Fim de ano: dicas de decoração para atrair bons fluidos

Fim de ano chegando sempre traz à tona o nosso lado supersticioso. Seja pulando as famosas sete ondas na virada de ano, seja usando uma roupa de determinada cor para obter o que desejamos, nossos hábitos no Réveillon são sempre no intuito de atrair bons fluidos e renovar as energias para um novo ano com mais prosperidade, paz e positividade para o lar e para nossa vida.

Cada um tem sua maneira especial de limpar as energias da casa. Mas que tal usar uma de nossas dicas de decoração para trazer um novo ano mais equilibrado e cheio de coisas boas? Acompanhe nesta matéria e crie o seu ritual.

Limpeza, antes de mais nada

Mão com luva roxa segurando spray de embalagem amarela e tampa vermelha.

A limpeza não só elimina todas as sujidades visíveis, como também abre os caminhos, removendo aquela sujeira que não vemos, em especial das energias da casa. Quando você limpa um ambiente, também limpa o astral e faz sua vida prosperar.

Então faça uma faxina completa na sua casa nessa virada de ano. Varra, passe pano, tire o pó, tire o atraso, abra caminho para as energias poderem fluir – assim as ruins vão embora, e as boas ganham espaço para circular.

E não se limite a fazer a limpeza geral, não. Aproveite para separar roupas e objetos que você não usa mais e doe. Doar, além de fazer com que a energia se renove, ainda nos faz bem à alma, pois sabemos que estamos fazendo bem a alguém. E tudo que fazemos retorna. Melhor então que façamos coisas boas, não é?

Cores

Sala de estar com elementos e decorações azuis.

As cores estão intimamente ligadas aos nossos sentimentos e criam sensações diferentes, a depender de sua intensidade, tonalidade e combinação. A socióloga, psicóloga e professora de comunicação e psicologia das cores Eva Heller escreveu um verdadeiro tratado sobre como as cores afetam a nossa emoção e razão. Esse livro é um guia para quem trabalha com design, decoração e cores, e foi de lá que trouxemos algumas dicas para você renovar as energias da sua casa por meio da cor.

Se você precisa de energia e atenção, invista em algum detalhe alaranjado ou amarelo. Se prefere algo mais natural, que transmita esperança, aposte no verde, que também é a cor da fertilidade.

O azul é a única cor que, segundo os estudos feitos pela alemã, não transmite nenhum sentimento negativo e é a cor de preferência das pessoas. Então aposte em vários tons de azul – em almofadas, partes da parede, utensílios e louça, toalhas no banheiro, algum detalhe nos móveis. Por onde você for, a sensação de tranquilidade, harmonia e de tudo que é bom vai estar ao alcance dos seus olhos.

Flores e plantas

Sala de estar com plantas.

O contato com a natureza é realmente renovador e reenergizante. Qualquer pedacinho de verde em nossa vida já traz bons fluidos e paz. Então você pode levar um pouco de jardim para dentro de sua casa.

Que tal apostar em girassóis, que trazem a luz solar, calor, vitalidade e alegria para o ambiente? Além da beleza, essa flor traz muita sorte e bons fluidos.

Você também pode gostar:

Para decorações mais específicas, experimente fazer uma guirlanda com alecrim. Essa erva aromática traz ótimas lembranças e atrai boas energias, em especial na esfera amorosa. Sem falar que é uma planta linda e, no formato de guirlanda, traz todo um charme para a sua decoração de ano-novo. Pode usar para pendurar na porta ou decorar sua louça à mesa.

O louro também é uma excelente pedida, pois ele é a planta da prosperidade. Além de ser um ótimo tempero equilibrante do feijão e de outros pratos, ele atrai boa sorte e ajuda a realizar os desejos. Faça arranjos com as folhas para velas ou use alguns ramos inteiros para decorar os pratos. Fica lindo, aromático e ainda traz bons auspícios.

Hall e passagens sempre livres

Pés masculinos ao lado de capacho escrito

De acordo com o Feng Shui, os locais de passagem e a porta principal precisam estar liberados. Sem objetos atravancando o caminho. Além disso, precisam estar arejados, iluminados e, de preferência, floridos. É por esse caminho que a energia entra em nossos lares. Convide a energia boa, em vez de afastá-la.

Se você puder deixar as portas abertas para o vento fazer sua passagem sem obstáculos, melhor ainda. O vento é uma das maiores energias da natureza. A gente não o vê, mas sente, e a sensação não é só física. Esse contato com o vento dá uma chacoalhada em nossas energias e deixa o ambiente mais arejado, mais respirável.

Casa convidativa

Mesa posta com cadeiras em tons frios durante o dia.

Mesmo que você não vá receber visitas, decore sua casa no fim de ano. Use uma toalha nova sobre a mesa, use um talher diferente, coloque um arranjo floral em algum móvel. Isso dá a sensação de uma casa convidativa e prazerosa, além de ser um atrativo para os bons fluidos. Faça sua casa ser convidativa para as boas energias.

Amuletos

Amuleto de hamsá.

Para finalizar, lance mão de truques que podem ajudar na proteção do seu lar.

O sal grosso, por exemplo, absorve tudo que é ruim. Então, uma dica é colocar esse poderoso elemento em alguns vasos de vidro, aproveitando como decoração, e trocar a cada 15 dias (descartando em água corrente).

O trevo-de-quatro-folhas também é um ótimo amuleto. Ele traz sorte e bons fluidos. Como ele é uma anomalia do que tem três folhas – e, por isso, mais raro –, você pode substituí-lo por uma imagem, quadros com pintura ou um bibelô. Além de embelezar sua casa, ainda vai atrair prosperidade.

O hamsá, aquela imagem de uma palma da mão simétrica originária do Oriente Médio, é um ótimo amuleto para afastar mau-olhado e as energias obscuras. Traz felicidade, sorte e fortuna. Pode ser um quadro, um pingente de porta ou outro elemento decorativo, mas que esteja preferencialmente bem visível.

Outra grande forma de trazer proteção é o uso de pedras e cristais. São elementos que trazem a energia da natureza, vibrando em frequência única. Têm o dom de curar, energizar e purificar nosso corpo, nossa alma e nosso lar. Para absorver as energias ruins, experimente a ônix. Já para trazer prosperidade, tenha em vista o citrino ou o quartzo verde.

Os elefantes também são elementos tradicionais quando o assunto é proteção ou força. Para trazer fortuna, a dica é sempre posicioná-los de costas para a porta de entrada, como se eles estivessem entrando na casa. Já para canalizar as energias e trazer bons fluidos, posicione-os ao contrário, como se estivessem saudando quem está entrando em seu lar.

 

Gostou de nossas dicas? Compartilhe com amigos e familiares. E se você tem um jeito especial de trazer boas energias para sua casa, conte pra gente! Com certeza, seu ano vai ser iluminado e cheio de prosperidade. Desejamos um feliz ano-novo e que, neste novo ciclo, suas energias estejam todas renovadas.