O Preto-Velho e a Preta-Velha de cada signo

Dentro da Umbanda temos uma vertente que une os conhecimentos orientais, astrologia e outros ritos e magias de outras áreas como os da Wicca. Nessa vertente, encontramos os Preto-Velhos ou Preta-Velhas que são elevadas entidades, conhecidas por serem anciãos negros e mestres na magia divina, manipulação de ervas, além de serem excelentes como mandigueiros e no domínio dos elementos da natureza o qual costumam utilizar durante seus benzinmentos e trabalhos espirituais. Acontece que cada signo do zodíaco tem um Preto Velho protetor! Descubra agora quem o está protegendo! 

Áries — Pai Antônio de Angola 

Essa entidade é essencial em todos os momentos em que o ariano precisa de mais força e paciência ao enfrentar situações que fogem do seu controle. O Pai Antônio de Angola passa tranquilidade, equilíbrio, limpa a mente e propõe uma solução prática para qualquer problema. É sabido que tendo fé nele, ninguém passa por grandes obstáculos, uma vez que ele sempre abre os caminhos para seus filhos. 

Touro — Vô Venâncio 

Esse Preto Velho tenta lembrar o taurino constantemente que não se deve guardar ranços ou mágoas, pois na vida todas as coisas passam, sejam elas boas ou ruins. Ele é ótimo para aliviar a tristeza do coração e os problemas do dia a dia. 

Gêmeos — Vó Severina 

Vó Severina é aquela entidade que sabe ser animada na mesma medida que sabe ser séria. Assim, ela é perfeita para trazer mais estabilidade ao ânimo dos geminianos, ajudando-os a manter a cabeça no lugar em todos os momentos. Além disso, ela também age contra as fofocas e os invejosos. 

Umbanda, Candomblé e Quimbanda: diferenças e semelhanças

Câncer — Tia Maria Redonda 

Essa Preta-Velha é tão carinhosa quanto os cancerianos. Ela dá amor a eles e aplaca suas sensações de solidão e desamparo. Fora isso, ela ainda se preocupa com o bem-estar familiar deles, sempre auxiliando-os a olhar para si mesmos, principalmente quando estão na busca de alguma mudança. 

Leão — Vô Augusto 

Esse Preto-Velho está sempre atento às necessidades dos leoninos, bem como disponível. Por isso, está continuamente tentando fazer com que eles entendam que a arrogância e prepotência são caminhos sem volta. Seu objetivo é vê-los felizes e prósperos, e não mede esforços para isso. 

Virgem — Vô Cipriano 

Com esse Preto-Velho, o virginiano aprende a aceitar as pessoas como elas são e a entender que ninguém é melhor do que ninguém. Além disso, ele se mostra sempre disponível, e atua nas orações de cura e ajuda tanto dos seus protegidos quanto para as pessoas para qual eles oram. 

Libra — Tia Pulquéria 

A Tia-Pulquéria trabalha para que nenhum mal atinja seus protegidos, e atua através de vários milagres, principalmente quando eles se encontram cheios de dúvidas. Fora isso, ela propõe ao libriano a compreensão de que cada ser humano só oferece o que tem no coração, e por isso ele precisa aprender a se amar e a se colocar em primeiro lugar antes de tentar se relacionar com outras pessoas. 

Escorpião — Vó Sabina 

A Vó Sabina trabalha principalmente com a raiva e rancor escondido nos escorpianos, ela tenta fazer com que eles entendam que esses sentimentos só nos bloqueiam os caminhos e nos afastam das pessoas. Assim, ela preza pela paz, evolução, objetividade e harmonia. 

10 coisas que você não sabia sobre a Umbanda

Sagitário — Vó Cambinda 

Essa Preta-Velha é ligada à religiosidade, à fé e ao amor ao próximo. Tenta despertar o lado mais generoso e paciente nos sagitarianos, fazendo com que eles sejam menos agressivos e mais cientes do valor das coisas, dos momentos e das pessoas. 

Capricórnio — Pai Jacó 

Pai Jacó faz questão que os capricornianos sejam leais à verdade e que hajam com responsabilidade. Além disso, ele os ajuda a ter mais fé nos momentos difíceis e de dúvida, além de encorajar a motivação dos seus protegidos ao mesmo tempo em que os faz lembrar que a pressa é inimiga da perfeição. 

Aquário — Pai Chico de Aruanda 

O Pai Chico de Aruanda está sempre observando e analisando tudo e a todos, e apesar de ser sagaz, ele também é ativo. Dessa forma, ele trabalha para que seus protegidos sejam livres com consciência de seus atos e responsabilidades, mas que também trabalhem duro, façam o que possam hoje sem deixar nada para amanhã, pois se tem uma coisa que esse Preto-Velho não gosta é de gente folgada. 

Peixes — Tia Luzia 

A Tia Luzia trabalha com a harmonia entre dar e receber, pois ao mesmo tempo em que ela encoraja o amor, empatia e compaixão dos piscianos, ela também os ensina a não se envolver demais nos problemas alheios, nem a comprar as brigas erradas. Assim, a cada vez que um de seus protegidos se doa, ela renova as bênçãos presentes em sua vida. 

Preto velho: entenda o poder dessa entidade

SIMPATIA À SUA ENTIDADE 

Agora que você sabe um pouco mais sobre a sua entidade, você também pode oferecer uma simpatia a ela a fim de agradecê-la ou pedir ainda mais seu auxílio. 

Para isso, você vai precisar de 1 xícara branca de porcelana, com café preto e sem açúcar. Deixe essa xícara sobre a geladeira, faça seus pedidos e troque o café todas as segundas-feiras.