Runas

As runas revelam mensagens divinas e ocultas sobre sua alma

As runas são letras usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte, principalmente nas ilhas Britânicas e na Alemanha, região que os povos germânicos habitam desde o século II. Esses caracteres são encontrados normalmente em pedras rúnicas e também em ossos, peças de madeira, pergaminhos e placas metálicas.

Não se sabe ao certo qual foi o momento ou o local exato em que as runas surgiram. Entretanto, seu nome indica a origem indo-europeia, uma vez que "RU" significa "algo misterioso", ou também os termos "Roun" ou "Rown", que significam "sussurro misterioso", dando a entender que as runas eram usadas como algo sagrado, de conhecimento espiritual e ancestral, como uma fonte secreta para tais caminhos. Entretanto, mesmo sendo um alfabeto repleto de significados, não se tornou uma língua falada.

Além dessa, há também outras teorias que contam a possível história das runas; dentre elas, a que tem mais respaldo histórico é a de que elas surgiram na Europa durante a Idade do Bronze e do Ferro (1300-800 a.C.), já que os símbolos gravados nas runas eram também muito utilizados naquela época, como triângulos, árvores, espirais, dentre outros. Há também autores que afirmam que essas gravuras teriam sido a origem de uma língua mágica utilizada pelos xamãs do período neolítico que posteriormente foram adaptadas pelo povo etrusco, incorporando-as à sua linguagem e as repassando.

Por fim, a mitologia nórdica conta que os deuses moravam em Asgard, um lugar que ficava ao topo de Igdrasil, a árvore que sustenta os nove mundos; nessa árvore o deus Odin conheceu a sua maior provação e descobriu o mistério da sabedoria, o que hoje conhecemos como runas. Há, ainda, um livro de poemas, chamado Edda Poética, compostos entre os séculos IX e XIII que contam essa aventura específica de Odin:

"Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento,
Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lâmina, sacrificado a Odin,
Eu em oferenda a mim mesmo:
Amarrado à árvore
De raízes desconhecidas.
Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber.
Meus olhos se voltaram para as mais entranháveis profundezas,
Até que vi as Runas.
Com um grito ensurdecedor peguei-as,
E, então, tão fraco estava que caí.
Ganhei bem-estar
E sabedoria também.
Uma palavra, e depois a seguinte,
conduziram-me à terceira,
De um feito para outro feito."

Foi assim que o sacrifício de Odin, que foi ressuscitado em seguida pela magia, trouxe para a humanidade essa escrita alfabética antiga, que são as runas, cujas letras possuem significados e hoje são usadas como um oráculo.

Portanto, não se sabe ao certo qual é a origem das runas, mas é fato que elas são uma ferramenta oracular poderosa que pode nos ajudar a encontrar as respostas que procuramos. Portanto, basta se concentrar naquilo que você está buscando, clicar abaixo para embaralhar as runas, que também podem funcionar como runas do amor, se esse for o seu objetivo, e depois escolher a que a sua intuição mandar. Esperamos que encontre as respostas necessárias para a sua jornada.

continue lendo