Plutão em Capricórnio

Se você entende algo sobre Astrologia, sabe que o signo solar é aquele que define os contornos principais da nossa personalidade, mas são os outros astros e planetas que regem as particularidades de quem somos. Plutão, por exemplo, é um planeta que, apesar de ser muito pequeno, tem grande potência energética sobre nós, porque representa aquilo que há de mais profundo em nosso ser, o que é mais íntimo.

Em resumo, Plutão é o planeta que define os aspectos de nossa personalidade que não controlamos (o que está relacionado ao fato de que ele é o planeta mais longe da Terra em nosso Sistema Solar), pois estão alheios às nossas vontades, já que são tão profundos e definidores de quem somos. Cabe a nós decidir se viveremos em sofrimento por entrar em confronto com essa nossa essência ou se faremos as pazes conosco e viveremos em paz com o que Plutão nos faz enxergar sobre nós.

Significado de Plutão em Capricórnio

Mas e aí, o que significa ter Plutão em Capricórnio? Antes de mais nada, quer dizer que, no momento do nascimento da pessoa que tem Plutão em Capricórnio, esse planeta estava posicionado na constelação capricorniana, então são as características de Capricórnio que determinarão as individualidades que Plutão estabelece sobre ela.

De maneira resumida, a pessoa com Plutão em Capricórnio é respeitosa e exige respeito na mesma medida, então exerce uma autoridade que lhe é natural, mas é preciso estar atenta a isso, porque essa autoridade pode se tornar imposição e autoritarismo, afastando e calando pessoas queridas e amadas. Além disso, essa pessoa é muito ligada a bens e a conquistas materiais e financeiras, além de ser bastante perfeccionista, detalhista e com grande capacidade de gerenciar o que quer que seja, como seus planos, seus sentimentos, seus pensamentos ou tudo isso direcionado a uma empresa, por exemplo.

Aprofunde-se em cada uma dessas características da personalidade de Plutão em Capricórnio no tópico abaixo!

Plutão em Capricórnio no Mapa Astral

Mulher segurando um livro escrito

Respeito é um das palavras mais importantes para as pessoas influenciadas por essa posição planetária. Além de serem muito respeitosas, elas exigem esse respeito que dão em troca, então não admitem ofensas, violações em relações de autoridade, liderança e chefia, entre outras posturas que denotem falta de respeito a quem quer que seja. Por terem esse apreço por respeito, elas se dão muito bem quando se tornam autoridades e lideranças, justamente porque costumam ser muito respeitadas, independentemente de qual seja o ambiente.

Outra característica que habilita essa pessoa a assumir cargos e postos de liderança e autoridade é sua capacidade de gerenciar muito bem o que quer que seja, como seu tempo, uma equipe, seus próprios sentimentos e seus pensamentos. Aqueles que são influenciados por essa posição planetária costumam ter grandes capacidades de autocontrole e de realização dos seus sonhos e objetivos, porque sabem muito bem o que é preciso fazer para conquistá-los.

Você também pode gostar:

São pessoas muito organizadas e organizadoras, então, além de aplicarem essa característica em suas próprias vidas, organizando suas situações, seus problemas, sentimentos e pensamentos, podem fazer isso com as pessoas que se aproximam e pedem sua ajuda. Essa capacidade de organização é ainda mais ampliada porque os influenciados por Plutão em Capricórnio são bastante detalhistas e perfeccionistas quando se propõem a fazer alguma coisa.

Uma característica negativa é que todas esses traços citados anteriormente podem fazer com que essa pessoa se torne autoritária e inflexível, por considerar que apenas a sua opinião é válida, já que ela é tão centrada, perfeccionista e organizada. Esse autoritarismo fica ainda maior no ambiente doméstico, então, caso tenha filhos e pessoas que estão sob sua responsabilidade, essa pessoa pode lidar com elas de maneira pouco agradável e muito impositiva.

Outro traço da personalidade dessa pessoa que pode se tornar negativo é um materialismo exacerbado, isto é, uma vontade muito grande de se conectar a bens materiais e a questões financeiras, negligenciando a empatia, os sentimentos e os pensamentos. É importante estar atento e entender que, sim, conquistar bens é importante para ter uma vida mais confortável, mas não é possível negligenciar as experiências e as emoções que nos tornam humanos.

Trânsito de Plutão em Capricórnio

O trânsito de Plutão em Capricórnio ainda está acontecendo e vai influenciar os filhos de boa parte dos nascidos entre os anos 1980 e 1990. Esse trânsito começou em 2008 e vai perdurar até 2024, quando Plutão se moverá rumo à constelação de Aquário. Nesta fase em que Plutão esteve transitando Capricórnio, o mundo viu a deposição de diversos regimes ditatoriais, especialmente durante a Primavera Árabe, um desgaste dos regimes democráticos e um ganho de território das ideias fascistas e segregacionistas, o acirramento da disputa econômica e política entre Estados Unidos, a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, e os primeiros efeitos da mudança climática causada pela ação irresponsável da humanidade no meio ambiente.

O próximo trânsito de Plutão em Capricórnio deverá acontecer somente por volta de 2040.

Desafios de Plutão em Capricórnio

Mulher trabalhando no notebook

O maior desafio dessa pessoa é lidar com a sua tendência a se tornar autoritária e impositiva, porque isso pode, a longo prazo, minar suas relações e afastar pessoas queridas.

O segundo ponto de atenção é, obviamente, lidar com seu materialismo exagerado, para não se tornar uma pessoa materialista, avarenta e gananciosa demais.

Por fim, é importante dosar suas capacidades de organização, perfeccionismo e gerenciamento para não se impor demais e tirar a voz de outras pessoas que também podem participar desses processos, seja organizando uma reunião com os amigos, no ambiente profissional ou em família.

 
 

Confira também: