Sonhar com rio de lama

O nosso corpo possui um sistema complexo de irrigação energética. Eles são conhecidos como nádis, que tem origem na palavra “Nad”, em sânscrito, que significa “córrego”, “canaleta” ou “canal”. É por meio dos nádis que o fluxo de energia (prana) percorre todo o nosso corpo, alimenta os chakras e nos permite manter o equilíbrio interior. Por outro lado, o rio, em sânscrito, é representado pela palavra “sonora” ou “aquilo que produz som”, pois o rio, quando em fluxo natural, produz constantemente o som característico de água corrente. De forma semelhante, as nádis irrigam todo o corpo humano, e esse fluxo energético produz um som correspondente ao prana e à força desse fluxo energético que está circulando pelo corpo.

Não é à toa que o rio, no mundo onírico, é visto como símbolo do fluxo e da dinamicidade da vida, que, por sua vez, está poderosamente ligado ao nosso estado de espírito e mental tanto na vida física quanto na espiritual. Por causa disso, os sonhos com rios estão fortemente conectados à nossa qualidade de vida e à força energética que percorre nossos nádis, que são responsáveis por manter o bom funcionamento das sete fontes de energia mais importantes, os chakras.

Se levar isso em consideração, o significado de sonhar com rio de lama está estritamente relacionado aos bloqueios energéticos que estão afetando negativamente a vida de uma pessoa. Por exemplo: se você está com problemas de autoconfiança, provavelmente está com bloqueios nos canais responsáveis por irrigar o chakra raiz; este bloqueio pode ser simbolizado pela lama durante o sonho, e o rio, como já explicado, representa o canal problemático que está com o fluxo de energia interrompido.

O mesmo bloqueio pode ocorrer em outros nádis, que podem bloquear o chakra correspondente ao seu percurso, resultando no desequilíbrio psíquico e emocional relacionado ao chakra afetado pelo fluxo de energia interrompido. Como resultado, sonhar com rio de lama pode possuir origens diferentes para cada pessoa, por isso é importante identificar a qual bloqueio o seu sonho se refere.

Continue lendo para saber mais detalhes.

Rio de lama: encontrando o equilíbrio

Ainda há muitas pessoas que desconhecem os fenômenos sutis e espirituais que ocorrem nos bastidores do nosso espírito. Como resultado, as pessoas buscam na medicina alternativas que possam compensar o desconforto existencial experimentado por bloqueios energéticos do corpo sutil. Por causa disso, é de extrema importância conhecer o nosso funcionamento como um todo, pois todos os tipos de desequilíbrios e problemas podem ser ajustados com a ajuda de práticas e terapias espirituais.

O que significa sonhar com praia?

Por exemplo: pessoas que possuem compulsão alimentar e dificuldades para manter o peso costumam buscar na medicina os meios necessários para superar tais problemas. No entanto elas desconhecem que a fonte deste desejo e impulso desenfreado pela comida tem origem em bloqueios energéticos, que geram uma percepção e um padrão mental compatível e correspondente ao bloqueio ocorrido. Se uma pessoa possui compulsão alimentar, certamente existe uma origem sutil que foi desencadeada por um bloqueio energético. Nestes casos, é possível notar a fonte do desequilíbrio pela região do corpo onde mais se acumula peso e gordura. Se o peso se acumula no pescoço, é o chakra da garganta que está tendo problemas de irrigação dos nádis; se é na cintura, então é o chakra do plexo solar e, sabendo disso, por meio de exercícios de respiração (pranayama) é possível direcionar a energia para as regiões problemáticas, resultando na restauração do problema e, consequentemente, dissipando o impulso compulsivo pela comida, então a perda de peso será uma consequência natural deste desbloqueio energético.

Portanto o rio, nos sonhos, representa os nádis; já a lama, os bloqueios. Alguns dos sintomas mais comuns experimentados por bloqueios energéticos são:

  • Ciúme;

  • Confusão;

  • Instabilidade emocional;

  • Depressão;

  • Ignorância e problemas de comunicação;

  • Medo;

  • Falta de concentração

  • Problemas sexuais;

  • Ansiedade;

  • Fragilidade e vulnerabilidade;

  • Carência;

  • Falta de inspiração;

  • Compulsão alimentar;

  • Timidez.


Veja que há muitas possibilidades que podem representar a origem deste sonho. Além destas, podem existir muitas outras. Cabe a você identificar a sua origem e tomar as medidas necessárias para restaurar seu equilíbrio interior.

O que significa sonhar com lama marrom?

Busque atividades que integrem mente e corpo, como yoga, pilates, pranayama e meditação.