Ansiedade e o copo com água

Quanto pesa um pequeno copo com água? Talvez uns 200 ou 300 gramas. Mas, se você segurar esse copo durante 15 minutos, sentirá como se o peso do copo tivesse mudado.

Se segurar então por mais de uma hora, terá dores no braço. E se esse tempo passar de mais de 3 horas, seu braço adormecerá, correndo o risco de ter atrofia muscular. Veja que o peso do copo jamais se alterou, mas seu cansaço em mantê-lo faz com que a percepção de peso seja muito maior.

Mas o que um copo tem a ver com os problemas de nossa vida? Eles são exatamente iguais ao copo.

Se temos problemas e nos debruçamos durante um tempo, nada acontece. Nossa percepção não se altera, e conseguimos olhar com clareza. Mas, se ficamos remoendo, fixados no problema, assumindo que o problema faz parte de nós, que é nossa identidade, ele se intensifica e vai gerar problemas em nossa vida.

Identifique os signos otimistas, pessimistas e realistas

Um exemplo é a ansiedade. Se a pessoa tem os sintomas da ansiedade e os observa e sabe que eles não duram, que irá passar, não amplia o problema. Mas, se ela assume que sua identidade é da ansiedade, que é ansiosa, ela intensifica os sintomas e “segura” a emoção com sua mente.

Assim vai cansando sua mente, gerando dores e dificuldades, até que se amortece e passa a pensar que a vida é assim mesmo e que precisa se acostumar com isso.

Mas como esse efeito acontece?

Mulher com cara de desespero, segurando a cabeça com as mãos. A imagem está desfocada.

Acontece porque, para nossa mente, não existe o negativo. Quer ver? Não pense em um carro vermelho. Não pense em uma laranja. Tudo que eu digo para você não pensar se intensifica em sua mente. Da mesma forma os problemas, ansiedades, medos.

Remova todo o lixo mental dos seus pensamentos

Tudo que não queremos, acabamos dando foco e intensificando em nossa mente. E se pensamos que não queremos sentir ou pensar em algo, ainda assim intensificamos, gerando uma força contrária de negação.

Qual é a solução então?

A solução é saber o que se deseja e não o que se quer evitar. Se focamos nossa mente em nossos objetivos, quando os problemas aparecerem, basta que lembremos por que estamos enfrentando aquelas dificuldades.

Se não sabemos a razão de nossos desafios, eles se tornam vazios de significado, e logo queremos nos livrar da situação. Mas, como sempre pensamos nos problemas, eles se intensificam. Mesmo que não mudem, nós os ampliamos com nossa mente.Então devemos olhar para o que estamos ampliando hoje.

Se estamos ampliando nossos problemas ou nossos objetivos. A questão aqui não é ignorar os problemas e dificuldades. Você precisa estar ciente deles para poder superá-los. A ideia é você focar seus objetivos e não perder tempo ampliando seus problemas com sua mente.

Para atingir esse objetivo, você precisa começar a se fazer as seguintes perguntas:
Quais são meus sonhos? O que quero atingir na vida? Que marca quero deixar? Quais são as pessoas mais importantes em minha vida? Passo meu tempo com elas? O que quero realizar antes de morrer?

Compreenda como cada signo pode superar a ansiedade

Essas são perguntas importantes e nos dão um norte sobre nossos sonhos. Por isso, é fundamental começarmos a nos fazer as perguntas que irão nortear nossa vida.