Sonhar com rio sujo

Alguns sonhos surgem para nos alertar quando estamos nutrindo certas atitudes, pensamentos, emoções ou sentimentos tóxicos que estão contaminando nosso inconsciente. Ao sonhar com rio de água suja é importante olhar para si mesmo e procurar identificar em qual área de sua vida você está sendo negligente ou imprudente.

De maneira geral, o rio sempre esteve associado com a dinamicidade e o fluxo da vida. Em nível mundial, a cultura humana sempre usou a água para comunicar o valor sagrado da vida. Além disso, a água é símbolo de proteção, purificação e cura. Por isso é que os rios, nos sonhos, são muito significativos e repletos de significados. Se o rio aparece contaminado, sujo, ou obstruído de alguma maneira, no entanto, isso representa obstáculos, bloqueios e até traumas que uma pessoa carrega em sua intimidade.

De uma perspectiva espiritual, este sonho ocorre quando nossos canais energéticos do corpo espiritual (Nadis) estão bloqueados por algum motivo, então impedem o bom funcionamento do corpo espiritual e físico, daí a facilidade com que a pessoa depara com obstáculos internos ou externos em sua vida.

Os Nadis são córregos ou canaletas etéricas que compõem todo o corpo físico. O objeto deles é fazer circular o prana (energia vital cósmica) por todo o corpo humano, mantendo, assim, a saúde, o equilíbrio e a harmonia física e espiritual. Como resultado, quando uma pessoa vive em devaneios, pensamentos negativos, comportamentos nocivos e vícios ou hábitos tóxicos, inicia-se uma obstrução dos nadis e uma multiplicidade de desequilíbrios físico e mentais começam a se manifestar na vida da pessoa.

Nosso Eu Superior sabe o que está acontecendo nos bastidores de nosso espírito e tenta expressar isso de maneiras simbólicas e sutis. Por isso é que sonhar com rio sujo seria uma maneira simbólica de alertar o sonhador de que algo está errado em seu equilíbrio espiritual.

Veja mais detalhes a seguir.

Sonhar com rio sujo simboliza desequilíbrio

O simbolismo deste sonho carrega em si alguns agravantes que devem ser levados em consideração. Todos nós passamos por momento de baixa condição energética, crises e problemas existenciais que influenciam nossa capacidade de manter pensamentos elevados. É um acontecimento comum na vida de todos os humanos, porém muitos permanecem nessa condição por anos e até por uma vida inteira.

Quando mantemos um padrão repetitivo de atitudes, pensamentos e hábitos nocivos por um longo período, isso significa que a situação realmente tomou uma direção mais grave.

Como mencionado na introdução, os “Nadis” são canais energéticos por onde flui a energia vital (prana). A palavra “Nad”, no sânscrito, significa emoção, vibração e fluidez. O seu bom funcionamento depende, em especial, da condição psíquica de uma pessoa. Quando nutrimos sentimentos, emoções e hábitos negativos, os “Nadis”, que correspondem a determinadas vibrações psíquicas, são obstruídos. Como resultado, os chakras são afetados, perdem força e começam a funcionar de maneira irregular, perdendo o seu equilíbrio e o seu compasso cósmico.

Será que sonhos podem se tornar reais?

A partir daí, caso o indivíduo não se esforce para ajustar a fonte de tais desequilíbrios é que a situação se agrava. Bloqueios energéticos trazem imensos problemas mentais, dificuldade de concentração, falta de clareza mental e, como resultado, os pensamentos negativos e os hábitos nocivos tendem a ganhar ainda mais força. A longo prazo, as doenças do corpo físico aparecem exatamente no ponto onde os bloqueios energéticos ocorreram.

Rio sujo, na vida onírica, portanto, reflete perfeitamente bem o seu momento atual. Geralmente os bloqueios são desfeitos naturalmente quando nos livramos dos padrões mentais que foram sua origem. Mas como isso nem sempre acontece, a seguir vamos lhe dar algumas dicas de como restaurar e desobstruir seu fluxo energético para restabelecer o equilíbrio e a ordem interior.

Encontrando o equilíbrio

Em resumo, a melhor maneira de restabelecer o equilíbrio é se desfazendo dos padrões tóxicos. Se você é uma pessoa que guarda remorso, livre-se disso. Se você se preocupa em excesso com acontecimentos mundanos que afetam sua integridade mental, mude sua maneira de reagir e de digerir tais situações negativas. Se o seu problema é compulsão alimentar, tabagismo, drogas ou qualquer vício ou hábito tóxico, adivinhe? Livre-se!

O que significa sonhar com rio?

Essa é a maneira mais eficiente de restaurar a ordem do corpo espiritual e mental, porém é muito radical e difícil para a maioria das pessoas.

Caso você tenha dificuldades para romper tais atitudes negativas na raça, é possível buscar métodos e técnicas que possam facilitar essa transição de maneira menos dramática, são elas:

  • Yoga;

  • Pilates;

  • Acupuntura;

  • Exercícios físicos em geral;

  • Exercícios de respiração (Pranayama);

  • Meditação.

Embora todos os métodos tenham sua eficácia, a Yoga e o Pranayama são os mais recomendados para desobstruir os bloqueios energéticos. A acupuntura pode remover o bloqueio numa única sessão, mas caso o indivíduo mantenha os mesmos padrões mentais, o bloqueio reaparece no dia seguinte.

Portanto use o simbolismo deste sonho a seu favor e tome uma atitude para viver bem e plenamente.