Qual o seu signo ascendente?

Os doze signos do Zodíaco foram definidos segundo o movimento do Sol e dos planetas ao redor da Terra. A astrologia observou a interferência que estes astros exerciam em nosso planeta e nas pessoas que nasciam em determinadas épocas. Assim, foram classificadas algumas características comuns às pessoas, de acordo com sua data de nascimento, em referência ao comportamento dos planetas e dos elementos essenciais à vida: terra, fogo, água e ar.

Os signos solares dizem muito sobre nós, sobre como somos, pensamos e reagimos a certas circunstancias, entretanto, há ainda mais um fator que reflete diretamente na forma em como levamos a nossa vida: o signo ascendente.

O que você vai encontrar nesse artigo:

O que é ascendente?

O ascendente é o signo que surgiu no horizonte leste no exato momento em que uma pessoa nasceu. Mais precisamente, ele representa o horário das seis horas da manhã — um horário considerado mágico por diversas crenças e filosofias — e representa uma posição importante na Carta Natal. O Sol, a Lua e o ascendente formam uma trindade: pai, filho e espírito santo — ou lei, causa e efeito.

Quando interpretado juntamente ao signo solar e lunar, o ascendente retrata um dos pontos mais importantes de um indivíduo no Mapa Astral: ele mostra o posicionamento desse alguém diante do mundo. É como se o signo ascendente revelasse a forma como uma pessoa se comporta, os seus traços de personalidade que ficam em maior evidência perante à vida — ou mesmo como as pessoas a veem.

O poder do ascendente tem forte relação com a magia do horário, dando ênfase ao potencial de um nativo. Deste modo, esse signo torna-se um ponto que precisa ser desenvolvido no decorrer da vida. Inclusive há pessoas que se identificam mais com ele do que com o próprio signo solar — isso pode dizer muito sobre o nosso ser, de acordo com a Astrologia.

O ascendente pode ser considerado um portal que nos possibilita entrar no mundo e revela muito sobre o que acontecia à nossa volta no momento em que nascemos e até mesmo sobre o tipo de relação que temos com os nossos pais. Sendo assim, é de extrema importância que saibamos um pouco mais sobre esse signo que tanto fala sobre nós!

O ascendente fica mais forte depois dos 30 anos?

O planeta que representa o seu ascendente indica um ponto a ser despertado. Muitas pessoas costumam perguntar se o ascendente predomina depois dos 30 anos e se a personalidade passa a ser mais parecida com as características do signo ascendente do que com os atributos do signo solar. Isso é verdade, mas nem tanto assim. Essa afirmação não é tão verdadeira porque você pode despertar o seu ascendente em qualquer momento da sua vida, mas precisa, antes disso, desenvolver a Lua e o Sol no seu Mapa Astral.

A Lua é adequação, reparo e algo que a sua alma precisa finalizar. O Sol é o seu propósito, é onde você se realiza. E o ascendente, como já explicado, é o potencial. Se esse potencial ficará estagnado ou se vai ser despertado, depende do seu trabalho de equilíbrio entre a Lua e o Sol

O que acontece entre os 30 e os 40 anos é que muitas vezes já vivemos a experiência lunar e solar, então entramos numa fase em que dizemos: "Eu quero ser eu mesmo. Não quero mais agradar ninguém. Vou fazer as coisas do meu jeito". Essa linha de pensamento, então, desperta o ascendente, porque entendemos que precisamos de um caminho novo.

Como saber meu ascendente?

Sendo assim, para conhecer o seu ascendente, é necessário saber a hora em que você nasceu e consultar uma tabela astrológica, que registra a variação de acordo com o horário. É importante reforçar que a tabela acerta em 80% dos casos, ou seja, caso você queira confirmar realmente o seu ascendente e entender como ele influencia nas suas características, você deve fazer o seu Mapa Astral. Confira a tabela abaixo:

 Tabela para descobrir o ascendente

Calcular ascendente

Para fazer o cálculo e descobrir qual é o seu ascendente no Mapa Astral, você precisa saber a data, o horário e a cidade do seu nascimento. A partir dessas informações, será possível descobrir o signo que estava no horizonte no exato momento em que você nasceu, ou seja, o seu ascendente.

Como o ascendente influi na minha vida?

O seu signo ascendente representa e revela o seu comportamento ao chegar em algum lugar. Ele indica como você costuma iniciar novos projetos, planos, sonhos e ainda aponta a primeira impressão que as pessoas têm de você ao te conhecer. Ao mesmo tempo em que reflete o olhar alheio, ele também mostra como você gostaria de ser visto por aqueles que te cercam — tanto na forma de se vestir quanto em relação à sua posição na sociedade e até mesmo no seu porte físico.

No momento em que os planetas ascendem, eles vão do plano interior para o plano exterior — e esse é o exato ponto em que as vibrações do ego se manifestam. Por esse motivo, o ascendente tende a fomentar as primeiras características que as pessoas percebem em nós — os traços do signo ascendente são os mais evidentes em um primeiro momento. Qualquer traço que nos apresente para o mundo está ligado a esse signo, ou seja, ele tem grande influência sobre a nossa vida!

