Remédios naturais que combatem as dores de cabeça

Dor de cabeça costuma ser uma dor recorrente. Dependendo da luminosidade a que nos expomos, da quantidade de cafeína que consumimos ou do estresse que sentimos, ela acaba aparecendo para nos atormentar. Contudo, você já imaginou como seu corpo acaba processando todos os medicamentos que você usa cada vez que essa dorzinha aparece? É claro que, se você tem uma prescrição médica e precisa de medicamentos regulares para esse tipo de dor, você deve seguir os conselhos do seu médico.

No entanto, se você é uma daquelas pessoas que têm essa dor vez ou outra e gostaria de optar por uma cura mais natural, você está mais do que certo! Afinal, uma abordagem natural vai livrar você de efeitos colaterais e, quem sabe, deixá-lo mais saudável! Técnicas de medicina alternativa menos invasivas à sua saúde, alimentos que devem ser evitados, suplementos que precisam ser ingeridos: existe muita coisa que você pode fazer para prevenir e combater a dor de cabeça! Curioso? Confira agora 20 dicas naturais para combater essa dor!

• Beba água

Mulher tomando algo

Desidratação é uma das causas de enxaqueca, dor de cabeça, irritabilidade e falta de concentração. Felizmente beber água alivia os sintomas da dor de cabeça num intervalo de 30 minutos a 3 horas!

• Cheque seu magnésio

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Neural Transmission em 2012, existem evidências de que a deficiência em magnésio é mais comum nas pessoas que sofrem frequentemente com dor de cabeça.

Experimente uma simpatia para curar a dor de cabeça rapidamente

Dessa forma, vale dar uma olhada se o magnésio no seu corpo está em dia e, quem sabe, optar por alguns suplementos!

• Não exagere no álcool

Grupo pde pessoas segurando bebidas e brindando

Exagerar no álcool dá dor de cabeça: esse fato é senso de comum. Contudo, algumas pessoas apresentam essa dor só pelo consumo de álcool, mesmo sem excesso. Caso você ache que é uma dessas pessoas, crie limites!

• Durma bem

Um estudo feito em 2005 pela The Headache Center of Atlanta sugeriu que pessoas que têm menos de seis horas de sono apresentam dor de cabeça mais forte e frequente. Por outro lado, outro estudo apresentado na Neurologic Clinics em 2012 mostrou que dormir demais também causa o mesmo problema. Por isso, a melhor solução é dormir o suficiente, entre sete e nove horas por noite.

• Evite comidas que contêm histamina

Vinho sendo colocado em um taça

É possível encontrar esse composto de forma natural no nosso corpo, mas ele também é achado em alimentos como queijos, comida fermentada, vinho, cerveja, peixes defumados e carnes maturadas. O interessante é que pessoas que já são sensíveis a esse composto apresentam mais dor de cabeça quando consomem esses tipos de alimento.

• Use óleos essenciais

Aromaterapia é uma forma popular de cura. Ela é natural e sua base são os aromas. Para curar a dor de cabeça, óleos essenciais de hortelã e lavanda são altamente recomendados.

• Pense em tomar complexo B

Prato com laranjas e remédios

As vitaminas B2, B6, B12 e ácido fólico podem ajudar a evitar a dor de cabeça. E o melhor de tudo: como essas vitaminas são solúveis em água, qualquer excesso será dispensado pela urina.

• Cheque seus níveis de vitamina E

Uma pesquisa realizada em 2005 pela Biomed Research mostrou que a vitamina E ajuda a manter os hormônios balanceados. Em outras palavras, é um ótimo meio para aliviar aquela dor de cabeça que costuma aparecer na TPM ou no período menstrual.

• Faça compressa de água gelada

Mulher deitada em um sofá sentindo dor

Compressa gelada ajuda a reduzir a inflamação e a aliviar a tensão. Você pode fazer compressa com um pano molhado em água gelada.

Aprenda a solucionar as suas dores usando Feng Shui

Outra opção são aquelas máscaras de dormir que têm um gel por dentro. Para os dias longos e marcados por estresse, não tem nada melhor para aliviar a dor de cabeça!

