A felicidade está em seu interior

Estamos sempre correndo atrás da felicidade. Seja qual for nosso movimento, estamos sempre nos movimentando na busca por algo que enfim será a fonte de nossa felicidade. Não nos damos conta, nem por um momento, de que todas nossas ações se direcionam a buscar algo que já temos em nosso interior. Neste texto, quero apresentar isso a você, que a felicidade está em seu interior.

Quando vamos a um lugar que nos traz alegria, seja ele qual for, estamos apenas buscando um lugar externo que reflita o nosso interior. Isso pode não ficar muito evidente quando buscamos um ambiente externo, como uma praia, sítio ou uma casa nova.

Mas fica muito claro quando olhamos para uma foto de nosso objeto de desejo. Ao olharmos para a foto, estamos vendo papel e tinta; mas, se olhamos para a foto de, por exemplo, uma linda praia, algo brilha em nós.

Podemos sentir a alegria de estar naquele lugar. Essa energia não brota da foto, mas sim do nosso interior. Nós significamos o objeto e fazemos brotar a energia, sensação, emoção e consciência correspondentes. Podemos, inclusive, nos imaginar naquele lugar.

Essa é nossa mente acionando nossa energia. Mas de onde isso brota? Com certeza, a sensação que temos ao comprar um carro novo não vem do carro. Um objeto não pode conter em si a alegria e felicidade. É óbvio que essa energia e sensação positiva vem do nosso interior. Mas essa energia está condicionada aos objetos.

Saiba como a espiritualidade pode ajudá-lo a ser feliz

Acontece que, quando encontramos alguma coisa que nos traga alegria, a sensação não dura muito. Logo estamos correndo atrás de outra situação ou objeto que nos cause felicidade. Essa sensação não dura para sempre.

Mas por que não vemos de onde vem nossa felicidade?

Ela sempre brota de nosso interior, sempre vem de dentro. Ela floresce no contato com os objetos que elegemos como fonte de nossa felicidade. E é esse o ponto. Condicionamos, sem perceber, a felicidade nos objetos. Acreditamos que só seremos felizes se tivermos a situação de acordo com nossas expectativas.

Expectativas

Garota sorrindo em fundo azul com mãos para frente fazendo joia

Se temos expectativas de como serão as coisas e do que desejamos para nossa vida, e a realidade nos traz algo diferente, sofremos. Nossa expectativa acaba gerando nosso sofrimento. Se as coisas estão bem, estamos bem; mas se vão mal, estamos em sofrimento.

As circunstâncias e situações podem nos tirar a paz sempre que forem adversas. Como estamos condicionando nossa felicidade às coisas, não temos energia para não nos abalarmos com as perturbações que a vida nos traz.

Saída

A saída para isso é buscarmos treinar nossa mente para vermos que a felicidade está em nosso interior e que podemos manifestar quando precisamos. Uma boa forma de fazer isso é alegrar-se com a felicidade de outras pessoas. Com isso, manifestamos a compaixão, e a felicidade brota em nosso interior.

Mulher andando de bicicleta com braços abertos

Também é assim com a gratidão. Usamos uma energia que está em nosso interior para manifestarmos a felicidade. Você pode fazer isso agora. Pense em uma pessoa pela qual você é muito grata. Agora escreva em um papel um agradecimento por tudo que ela fez por você. Se tiver a oportunidade, leia para essa pessoa e verá o quanto sua felicidade irá aumentar.

Aprenda o mantra da gratidão e agradeça por cada dia

Sua felicidade não precisar estar presa às coisas e situações. Temos a liberdade para manifestá-la sempre que precisarmos.