Confira a seguir as principais características de cada signo ascendente e saiba um pouco mais sobre a influência de cada um:

  • Ascendente em Áries: tem como potencial a pró-atividade, a assertividade, o poder de decisão e a liderança. É pioneiro e bastante competitivo.

  • Ascendente em Touro: tem grande potencial administrativo, além de conseguir enxergar o valor das coisas e da vida.  Possui senso estético. 

  • Ascendente em Gêmeos: tem um potencial incrível para comunicar e transmitir informações. Possui habilidades para criar movimentos diferentes na vida. 

  • Ascendente em Câncer: tem habilidades para cuidar, além de ser muito boa em acolher pessoas e fazer com que elas se sintam seguras.  É uma conselheira nata.

  • Ascendente em Leão: tem sua presença notada sempre que chega em um ambiente, tem talento e um grande potencial criativo. É alegre e entusiasmada.

  • Ascendente em Virgem: sente bastante prazer e realização na vida profissional, no servir e no sentimento de ser útil. Tem uma habilidade incrível de servir, de trabalhar e de dar o seu melhor.

  • Ascendente em Libra: é colaborativo e tem facilidade de se colocar no lugar do outro, entender o potencial e crescer ao lado da pessoa. É uma pessoa harmoniosa e persuasiva.

  • Ascendente em Escorpião: tem habilidades para se aprofundar e entender os mistérios da vida. É desapegada e possui disposição para controlar e transformar ambientes e relações.

  • Ascendente em Sagitário: tem um grande potencial de encontrar sucesso e satisfação no contato com outras culturas e idiomas. Há uma habilidade nata de fazer trocas culturais, religiosas, filosóficas e acadêmicas. 

  • Ascendente em Capricórnio: tem uma grande capacidade de planejar, liderar e organizar.  É importante ter disciplina e sentir que está se esforçando para que tudo fique em harmonia.

  • Ascendente em Aquário: tem potencial para se desenvolver em equipe. Por ter visão expandida, é cheia de planos e ideias. É empática e possui uma necessidade de ver o bem sendo feito e distribuído para todos.

  • Ascendente em Peixes: se importa com a espiritualidade. Sentir que está ajudando outras pessoas e que faz o mundo ser um lugar melhor é essencial.

Signo ascendente e os quatro elementos

Consultar o seu ascendente pode indicar muito sobre você e seu comportamento, já que ele exerce muitas influências em sua personalidade. Além disso, ele conta também com o domínio dos quatros elementos astrológicos. 

Confira a seguir como os elementos dos signos predominam nas características do seu ascendente:

Pessoas que possuem ascendente em signos de fogo (Áries, Leão ou Sagitário) são muito energéticas e positivas. Elas costumam pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e fazer várias atividades, são alegres e muito dinâmicas em tudo o que se propõe a fazer. Por serem um tanto “elétricas” e agitadas, podem se perder em suas tarefas e não identificar necessidades ou apelos alheios.

Você também pode gostar:

Aquelas em que a ascendência está em signos de terra (Touro, Virgem ou Capricórnio) costumam ser mais reservadas e interiorizam a sua criatividade e espontaneidade. Entretanto, são muito convictas de suas atitudes, apreciam a estabilidade e são extremamente responsáveis.

Os indivíduos que possuem ascendentes em signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são comunicativos, inteligentes, estudiosos e perspicazes. São muito sociáveis e têm vários amigos.

Já as pessoas com ascendente em signos de água (Câncer, Escorpião ou Peixes) têm uma personalidade mais sensível. São pessoas cuidadosas, porém vulneráveis e, muitas vezes, ingênuas.

Essa é uma forma muito interessante de se autoconhecer e refletir sobre as suas características. Descubra seu ascendente e saiba como lidar melhor com a sua personalidade.

Qual é a diferença entre ascendente e descendente?

Muito se fala em ascendente, mas há um signo que também pode revelar muito sobre você: o descendente! Enquanto o ascendente se encontrava na Casa 1 do Mapa Astral no momento em que você nasceu, o descendente se encontrava na Casa 7, ou seja, ambos estão em ângulos totalmente opostos.

Enquanto o ascendente representa a forma como você enxerga o mundo, o seu posicionamento diante de determinadas situações da vida e a primeira impressão que você causa nas pessoas, o descendente é o signo que revela como você se relaciona com terceiros e como são suas relações em todos os sentidos — pessoais, amorosos, de amizade etc.

Mas comumente é a partir do signo descendente que é feita uma análise sobre relacionamentos amorosos. É nele que está o "padrão" das características de alguém que mais chamam sua atenção, assim como o modo como você se comporta e se posiciona diante dessa relação.

O signo ascendente é tido como um caminho, uma trajetória para que você alcance o seu signo solar, enquanto o descendente reforça os nossos encontros durante a jornada da vida