Saturno em Câncer

Sensível, emotivo, apegado e cuidadoso. Essas são algumas das principais características de Câncer, signo de Água regido pela Lua. Proteção e segurança talvez sejam as coisas mais importantes para que os cancerianos se sintam felizes, porque é justamente a base de que eles precisam para que se sintam estruturados em suas vidas. Esses são apenas alguns traços das pessoas que nasceram entre 21 de junho e 22 de julho e que, por isso, têm Câncer como signo solar, o que significa que o Sol estava no signo de Câncer no momento em que essas pessoas nasceram.

Se você se interessa por astrologia e/ou já fez o seu Mapa Astral, sabe que o signo solar é apenas uma fração do que a astrologia pode nos dizer a respeito de quem somos. O signo solar define “a silhueta” da nossa essência, mas é a posição da Lua e dos outros planetas que coloca uma lupa sobre as nossas características e nos ensina mais sobre detalhes a respeito da nossa personalidade. Se o seu Mapa Astral indicou que você tem Saturno em Câncer, descubra agora o que isso diz sobre você!

Saturno em Câncer no Mapa Astral

Ilustração do planeta Saturno em Câncer

Antes de explorar o significado específico de Saturno no signo de Câncer, você precisa entender o que é, afinal de contas, a posição de Saturno e como ela influencia a sua vida e representa a sua personalidade. Como explicado anteriormente, cada astro e cada planeta interfere em nós de uma maneira diferente e específica. O signo solar, aquele que costumamos usar para dizer de que signo somos nativos, por exemplo, é a nossa essência, um grande resumo do que somos. Já a posição de Saturno determina de qual material serão feitas as estruturas de nossas vidas, isto é, a base de quem somos, de como vemos e de como lidamos com o mundo.

Descubra agora o que é Saturno retrógrado

Além disso, esse planeta indica como lidamos com os medos e com os desvios de rota que nos afastam das bases nas quais consolidamos nossa personalidade e das estruturas que erguemos com base no que é importante para nós. Em resumo, é o modo como estabelecemos nossos alicerces e reagimos caso eles sejam abalados.

O que significa Saturno em Câncer?

Mulher sentada em uma montanha olhando para o horizonte

Mas, afinal de contas, o que significa ter Saturno em Câncer? De maneira bastante resumida, isso significa que, no dia do seu nascimento, Saturno estava situado em Câncer, o que indica que é esse o signo que vai reger o modo como você fundamenta as estruturas da sua vida e o modo como você reage ao ter esses alicerces abalados pelos acontecimentos que a vida coloca no nosso caminho ininterruptamente.

Saturno em Câncer: características

Duas pessoas com as mãos encostadas na praia

A família é a estrutura da vida dessa pessoa. Se a pessoa sempre teve uma relação muito boa e estável com seu pai, sua mãe, seus irmãos e suas irmãs, além de outros membros mais distantes da família, esse anseio já pode ter sido “saciado” desde muito cedo. Caso a ambiência da primeira família não tenha sido harmônica, essa pessoa cultivará dentro de si quase que uma missão de construir sua própria família com um parceiro e filhos, para que consiga ter a tão sonhada estrutura que sempre imaginou para a sua vida.

Para essa pessoa, portanto, as tradições são muito mais importantes e definidoras do seu caráter e dos seus caminhos do que as novidades e os progressos do mundo. Essa pessoa tende a estruturar a sua vida com valores mais conservadores e menos modernos, então pode ser vista por alguns como alguém que vive de maneira anacrônica, isto é, como se fosse uma criatura de outros tempos sobrevivendo nos tempos atuais. Se você é assim e gosta disso, não há motivos para se preocupar com o que os outros pensam a respeito de você.

A pessoa com Saturno em Câncer precisa dosar bem a atenção que dá aos dois núcleos da família quando começa a construir a sua própria, porque pode ser que não dê atenção suficiente à sua esposa/ao seu marido e aos filhos por ainda estar muito ligado aos pais e irmãos, mas o contrário pode acontecer também: viver em função de seu parceiro e de sua prole e esquecer seus progenitores e as pessoas que te ajudaram a ser quem você é e a construir aquilo que você conquistou ao longo de tanto tempo.

