Plutão na Casa 5: personalidade magnética e intensidade

Entre os fabulosos recursos oferecidos pela Astrologia para promover autoconhecimento, podemos contar com o Mapa Astral. Ele é dividido em doze partes (as casas), que recebem as influências dos signos e planetas, trazendo vários aspectos de nossa personalidade. Aqui vamos falar de uma dessas interações, nesse caso entre casas e planetas – mais precisamente de Plutão na Casa 5.

Mas, para seguir com um entendimento redondinho, você precisa saber quem é quem nesse cenário: os signos são as energias, os arquétipos que revelam atributos. Os planetas expressam a maneira e potencialidade com que essa energia (signo) atua. E as casas são o “palco” onde tudo acontece. E cada casa rege um tema de nossa vida – sexualidade, saúde, trabalho, parcerias, dinheiro, e assim por diante.

O que você irá encontrar:

Dito isso, fica mais prático assimilar o entendimento sobre os efeitos do último planeta na quinta casa, para em seguida compreender melhor sobre cada um desses elementos e identificar como são as pessoas que têm esse posicionamento no Mapa. Não perca nenhum detalhe.

O que significa Plutão no Mapa Astral?

Pessoa fazendo mapa astral

Plutão deixou de ser um planeta para a Astronomia, mas na Astrologia ele segue firme e forte nessa posição – sendo, aliás, um corpo celeste cheio de poder. Isso porque ele é o planeta das transformações, das mortes e dos renascimentos. Sendo assim, traz o novo e deixa para trás tudo que não nos cabe mais. Também versa sobre temas complexos e pelos quais temos uma certa ojeriza, talvez até por vergonha.

Mas ele também revela aquela força interior que surpreendentemente vem à tona quando nosso instinto de sobrevivência exige. E, por ser um planeta de transmutações, ele alerta que nada é eterno. O problema é que, para trazer tudo isso, ele vem sem dó nem piedade. Mas também depois dessa catarse toda, ele nos abre as portas para o novo, para a regeneração.

Use o poder de Plutão no seu processo de transformação

De modo positivo, podemos esperar de Plutão: capacidade de regeneração, controle dos impulsos negativos, tendência ao desapego e transmutação de nossas energias reprimidas em propósitos. Já no âmbito negativo, ele promove um egocentrismo exagerado, obsessões e comportamentos destrutivos.

QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO

Regente natural de Escorpião e da Casa 8 (em corregência com Marte), esse é um planeta geracional, pois fica de 14 a 20 anos em cada signo, influenciando uma mesma geração, trazendo atributos parecidos – mas nem tanto, pois há os outros cálculos do Mapa e também porque Plutão pode “brotar” em casas diferentes. E como será que a Casa 5 responde às energias plutonianas? Você saberá isso, mais para frente.

A Casa 5 na Astrologia

Antes de tratarmos da associação entre Plutão e a quinta casa, vamos te mostrar quais áreas da vida ela rege. Essa é uma das quatro casas sucedentes – aquelas que se relacionam com nosso desenvolvimento pessoal. É a casa dos prazeres e da diversão.

A Casa 5 revela o nosso potencial criativo e aquilo que faz nossos olhos brilharem. Também fala dos nossos primeiros romances e da descoberta de nossa individualidade.

Regida naturalmente pelo Sol e pelo signo de Leão, ela também versa sobre nossa relação com nossos filhos hoje e no futuro, e como os criamos e preparamos para o mundo. Em decorrência disso, nos coloca também em contato com nossa criança interior.

É uma casa que nos leva a expressar nossos sonhos e nossa essência, permitindo que revelemos nosso verdadeiro eu. O brilho solar e leonino também nos propicia a expansão de nossos potenciais, trazendo à tona temas como autoconfiança e amor-próprio.

A Casa 5 também revela o que aguça nossos cinco sentidos, como usamos nosso tempo livre e como nossas paixões são despertadas. Mostra, por exemplo, se somos menos ou mais otimistas, se somos ou não introvertidos, se criamos nossos filhos com independência, se incentivamos neles os estudos, ou se projetamos neles as nossas expectativas.

Significado de Plutão na Casa 5

Toda casa é naturalmente regida por um signo e um ou mais planetas. Mas, nos achados do Mapa, é comum surgirem outros planetas e signos, que irão deixar ali suas energias, aliadas às que já são próprias dessa casa. Assim como Plutão na Casa 5, tema do nosso artigo.

Se essa for uma das configurações do seu Mapa, isso quer dizer que o planeta foi “flagrado” sobre sua quinta casa no momento em que você nasceu. Sendo assim, as energias plutonianas foram injetadas ali.

Aspectos positivos de Plutão na Casa 5

Silhueta de família brincando com criança

Plutão na Casa 5 traz grandes transformações associadas à criatividade e às paixões. Aliás, nos assuntos do amor e do prazer, a palavra de ordem é intensidade. Além disso, o planeta evoca magnetismo e uma personalidade forte.

Ter filhos é extremamente significativo nessa posição astral. Os filhos vêm para transformar vidas, e nada mais apropriado para um planeta que é símbolo de metamorfose. Associada a isso, vem a necessidade de deixar um legado para as próximas gerações.

Aspectos negativos de Plutão na Casa 5

Em mau aspecto, Plutão pode trazer a possibilidade de relações de dependência ou nas quais haja abuso de controle de poder. Portanto há que se ter preocupação com a qualidade da troca nos relacionamentos.

A configuração astral pode trazer uma elevação de ego, que deve ser atenuado e harmonizado. Pode provocar também dificuldade para se enxergar a própria essência. A necessidade de reconhecimento tende a ser um problema originado ainda na infância, provocando o medo de rejeição.

Características de quem nasce com Plutão na Casa 5

A pessoa com Plutão na quinta casa tem grandes habilidades artísticas, com a possibilidade de criar obras de arte primorosas. É alguém que sente uma necessidade significativa de criar – das coisas mais simples às mais complexas.

Encontre o local ideal para seu signo se divertir

Dedica muito esforço e tempo para cuidar dos filhos, que vieram para mudar a sua vida completamente. Essa pessoa se torna a referência de força para sua cria, e vice-versa. Ambas constroem um vínculo fortíssimo. Tão forte que é preciso se atentar para que seja saudável, a fim de não trazer problemas de autoridade, severidade e controle.

Precisa evitar se envolver em relacionamentos de dependência, degradar-se pelo excesso de sexo ou viver uma relação de manipulação com o parceiro – ora como manipuladora, ora como manipulada. Deve aprender a identificar seus sentimentos: é amor ou paixão?

Deve ter cuidado com posturas de arrogância, em que se sinta superior ou melhor que as outras pessoas. Nesse caso, aprender a lidar com os outros de igual para igual pode ajudar a trabalhar essa altivez e também o medo de rejeição.

Plutão vem para trazer transformações profundas e dolorosas, porém necessárias. Ainda que venha com o “pé na porta”, ele faz isso para que encontremos nosso ponto de cura e renasçamos para uma vida nova e mais evoluída. Se você tem esse temido planeta em sua Casa 5, seu propósito é encontrar sua força e superação desenvolvendo talentos que acredita não ter. Suas experiências provavelmente foram profundas e dolorosas, mas elas te permitiram encontrar a si mesmo e se tornar mais forte.

Confira também: