Como ter autocontrole mesmo sendo uma pessoa ansiosa

A ansiedade afeta nosso estado emocional e de autocontrole. Pessoas ansiosas podem ficar facilmente irritadas, mal humoradas, temerosas ou até mesmo depressivas. Isso faz com que muitas vezes percam o controle de suas ações diante de um evento que te gera a ansiedade. Porém, mesmo sendo uma pessoa que possui muita ansiedade, ainda assim se pode manter o autocontrole.

Como o ansioso é

Quem possui ansiedade, normalmente, é uma pessoa que vive com as emoções à flor da pele. Ela pode se irritar facilmente e também ter crises de choro repentino. Isso acontece porque seu medo está extremamente alto. Isso faz com que a necessidade de controlar as coisas acabe gerando mais e mais ansiedade. O controle excessivo e o medo de que as coisas saiam do controle acabam gerando ansiedade e fazendo com que seu campo emocional fique sensível.

Investigue como cada signo pode superar a ansiedade

Além disso, ainda temos os sintomas físicos. O coração acelera, o corpo treme, pode-se sentir vertigem e náuseas, dores de cabeça e respiração ofegante. Esses sintomas ampliam o medo e fazem a pessoa aumentar a preocupação com sua saúde, retroalimentando sua ansiedade.

Porém, toda ansiedade possui um gatilho. Algo que aciona o seu medo. E esse é o segredo para termos controle emocional.

Controle emocional

Precisamos aprender quais os gatilhos de nossa ansiedade. O padrão de ansiedade sempre vem com um gatilho interior. Gatilhos são os padrões de pensamento que disparam sua ansiedade. Esses padrões são:

  • Medo de falhar;

  • Medo do julgamento do outro;

  • Cobrança excessiva por perfeição;

  • Medo de ser uma pessoa incapaz.

Esses são os principais pensamentos, mas não significa que sejam apenas esses. Para atendermos os gatilhos, precisamos entender a singularidade. Cada pessoa vivencia a vida de maneira única. Somente você passou pelo que passou e interpretou a vida de sua maneira.

Mulher sentada sofrendo de ansiedade

Dessa forma, os gatilhos que acionam sua ansiedade são específicos da sua experiência. Por isso é necessário conhecer profundamente quais os gatilhos que disparam sua ansiedade. O que lhe gera medo? O que faz com que perca o sono à noite?

Aposte na organização para combater a sua ansiedade

Só é possível uma mudança desse padrão através de um processo de autoconhecimento profundo. Olhar para dentro e saber quais coisas acionam sua ansiedade. Sem saber seu funcionamento fica impossível agir. Se não aprendemos sobre nosso próprio mundo interno, como poderemos lidar com as pressões externas? Se descobrimos os gatilhos, passamos para a próxima etapa de nosso controle emocional.

Controlando suas reações

Ao saber quais os gatilhos, vamos observar quais são as nossas respostas. Pensar em por que nós respondemos de determinadas maneiras àquele evento. Assim, conseguimos ampliar nossa forma de resposta, pois podemos ver outras maneiras de responder à situação que gera a ansiedade.

Confira técnicas para desenvolver seu controle emocional

Comente abaixo e escreva para mim qual a sua maior dificuldade com a ansiedade e se já conhece quais os padrões que a geram. Assim você já começa a dar o primeiro passo para perceber os seus gatilhos.