Entenda o que significa ter Saturno em Capricórnio

Outro risco que essa pessoa corre é, depois de “saciar” sua ânsia de construir sua família e vê-la prosperar, é definir novos anseios, sonhos e desejos para sua vida, mas ver a família justamente como um fator que o impede de conquistar essas novas vontades que se instalaram em seu coração, então em vez de estrutura e refúgio, a família pode acabar se tornando quase que uma âncora que atrasa o desenvolvimento da pessoa; pouco a pouco, portanto, pode ser que ela vá se desprendendo da família que desejou tanto construir.

Por ser muito ligada às tradições e por ter natural e imperceptivelmente herdado algumas tradições de seus pais ou das pessoas que o criaram, essa pessoa sente uma necessidade muito grande de que os seus filhos também a tenham como modelo e adotem para si os valores que acha que são os corretos, então podem acontecer diversas desavenças, sobretudo na adolescência e no início da vida adulta dos filhos, quando eles criarem suas próprias asas e perceberem que precisam estar um pouco distantes dos costumes do ninho.

Saturno em Câncer: amor

Criança no meio das pernas de um adulto usando botas

Como a família é muito importante para essa pessoa, qualquer pretendente precisa ter duas coisas muito claras: a primeira família dessa pessoa, isto é, pai, mãe e irmãos e irmãs, são e sempre serão muito importantes para ela, muito mais do que grupos de amigos, colegas de trabalho e outro círculos sociais, então é importante que o parceiro tenha vontade de se inserir na família dessa pessoa também, caso contrário pode ser que se sinta deixado de lado. Além disso, como tem muita vontade de construir sua própria família, o que normalmente é a base da estrutura da vida dessa pessoa, ela busca alguém que também tenha o mesmo anseio e os mesmos interesses.

Saturno em Câncer na vida profissional

Mulher escrevendo no papel em sua mesa de escritório

A vida familiar dessa pessoa é o alicerce de sua existência, mas isso não significa que ela vai deixar sua carreira de lado, porque uma das exigência do mundo moderno para que a criação dos filhos seja boa e adequada é justamente ter condições financeiras de criá-los de maneira próspera, então a carreira é relativamente importante para a pessoa que tem Saturno em Câncer, já que é daqui que ela vai tirar o sustento para prover para a sua família o necessário para que haja prosperidade.

Saiba o que Saturno representa no Mapa Astral

Os desafios de Saturno em Câncer

Homem olhando para montanhas

O primeiro e principal desafio dessa pessoa é harmonizar as suas relações com a família. Isso se dá de diferentes maneiras, a depender de como é a relação da pessoa com a família: se a família não a tratou de maneira agradável ao longo de sua criação, é preciso entender que talvez seja necessário desapegar e criar sua própria família; se houve, em vez disso, apego demais e muito mimo, talvez essa pessoa sinta dificuldade de “soltar” sua família e de criar suas próprias raízes no mundo.

Atente-se a 5 coisas que não devem ser feitas em Saturno retrógrado

O segundo grande desafio é equilibrar o modo como lida com as tradições e o progresso do mundo. Nenhum desequilíbrio é positivo, então é preciso considerar as tradições, mas também se adequar à modernidade enquanto ela se impõe, caso contrário nos tornamos pessoas preconceituosas e que vivem num mundo de fantasia, que ficou no passado. Por fim, outro grande desafio é ter mais desapego na hora de criar os filhos. Sim, todo pai tem suas expectativas, mas os seus filhos são seres humanos com seus próprios anseios, sonhos e desejos, então o melhor que você pode fazer não é tentar direcioná-los para o caminho que você acha correto, mas deixá-los voar livremente, fornecendo, em vez de um mapa, um porto seguro para onde ele sempre poderá retornar quando o mundo for cruel demais.

 
 
 

Confira também: