signo de Leão – Odilon Moraes

Apesar de ter cursado arquitetura, a paixão de Odilon Moraes pelo universo da literatura logo o levou a trabalhar com ilustração de livros infantis. Nascido no dia 1º de agosto de 1966, o leonino recebeu muito destaque e reconhecimento pelo seu trabalho impecável, chamando sempre atenção pela riqueza de detalhes e pela delicadeza do seu trabalho. Por esse motivo, chegou a vencer prêmios como o Jabuti e o Adolfo Aizen pelas ilustrações do livro “A Saga de Ziegfried”.

Signo de Virgem – Heloisa Prieto

Com mais de 70 obras em seu currículo, dentre eles o famoso "A princesa que não queria aprender a ler", Heloisa Prieto, nascida no dia 26 de agosto de 1954, é apaixonada pelo universo da literatura infantil. Por isso é que, em seus livros e contos, aborda não somente a fantasia e a ficção, mas também mitos e lendas indígenas que vêm sendo esquecidas pela população brasileira. Virginiana, gosta de se aprofundar nos assuntos que retrata e de organizar suas ideias. Por isso, além de escrever, também é pesquisadora, tradutora e possui mestrado e doutorado em Teoria da Literatura.

Signo de Libra – Shel Silverstein

Shel Silverstein nasceu no dia 25 de setembro de 1932 e, além de ser escritor infantil, também foi poeta, compositor, músico e cartunista. Verdadeiro artista, o libriano gostava de se aventurar em diversas áreas e, dessa forma, tocar e agradar pessoas que possuíam gostos distintos. Apaixonado por todo e qualquer tipo de arte, ficou conhecido pela publicação do livro chamado “A Árvore Generosa”, em 1964, que é bastante popular até os dias de hoje.

Signo de Escorpião – Mauricio de Sousa

Quem nunca ouviu falar da "Turma da Mônica"? Os personagens criados por Mauricio de Sousa, nascido no dia 27 de outubro de 1935, um dos maiores cartunistas e escritores brasileiros, cativam crianças ao redor de todo o mundo. Como um bom escorpiano, ele é extremamente energético, o que explica a quantidade de protagonistas que criou baseados em seus próprios filhos. Hoje, sua empresa conta com diversos funcionários que dão continuidade ao seu legado.

Signo de Sagitário – Clive Staples Lewis

O escritor, mais conhecido como C.S. Lewis, nasceu no dia 29 de novembro de 1898 e é responsável pela criação de uma das sagas mais famosas do mundo: "As Crônicas de Nárnia". Como um bom sagitariano, era extremamente criativo, o que explica como ele criou um universo totalmente original e cheio de aventuras. Suas histórias são tão marcantes que foram transformadas até mesmo em filmes que ganharam grande popularidade e são muito queridos.

Signo de Capricórnio – Ana Maria Machado

Apaixonada pela escrita e pela arte, Ana Maria Machado, nascida no dia 24 de dezembro de 1941, é uma das autoras mais importantes do Brasil, tendo vendido cerca de 19 milhões de exemplares. Além de possuir inúmeros livros infantis em seu currículo - "O Mistério da Ilha" e "Tudo ao mesmo tempo agora" são apenas alguns exemplos -, ela também é vencedora dos prêmios Jabuti, Hans Christian Andersen e Passo Fundo Zaffari e Bourbon de Literatura. A capricorniana também é muito sábia, o que explica o fato de fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

Signo de Aquário – Adriana Falcão

Conhecida não somente pelo seu trabalho como escritora infantil, mas também pela sua atuação na área do teatro, do cinema e da TV, Adriana Falcão, nascida em 12 de fevereiro de 1960, é responsável pela criação de obras muito importantes para o Brasil, como o livro infanto-juvenil "Luna Clara & Apolo Onze". Como toda aquariana, gosta de ter o seu esforço reconhecido, por isso obviamente ficou muito feliz por ter recebido o Prêmio FNLIJ – O melhor para a criança, em 2002.

Signo de Peixes – Daniel Mundukuru

Com mais de 50 livros publicados, Daniel Mundukuru, nascido no dia 28 de fevereiro de 1964, é um autor infantil brasileiro muito conhecido e premiado (ele já recebeu a Comenda do mérito cultural duas vezes, além de vencer em prêmios como o Jabuti). Em suas obras, procura oferecer maior destaque para a cultura e o folclore indígenas, que normalmente são esquecidos pela população. É isso que acontece, por exemplo, em "A caveira-rolante, a mulher-lesma e outras histórias indígenas de assustar". O pisciano é muito criativo e imaginativo, algo que podemos perceber em seu trabalho.

Confira também: