Simpatias para parar de beber

O consumo de bebidas alcoólicas é constantemente normalizado pela nossa sociedade.

Podemos perceber isso pelo simples fato de que as bebidas alcoólicas estão presentes na maioria dos locais que frequentamos: baladas, festas de aniversário, festas de casamento e até mesmo festas infantis.

Neste cenário, até mesmo a mídia e os programas televisivos contribuem para a normalização do consumo. É comum, por exemplo, vermos até mesmo adolescentes bebendo este tipo de líquido em filmes, séries e novelas.

Todos esses fatores estimulam o consumo de bebidas alcoólicas. O que muitas vezes falhamos em informar às pessoas é o fato de que a alta frequência e a ingestão exagerada desse líquido podem impactar diretamente em nosso bem-estar e em nosso estilo de vida. Diferentemente do que muitos acreditam, acidentes fatais não são as únicas consequências causadas por esse tipo de bebida.

O alcoolismo, por exemplo, é uma doença e uma dependência muito séria que interfere não somente no dia a dia do próprio alcoólatra, mas também no de sua própria família. Não só isso: este problema também acaba gerando outros tipos de problemas de saúde para o dependente.

O impacto do alcoolismo na sociedade

No Brasil, o alcoolismo é considerado um dos maiores problemas de saúde pública. De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 15% da população do país é dependente. O aumento constante de consumo de álcool também faz com que os números de acidentes e doenças relacionadas a este tipo de bebida também subam drasticamente.

Esses dados impactam diretamente na qualidade de vida de toda a sociedade. Além de o próprio dependente ter inúmeros problemas, ele também influencia negativamente a rotina de seus familiares e de todos aqueles que são próximos a ele. Ao mesmo tempo, também pode causar acidentes que afetam até mesmo desconhecidos.

O alcoólatra, contudo, é o mais afetado pela sua própria dependência. Além de perder a noção do que o faz bem ou mal, ele também destrói suas relações interpessoais e a sua própria saúde. O surgimento de certos tipos de câncer, por exemplo, estão diretamente ligados ao consumo excessivo de álcool.

Confira 5 simpatias que usam a força do girassol

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Tendo em mente tudo o que foi citado acima, é possível chegar à conclusão de que é importante e necessário, portanto, que a sociedade aja em prol dessa parte da população. Ela merece, afinal de contas, ser acolhida. Só assim é possível reverter essa situação e, quem sabe, diminuir esses dados tão alarmantes.

Com isso em mente, o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo foi criado. Instaurada no dia 18 de fevereiro, a data tem como objetivo oferecer maior conhecimento em relação a essa dependência, que muitas vezes é vista como falta de caráter, não como uma doença, pela população em geral.

Nesse dia, diversos tipos de dados são levantados, desde o crescente número de dependentes até os malefícios causados pelo consumo excessivo de álcool. Além de procurar ajudar aqueles que sofrem com o alcoolismo, portanto, a data também procura evitar que mais e mais pessoas sofram com esta doença.

Além disso, a data procura oferecer apoio não somente aos dependentes em si, mas também para às suas famílias, que são diretamente afetadas por esse problema. Assim, programas de assistência social são criados pensando, também, naqueles que são próximos ao alcoólatra.

Quando procurar ajuda?

Uma das maiores dificuldades do alcoólatra é admitir que ele possui, de fato, um problema com a bebida. Isso acontece não somente pela negação – que é, sim, muito comum – mas também porque a maioria das pessoas não conhece todos os sintomas dessa doença.

Pensando nisso, separamos os principais sinais que são bandeiras vermelhas, isto é, indicam que você deve procurar ajuda porque consome álcool excessivamente:

• A compulsão, ou seja, o desejo de beber o tempo todo é um dos principais sinais. Às vezes você está realizando tarefas cotidianas e sente esta necessidade;

• Insaciabilidade: não importa o quanto você beba, você sempre quer mais. Mesmo que, racionalmente, você saiba que já consumiu o suficiente por uma noite, o seu lado irracional irá lhe estimular a beber ainda mais;

• Dificuldade de controle: a partir do momento que você se sente insaciável, você também sente grande dificuldade de controlar o consumo da bebida.