• Considere tomar coenzima Q10

A coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo que ajuda a transformar comida em energia. Além disso, segundo um estudo realizado em 2016 pela Mashhad University of Medical Sciences, ela também diminuiu a frequência, a severidade e a duração da dor de cabeça quando foi administrada em 100 g por dia a um grupo de 80 pessoas.

• Mude sua dieta

Prato com salada em uma mesa

Intolerância a certos alimentos podem gerar dor de cabeça. Por isso, se possível, consulte o seu médico ou procure eliminar alguns alimentos da sua dieta a fim de descobrir se você tem intolerância a algo específico. Alguns exemplos são: queijo envelhecido, álcool, chocolate, frutas cítricas e cafeína.

• Tome bebidas que contêm cafeína

Acordar cedo com dor de cabeça e sonhar com um cafezinho é a rotina de muitas pessoas. Bebidas que contêm cafeína, como café e chá, são ótimas para aliviar aquela dorzinha. Contudo, em excesso, elas podem apresentar o efeito contrário!

• Tente Acupuntura

Pessoa fazendo acupuntura

Acupuntura é uma técnica chinesa que consiste em colocar algumas agulhas em pontos específicos da pele a fim de estimular essas áreas. Uma avaliação publicada na Cochrane Systematic Review juntou 22 estudos nos quais mais de 4.400 pessoas notaram uma diminuição na dor de cabeça ao utilizarem a Acupuntura como técnica de cura.

• Faça Yoga

Um estudo publicado em 2014 pela International Journal of Yoga revelou que, entre as 60 pessoas estudadas, as que praticavam Yoga apresentavam uma queixa menor em relação à dor de cabeça.

• Evite cheiros fortes

Mesa  com chá, velas e botões de flor

Cada um de nós pode ser sensível a um cheiro diferente. Normalmente pessoas que têm algum tipo de rinite se revelam mais sensíveis ao cheiro de certos perfumes e acabam sentindo dor de cabeça.

Outras pessoas podem ser sensíveis a outros odores, como chili, por exemplo. Se houver algum cheiro que lhe provoque essa dor, evite-o.

• Desligue as luzes

Da mesma forma que pessoas são sensíveis aos odores, muitas também são sensíveis à luz, principalmente quem tem olhos claros.

Conheça a terapia floral e veja como ela acalma as dores físicas

Sendo assim, se possível, tente usar óculos escuros ou ficar em ambiente com pouca claridade nos dias em que a dor se mostrar mais intensa.

• Evite comidas que contêm nitratos e nitritos

Prato com ovo, bacon, salada e pão

Tanto o nitrato quanto o nitrito são conservantes de alimentos encontrados em hot-dogs, salsichas e bacon, por exemplo. Contudo, isso tem um preço, uma vez que eles podem causar dor de cabeça por provocarem a expansão dos vasos sanguíneos.

• Tome chá

Chás que contêm cafeína são bons, contudo outros chás naturais são bastante indicados para dor de cabeça, como, por exemplo, o chá de hortelã, camomila, lavanda, erva-cidreira e gengibre.

• Faça exercício

Pessoa amarrando tênis

Um artigo publicado em 2013 pela Current PainHeadache Reports mostrou que a falta de exercício físico está claramente ligada ao aumento da dor de cabeça. Tente escolher alguma atividade que lhe seja prazerosa e adicione um pouco de exercício ao seu dia!

• Faça uma massagem

Uma das muitas causas da dor de cabeça é a tensão do corpo, seja por estresse, seja por frio. Se o seu corpo tiver tenso, você tem mais chances de sentir uma dorzinha de cabeça. Sendo assim, nada melhor do que uma massagem! Se usar algum dos óleos essenciais recomendados anteriormente, maiores serão as chances de sucesso!

Agora que você já conhece tantos meios naturais para combater a sua dor de cabeça, que tal dar uma chance a algum deles? Todos nós somos diferentes. O que funciona para um pode não funcionar para outro, mas, com tantas opções, pode ter certeza de que alguma delas vai ajudá-lo! E, claro, se as dores persistirem, consulte o seu médico.

Confira também: