Signos e habilidades: dicas de como enfrentar o desemprego

Estamos passando por um momento completamente atípico na atualidade: a pandemia do novo coronavírus, que não só mudou a forma de nos relacionarmos com os outros, como também trouxe grandes impactos para a economia no mundo.

O isolamento durante a quarentena – que já se estende por vários meses – reestruturou as formas de contato, que, na maior parte do tempo, passou a ser virtual, em especial por meio da internet. Mudamos até mesmo o conceito de trabalho, que, em muitos casos, passou a ser remoto, por meio do (ultimamente) tão falado home office – que não é um conceito novo, mas tem sido largamente utilizado neste novo “normal” em meio à pandemia da Covid-19.

Por um lado, é necessário ficar em casa, para evitar a disseminação do vírus e achatar a curva de contágio. Por outro, para alguns trabalhadores, não está sendo fácil cumprir o isolamento, uma vez que nem todas as empresas aderiram ao sistema de home office. Sem falar nos trabalhadores autônomos e empreendedores, que dependem de seus negócios 24 horas por dia.

A maioria das pessoas sofreu um verdadeiro revés na vida profissional – enquanto uns precisaram se adaptar a uma realidade de trabalho em casa, muitos outros tiveram que se reinventar para continuar trabalhando e se sustentando.

Os signos e o trabalho na quarentena

Diante do cenário atual, em que o desemprego alcança níveis altíssimos – e vem crescendo a cada mês –, muitos trabalhadores têm sentido na pele a dificuldade de encontrar oportunidades. Especialmente depois da implementação das medidas de flexibilização do isolamento, quando a busca pelo emprego começou a ganhar novo fôlego, após um período em que o mercado de trabalho se encontrava em ritmo de espera.

Em busca de soluções, muitos trabalhadores têm recorrido à criatividade para enfrentar o desemprego e conquistar uma oportunidade, seja como empregado, seja como empreendedor. E, para driblar essa crise, a forma como cada um reage pode fazer toda a diferença no resultado.

É aí que pode entrar a influência dos signos e suas principais características para lidar com adversidades. Como será que cada nativo reage e arregaça as mangas para reverter a situação a seu favor? Confira neste artigo como os signos enfrentam o desemprego por meio de suas habilidades e qualidades.

Áries

Mulher branca de cabelos loiros segurando celular e tablet em mãos.

O ariano é forte e impetuoso e não teme desafios. Para esse nativo, não há obstáculo que não possa ser ultrapassado. Batalhar é da sua natureza. Este seria o momento ideal de usar essas habilidades para empreender, abrindo o próprio negócio. Quem sabe não é hora de tirar do papel aquele sonho que ficou guardado um tempo (não tão longo como o de costume, já que arianos não têm paciência para esperar tanto)?

Quem não arrisca não petisca. Mas saiba dosar ímpeto e prudência, e o sucesso virá. Apenas tenha em mente que é preciso ter planejamento e cuidado, para não meter os pés pelas mãos ou se precipitar.

Touro

Homem branco sentado em frente de um notebook branco.

O signo dos esforçados, que têm os pés no chão e não se deixam levar por fantasias ou suposições. O taurino coloca a mão na massa e não espera por um golpe de sorte. Ele vai atrás da oportunidade, esteja ela onde estiver, e certamente não vai desistir tão fácil.

Uma boa opção, se preferir trabalhar de casa, seria prestar consultoria em sua área de atuação, já que esse nativo tem uma ótima percepção do seu trabalho, sabe liderar e tem uma boa relação com grupos de pessoas – características excelentes para quem deseja instruir pessoas e explicar processos.

Gêmeos

Homem branco em frente à notebook com madeiras e utensílios de marcenaria ao redor.

Os geminianos só ficam desempregados se quiserem. E, muitas das vezes, desistem de algum projeto por puro desinteresse ou porque não conseguem manter o foco. Mas, tratando-se de habilidades e talentos, esse é um dos signos mais versáteis do Zodíaco. Geminianos têm um raciocínio rápido e aprendem as coisas com facilidade.

Podem transitar em diversas áreas do conhecimento. Hoje podem trabalhar com Humanas, amanhã já podem estar dominando as Exatas. Para esses nativos, uma boa dica seria tentar mudar a área de atuação e correr em busca de oportunidades diversas. Como são altamente adaptáveis, podem se especializar até mesmo a distância (existem diversos cursos on-line, de baixo custo ou mesmo gratuitos, uma mão na roda para este momento em que é necessário poupar). O importante é não perder muito o foco. Dedique-se aos estudos e esteja preparado.

Câncer

Menino branca de cabelos ruivos em frente à computador com mulher branca sendo transmitida.

Para um bom profissional, sempre haverá alguma oportunidade. O canceriano é altamente responsável e tem uma energia mental muito grande. Sua criatividade, aliada à inteligência, permite que ele encontre oportunidades onde muitos não as conseguem.

Como são pessoas que gostam de estar junto de outras pessoas, uma boa alternativa neste momento é fazer algo que esteja relacionado com a transmissão de conhecimento. Que tal dar aulas on-line? Seria uma ótima oportunidade para continuar na ativa e sendo remunerado, além do prazer de estar em casa, já que o canceriano é um nativo bastante caseiro.

Leão

Homem branco de terno com polegar levantado.

O leonino é uma pessoa que não se abate facilmente diante das dificuldades. Sua autoconfiança e coragem são pontos fortes que podem fazer toda diferença, em especial neste momento de incertezas. Incansável e dedicado, ele não vai recuar diante da escassez de oportunidades, graças também a seu entusiasmo.

Se não encontrar uma vaga no trabalho formal, esse nativo é capaz de criar a própria oportunidade. Empreender é uma alternativa para esse signo também.

Virgem

Mulher branca de boné e roupas vermelhas e verde manuseando instrumentos mecânicos.

Destemido, crítico e versátil. Esse é o nativo de Virgem. Ele leva seu trabalho muito a sério. É praticamente impossível encontrar um virginiano que tenha o hábito de faltar ou se atrasar no trabalho. Ele é esforçado e organizado e gosta de tudo em ordem e funcionando perfeitamente.

Você também pode gostar:

Por se planejar rigorosamente, esse não é um signo que pode ser pego desprevenido, pois até uma possível demissão (a pedido ou pelo empregador) entra como processo de planejamento. Por essa razão, não é raro que o virginiano tenha um plano B engatilhado. Ele também tem muitos contatos, e, graças à sua disciplina e competência no trabalho, tem sempre alguém oferecendo uma oportunidade para ele. E, se não houver algo no momento, esse nativo pode trabalhar com consertos, reparos ou projetos de revitalização, pois talento para essas atividades ele tem de sobra.

Libra

Mulher branca sentada numa varanda com flores laranjas.

Se tem alguém que não se desesperou completamente nesta pandemia, essa pessoa foi o libriano. Muito equilibrado e dotado de uma paciência exemplar, esse nativo não se deixou abater pelos percalços da atual conjuntura.

Como gostam de sossego e harmonia, qualquer chance de realizar seu trabalho a partir de casa é muito bem-vinda. Pode ser uma consultoria, aulas on-line, trabalho formal... A boa notícia é que muitas empresas, inclusive as de grande porte, estão adotando o home office como um sistema permanente de trabalho.

Escorpião

Homem branco escrevendo em um caderno branco.

Ter as coisas sob controle nem sempre precisa ser visto como algo negativo. No caso deste signo, é uma qualidade essencial para se tornar alguém estratégico. E estratégia é praticamente uma característica inata nesse nativo. Em tempos de isolamento, incertezas e ofertas escassas de trabalho, ser engenhoso é um diferencial.

Pode ser o momento de colocar em prática aquele plano que estava guardado – e quase esquecido – lá no fundo da gaveta. Sem dúvidas, você já traçou toda uma estratégia, que só está aguardando para ser aplicada na hora certa.

Sagitário

Homem branco de boné azul fazendo drinks coloridos.

É um signo conhecido por encarar todas as situações – até mesmo as adversas – com muita positividade. Seu senso por aventura pode ser um ponto positivo neste momento, desde que haja planejamento e ponderação.

A liberdade é uma característica forte nesse nativo, o que faz com que ele esteja habituado a conquistar sua independência profissional com mais facilidade. Sendo assim, o sagitariano não tem nenhuma limitação na hora de buscar o seu lugar ao sol, pois ele não teme os desafios. Outra questão positiva é que, por se comunicar muito bem, ele tem uma ótima rede de contatos, o que pode facilitar na hora de uma nova colocação profissional. Então, é hora de pôr essa habilidade para trabalhar.

Capricórnio

Homem branco escrevendo num caderno e usando um notebook.

Capricornianos dificilmente são pegos de surpresa quando se trata de finanças. Eles estão fazendo seu pé de meia desde o primeiro emprego. Então, se a situação apertar, certamente eles não terão grandes problemas. Mas como não curtem gastar dinheiro, mesmo sob condições extremas, esses nativos logo tratarão de encontrar um meio de ganhar dinheiro para não só repor o que retiraram, como também para se sustentar mais para frente.

Planejamento é a palavra-chave para essas pessoas. Então poderão investir em algum curso ou treinamento. A iniciativa aqui fará toda a diferença na hora de buscar uma alternativa para driblar o desemprego. Mas, por terem uma visão crítica – e muitas vezes considerada até pessimista –, esses nativos já vislumbram todas as possibilidades, inclusive em momentos de adversidades. Esse “pessimismo”, que eles preferem chamar de realismo, pode ser um ótimo impulso para que se preparem para todos os percalços que a quarentena lhes tem reservado.

Aquário

Grupo de homens brancos conversando numa mesa ao ar livre.

Como todos os nativos dos signos regidos pelo elemento Ar, os aquarianos são inquietos por natureza. Estão sempre buscando conhecimento e aperfeiçoamento de suas habilidades de comunicação. São pessoas altamente versáteis e ligadas em tecnologia. Na atualidade, é um diferencial, pois essa é a área em que há a maior quantidade de ofertas de emprego.

Por terem uma grande rede de contatos, dificilmente ficarão desempregados. Mas, caso isso aconteça, a sua facilidade de adaptação faz com que eles tenham uma enorme facilidade para as mudanças de cenário. Vão se dar bem em qualquer situação de trabalho. Portanto, a ideia de desemprego para eles pode soar como uma breve transição até uma próxima oportunidade.

Peixes

Mulher branca de cabelos curtos e loiros ao lado de homem e mulher negros, com expressão sorridente.

Piscianos são cheios de positividade e esperança. Para eles, tudo acontece para trazer algo melhor. Essa perspectiva do “copo meio cheio” pode ser um grande auxílio emocional para esses nativos. Como são guiados pela intuição, sempre ouvem o coração na hora de tomar decisões.

Em momentos de adversidade, sua criatividade e sensibilidade serão decisivas para o êxito, em especial na questão profissional. Eles são cheios de ideias e, quando têm liberdade, conseguem chegar a ótimos resultados. Esta é a hora de usar essas habilidades para fugir da crise. Os piscianos têm uma inclinação a mudar muito de ideia, e isso, apesar de ser visto como um possível defeito, pode ser aproveitado de forma positiva, pois quem muda bastante geralmente tem uma mente ativa, que sai com muita facilidade da zona de conforto. E isso pode ser uma grande vantagem em meio ao cenário atual.

 

O momento que atravessamos realmente exige de nós grande paciência. Não é fácil viver sob a incerteza. É mais complicado ainda lidar com as adversidades na economia, até porque todos temos contas a pagar e responsabilidades. Mas é preciso ter em mente que é uma fase. E, como tal, vai passar. Até bem pouco tempo atrás, estávamos em stand-by, esperando para ver como as coisas iriam se desenrolar. Então é mais do que normal que agora as pessoas estejam ávidas para retomarem a normalidade, principalmente para se sentirem ativas e producentes. Procure pensar positivamente e use suas habilidades para superar mais uma das muitas fases ruins que você já enfrentou. O pior vai passar, e a economia vai se reerguer. Juntos conseguiremos passar por mais essa.