Tudo isso faz com que você adquira uma tolerância ainda maior ao álcool, o que acaba estimulando o consumo mais intenso, afinal você irá procurar os efeitos da bebida sempre que possível.

Além disso, é normal que o alcoólatra coloque todas as suas relações interpessoais em segundo lugar e dê preferência sempre à bebida. Sendo assim, mesmo rodeado de amigos e familiares, o dependente irá procurar sempre o seu novo melhor amigo: o álcool.

Estes fatores também acabam gerando a famosa abstinência. Ou seja, quando paramos de beber, sentimos os efeitos físicos deste ato, que pode vir acompanhado de febre, suor, enjoos e até mesmo de ansiedade e agressividade.

Conheça 5 simpatias para atrair dinheiro

Simpatias para parar de beber

Reconhecer o problema é o primeiro passo em busca de sua solução. Embora o alcoolismo não tenha cura, é possível controlá-lo e viver uma vida saudável com o esforço e o apoio necessários.

Programas de reabilitação e até mesmo o AA (alcoólatras anônimos), por exemplo, ajudam muito todos os dependentes que querem, de fato, serem ajudados. Entretanto se você também procura por uma ajuda mística, podemos te ajudar! As simpatias são muito populares neste quesito, então separamos aqui três exemplos e “receitas” para você:

1. Simpatia do limão

Para esta, você irá precisar de apenas três objetos: um limão, um pedaço de papel branco virgem e uma caneta.

Primeiramente você irá cortar o limão ao meio. No papel, irá escrever o nome da pessoa que é dependente do álcool, junto com a sua data de nascimento. Depois irá dobrar o papel e colocá-lo no meio dos dois pedaços de limão.

Por fim, você irá enterrar o limão na natureza, sempre repetindo o mantra: “Que o amargo deste limão tire de (nome da pessoa) o vício da bebida”.

Veja outras simpatias com o limão

2. Simpatia do Salmo 87

Para essa simpatia, você irá precisar de um pedaço de papel branco, uma bíblia e um lápis.

Escreva no papel o nome da pessoa que é dependente do álcool. Segurando o papel em suas mãos, ore sete vezes o salmo 87, utilizando sempre o máximo de sua fé.

Depois de rezar, dobre o papel ao meio e coloque-o dentro da bíblia, na página em que o salmo 87 se encontra. Deixe-o lá por uma semana. Quando retirá-lo, queime-o, junte suas cinzas e libere-as em um local natural e muito bonito, refazendo o seu pedido.

3. Oração para parar de beber

Por fim, trazemos uma oração para parar de beber. Para esta, você não precisa de nenhum objeto específico, apenas irá recitar os versos da prece com muita fé e louvor:

“Jesus, pela devoção às vossas Santas Chagas, dai cura e libertação a estas pessoas.

Jesus, na devoção das Santas Chagas, pelo vosso precioso Sangue derramado na Cruz Redentora, restaurai a vida daqueles que estão aprisionados pelo vício do alcoolismo.

[pense no nome da pessoa que queira ver livre do alcoolismo]

Jesus, pelas vossas Santas Chagas, libertai estes de quem lembramos os nomes e todos que sofrem aprisionados no vício do alcoolismo.

Jesus, pelas vossas Santas Chagas, pelos méritos da vossa Paixão, tire o trauma e os registros negativos que ficaram nestas pessoas, quer tenha sido por herança genética ou por má formação familiar.

Senhor Jesus, pelas vossas Santas Chagas, pelo vosso precioso Sangue, liberte-os do alcoolismo; santifica-os no Teu amor; regenera-os na Tua misericórdia.

Jesus, pelas vossas Santas Chagas, dai-lhes o Espírito Santo de tal forma que se sintam motivados, fortalecidos na vontade e capazes de vencer a tentação do álcool.

Não permita, Senhor, que estes Teus filhos e filhas sejam derrotados e humilhados pela bebida, mas que sejam recolocados na vida.

Pedimos também, Senhor, a libertação dos traumas dos familiares por uma história marcada por profunda dor.

Jesus, pelas vossas Santas Chagas, restaurai a vida e a família dos alcoólatras.

Jesus, pelas vossas Santas Chagas, restaurai a vida e a família dos alcoólatras.”


Leia também: Conheça 13 simpatias de proteção com sal grosso