Seja a mudança que você quer no mundo

Em junho de 2019, tive uma grande reviravolta na minha vida pessoal. Não vou entrar em detalhes, mas isso me levou a procurar ajuda psicológica – sim, os terapeutas também precisam de ajuda. Eu já tinha trabalho tanto algumas questões, mas a impressão que eu tinha era que as coisas continuavam a girar no vazio.

Procurei um centro de constelação familiar. Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha feito. A amiga que me indicou disse: “Eu não sei o que é e nem por que funciona, mas funciona”. Até já tinha lido algumas coisas sobre isso, mas realmente é bem complicado de entender quando não passamos pelo processo. Mas realmente foi um divisor de águas na minha vida.

A constelação rompeu barreiras que não eram só minhas, pessoais, mas familiares. Gerações e gerações da minha família que continuavam a cometer os mesmos erros, os mesmos padrões e a ter os mesmos desfechos. Parecia até uma “maldição”. Depois disso, muitas coisas mudaram. Muitas, mesmo. E eu estou muito mais feliz.

Mulher sentada em pedra em posição de meditação

Depois de conhecer a constelação, percebi mais gente falando sobre “sistêmico”. Pesquisei mais um pouco e vi que o termo não é só usado na constelação familiar, mas em vários tipos de constelações dos nossos sistemas. Tudo na nossa vida é um sistema, e a nossa própria vida é um sistema. Não podemos ser felizes só em uma parte. Se só temos dinheiro ou só amor, possivelmente vamos nos sentir fracassados. Você até pode não ter tudo em todas as áreas, mas precisa perceber que está vivendo o seu melhor em cada área.

Eu já vi teorias que dizem que “não se pode ter tudo”. Aí eu vi que não, não é bem assim. Isso é uma teoria barata, o módulo econômico de vida. Um módulo em que creditamos as coisas à sorte ou à falta dela, aos eventos externos e não ao que somos por dentro. As coisas tendem a se equilibrar por fora quando estamos equilibrados por dentro.

Encontre seu equilíbrio emocional com nossas dicas


É isto: o equilíbrio é do nosso sistema interno. É ter todas as áreas da nossa vida tão concatenadas que não pode mexer; é ter uma certeza tão firme no seu propósito, na sua missão e naquilo que você deseja, que eventos externos não mexem com você. Eles chegam, batem e depois continuam a sua jornada. Um estado em que, mesmo que a pessoa que eu amo acorde amanhã e decida ir embora, ainda vou me sentir alguém que tem sucesso no amor e vou recuperar isso de alguma maneira em algum tempo. Porque vou parar, vou pesquisar os meus erros, vou consertá-los e seguir em frente.

E o mais incrível: quando faço isso internamente, quando faço isso no meu pequeno mundo, eu afeto todos os demais. Os mundos ao meu redor começam a ser afetados e modificados, e o sistema todo muda. Gandhi disse: “Seja a mudança que você quer no mundo”. E eu entendo essa frase assim. É um sistema, primeiro o meu interno, depois a minha vida e depois o mundo ao meu redor que precisar estar em equilíbrio. Isso muda a nossa vida e o nosso mundo.


Leia também: Benefícios da Constelação Familiar