Vênus em Capricórnio

Eles são tímidos, mais fechados e bastante preocupados com a sua evolução. Sabe de quem estamos falando, né? Obviamente estamos falando dos capricornianos, que também estão entre os amigos mais leais e confiáveis, aqueles com quem sempre podemos contar. Esses são apenas alguns traços da personalidade das pessoas que nasceram entre os dias 22 de dezembro e 20 de janeiro e que, portanto, têm Capricórnio como signo solar, signo esse regido pelo planeta Saturno e comandado pelo elemento Terra.

Todavia se você sabe um pouquinho que seja sobre astrologia ou se já teve contato com um Mapa Astral, sabe bem que o signo solar dá alguns indicativos mais generalizados da nossa personalidade e de quem somos, mas são os outros astros e os planetas os responsáveis por determinar as especificidades da nossa personalidade. Se você recebeu o seu Mapa Astral e descobriu que tem Vênus em Capricórnio, entenda agora mesmo o que isso significa, como te afeta e como se manifesta na sua vida amorosa.

O que Vênus representa no Mapa Astral?

Imagem de Vênus ampliada.

Se você deseja entender o que ter Vênus em Capricórnio significa, especificamente, antes precisa entender o significado de Vênus, de maneira geral, no Mapa Astral. Se você prestou atenção nos parágrafos de introdução ou se entende um pouquinho de astrologia, já está ciente de que o Sol e o signo solar determinam as características mais gerais de quem somos, mas são os planetas quem determinam as nossas especificidades. Vênus, por sua vez, indica o modo como lidamos com o nosso lado mais romântico e mais amoroso, então diz muito sobre quem somos num relacionamento amoroso.

Vênus em Capricórnio no homem e na mulher

Por ser um planeta associado ao feminino, todas as características que serão listadas abaixo afetam as mulheres de maneira mais intensa, muito mais intensa, porque potencializa os traços da personalidade de quem tem o planeta do amor nessa posição. Entre os homens, não há potencialização mas as características são as mesmas. Além do que já foi explicado no tópico anterior, é importante saber que Vênus também está relacionado ao modo como entendemos e sentimos paz, beleza e harmonia na vida.

Entenda qual é o papel de Vênus e Marte no amor

O que significa Vênus em Capricórnio no Mapa Astral?

Silhueta de homem e mulher, de pé, na neve, se beijando.

Mas, afinal, qual é o significado de ter Vênus no signo de Capricórnio? Significa, de maneira simples, que Vênus transitava o signo de Capricórnio no exato momento em que você nasceu, o que faz com que esse signo afete o modo como você lida com o amor e com os relacionamentos e potencialize as características explicadas a seguir, caso você seja mulher, além das outras características que listamos no tópico anterior. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Vênus em Capricórnio, entenda como isso afeta a sua personalidade e o seu processo de autoconhecimento.

Características de Vênus em Capricórnio no Mapa Astral

Uma das principais características da pessoa com Vênus no signo de Capricórnio é a necessidade de reclamar e de expressar sua opinião e suas críticas. Essa pessoa tem dificuldade de “segurar a língua” e de deixar pra lá algo no qual pensou e que está há muito tempo sendo guardado para ser dito. Não chega nem a ser um excesso de sinceridade; é mais uma necessidade extrema de colocar os pingos nos “I” e de passar a limpo o que considera que está errado.

No amor, essa pessoa não é daquelas que se entrega logo de cara, principalmente se o assunto for sexo. As coisas levam tempo para acontecer no coração (e na cama) da pessoa que tem Vênus em Capricórnio, e não é porque elas são recatadas ou algo assim; isso acontece de maneira natural, é parte de sua personalidade.

Saiba se a Vênus influencia no modo como você se veste

Apesar de demorar a se entregar, quando finalmente cede aos sentimentos que, pouco a pouco, desenvolveram-se em seu coração, essa pessoa não quer saber de relações casuais ou de relacionamentos enrolados. Por levar tudo muito a sério e ter essa necessidade de profundidade, ela vai querer namorar e não vai demorar muito tempo para querer noivar e casar, porque estabilidade e segurança na relação amorosa são necessidades muito grandes de quem tem o planeta do amor nessa posição.

Isso vem ao encontro do fato de que essa pessoa sente uma necessidade muito grande de ser bem vista pela sociedade e pelas pessoas que são importantes para ela. Não, ela não quer viver de aparências, muito pelo contrário! Ela quer que a aparência e a essência estejam alinhadas, ou seja, quer mostrar ao mundo que está em um relacionamento harmônico e estável. Mas apenas mostrar ao mundo não basta, então ela quer realmente viver esse relacionamento estável e harmônico.

Como naturalmente se importa com o modo como é visto na sociedade, a rotina e o estilo de vida das pessoas com quem se relacionam importam muito para essa pessoa, então ela sente uma necessidade muito grande de sentir admiração e orgulho da pessoa com quem está se relacionando. Se ela ambiciona crescer financeiramente, precisa de alguém alinhado a isso; se ela quer morar no exterior, precisa estar com alguém que deseje o mesmo; se ela quer ter um montão de filhos, seu par também precisa querer.

 

Vênus em Capricórnio no amor

Homem e mulher, em praia, se beijando durante o pôr-do-sol.

Como explicado mais detalhadamente no tópico anterior, essa pessoa sente uma necessidade de namorar um “espelho” seu. Isso não significa que ela seja egocêntrica e vaidosa demais, apenas que gosta muito de seus objetivos e sonhos, então precisa encontrar alguém que tenha metas parecidas, para que ambas possam alcançá-las lado a lado.

O par perfeito para essa pessoa entende que ela sente uma vontade grande de socializar em casal, então vai querer levar o seu amor para os churrascos e almoços da família, para os rolês com os amigos e para toda e qualquer viagem que fizer – e, é claro, vai querer mostrar tudo isso ao mundo, mas não é vaidade, é apenas uma vontade de que as pessoas a vejam como alguém que está conquistando aquilo que se propôs a viver.

Descubra se Capricórnio e Virgem combinam na astrologia da atração

Por fim, o início do relacionamento requer do par dessa pessoa um pouco de paciência, porque ela pode demorar um pouquinho a se entregar ao amor e aos belos sentimentos que está sentindo, e não é medo… é apenas o modo natural como seu coração precisa de um pouquinho de tempo para se apaixonar verdadeiramente.

Vênus em Capricórnio na vida profissional

A imagem que passa para as pessoas, sobretudo para os seus familiares e para as pessoas mais próximas, é muito importante para essa pessoa, então ela precisa estar em um emprego ou em uma trajetória profissional que mostre a ela e ao mundo que ela está seguindo os caminhos que sempre disse aos quatro ventos que gostaria de seguir.

Uma característica da personalidade dessa pessoa pode agir como ponto positivo ou negativo: sua necessidade de expor suas opiniões com bastante frequência. Se estiver em um ambiente harmônico, isso será visto como uma vontade de fazer a empresa avançar e conquistar sempre melhores resultados; se, porém, está inserida em um ambiente competitivo e caótico, será vista como uma pessoa delatora, que quer derrubar e prejudicar as outras, por isso está sempre apontando o dedo na cara dos colegas, com a intenção de dizer quem está errado.

Os desafios de Vênus em Capricórnio

Homem e mulher, em um café, se beijando.

O principal desafio dessa pessoa é lidar com o modo como precisa passar uma imagem de estabilidade para as pessoas que são importantes em sua vida, porque ela pode acabar tomando decisões baseadas no que os outros vão pensar dela, em vez de considerar o que vai ser bom e positivo para a sua vida, independentemente de qual seja a área.

No amor, essa pessoa precisa aprender a equilibrar um pouco as coisas: estar um pouco mais aberta para o amor, para não perder as oportunidades de amar que a vida oferece, já que pode demorar a corresponder quem demonstra gostar dela, mas ter um pouco mais de calma após se envolver com alguém, em vez de sair por aí falando em casamento após uma semana de um relacionamento que mal começou. Equilíbrio é tudo.

Veja como a Vênus age nas casas astrológicas

Confira também: